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http://hdl.handle.net/1843/45793
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Eliane Dias Gontijo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3538680753964621 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Maria da Conceição Werneck Côrtes | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Eliane Dias Gontijo | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maria da Conceição Werneck Côrtes | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Andrea Maria Silveira | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Gilberto Antônio Reis | pt_BR |
dc.creator | Anísio Honorato Campos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0479522431281958 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-30T13:35:23Z | - |
dc.date.available | 2022-09-30T13:35:23Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45793 | - |
dc.description.resumo | A pobreza e a desigualdade embora se revelem mais claramente na dimensão econômica, a ela não se restringem, pois comportam outras dimensões inerentes à complexidade da subjetividade humana. O Programa Social Bolsa Família alia transferência direta de renda com ações de inclusão social dentre as quais se inclui a educação dos filhos. Este estudo procurou compreender a relação do Programa Bolsa Família com a superação das desigualdades sociais e está organizado no formato de artigos. O primeiro aborda a educação enquanto direito fundamental e as desigualdades sociais para além da desigualdade de renda. Trata-se de um artigo teórico elaborado após revisão não sistemática da bibliografia, disponível mediante consulta nas bases da Biblioteca Virtual da Saúde, Scielo e sites oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social. Aponta a necessidade de oferecer educação de qualidade, não diferenciada por classe social, evitando a con-formação de indivíduos incluídos numa lógica excludente. O segundo trata-se de estudo transversal, descritivo, das famílias cadastradas no Programa Bolsa Família com o objetivo de analisar o perfil dos beneficiários de Betim/MG, em 2011 e identificar os fatores associados ao descumprimento da condicionalidade relativa à educação. Verificou-se que o titular do benefício era predominantemente mulheres (98%), classificados como “não-casados” (71%) sendo 79% na faixa dos 26 a 45 anos de idade, de baixa escolaridade - analfabetos ou que cursaram até a 4ª série do ensino fundamental – (40%). Entre as 12.750 famílias com escolares entre 6 e 17 anos, 1501 (12%) não cumpriram os critérios de frequência, sendo seus responsáveis compostos por mulheres (98%), 78% declararam-se não casados e não brancos, 46% analfabetos ou com menos de quatro anos de escolaridade. A análise multivariada confirmou como fatores de risco para o descumprimento o estado civil não-casado (OR= 1,34; IC95% 1,17-1,53); escolaridade até a 4ª série (OR= 1,34; IC95% 1,20-1,49), renda per capita menor (OR= 1,13; IC95% 1,02-1,27) e inserção no mercado de trabalho (OR=1,22; IC95% 1,09-1,36). O desinteresse ou desmotivação pelos estudos ter sido o principal motivo de descumprimento pode revelar a inadequada qualidade do ensino oferecido ou o modo como os escolares estão sendo acolhidos na escola. A falta de integração dos sistemas de informação do Programa e o elevado índice de descumprimento por motivos inexistentes na Tabela de Motivos de Baixa Frequência desenvolvida pelo Ministério da Educação pode ser um alerta sobre a necessidade de uma avaliação mais qualificada da infrequência informada pelas escolas, o que contribuiria para o aprimoramento do banco de dados do SICON enquanto fonte de informações que auxiliam no efetivo acompanhamento social das famílias. Os resultados encontrados apontam que o descumprimento da condicionalidade está associado ao acúmulo de vulnerabilidades sociais. Historicamente a educação no Brasil não permitiu a efetiva inclusão da população empobrecida ao patamar de plena cidadania. O Programa Bolsa Família configura-se como estratégia importante, embora não suficiente, de inclusão social e não deve se restringir à mera conversão monetária compensatória. O desenvolvimento da autonomia social dos beneficiários depende da capacidade de constituição de uma seguridade social, configurada pela articulação e efetivo funcionamento do conjunto de políticas, programas e ações de bem estar social, o que demanda tanto a ampliação de investimentos do Estado, quanto à capacidade destas políticas em promover o protagonismo popular, isto é, contribuir para que os beneficiários se constituam enquanto sujeitos políticos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programas governamentais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Renda | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.subject.other | Programas Governamentais | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Escolaridade | pt_BR |
dc.subject.other | Inclusão Social | pt_BR |
dc.subject.other | Renda per Capita | pt_BR |
dc.subject.other | Seguridade Social | pt_BR |
dc.title | Programa bolsa família e condicionalidade de educação: exclusão ou emancipação? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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Programa bolsa família e condicionalidade de educação exclusão ou emancipação - Anísio Honorato Campos.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
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