Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45797
Type: Dissertação
Title: Programa de humanização de um hospital público, geral, universitário de Belo Horizonte, Minas Gerais: a percepção dos trabalhadores da equipe de enfermagem da unidade pronto-socorro
Authors: Wilma Guimarães
First Advisor: Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro
First Co-advisor: Andréa Maria Silveira
First Referee: Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro
Second Referee: Andréa Maria Silveira
Third Referee: Elza Machado de Melo
metadata.dc.contributor.referee4: Leonor Gonçalves
Abstract: Objetivo: Analisar o Programa de Humanização de um hospital-geral, público, universitário do município de Belo Horizonte, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, a partir da percepção dos trabalhadores da equipe de Enfermagem da Unidade Pronto-Socorro. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Fez-se a coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada, composta por duas partes: a primeira, com questões autoaplicáveis para a caracterização do perfil dos entrevistados; a segunda, composta por questões discursivas referentes à humanização (definição/ conceito,informações/conhecimentos sobre o Programa de Humanização/Política Nacional de Humanização), à assistência humanizada e ao trabalho humanizado. Os participantes foram selecionados aleatoriamente, após estratificação conforme o cargo/função (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem) e tipos de vínculos de trabalho, respeitando-se os critérios de inclusão e saturação. Foram realizadas 23 entrevistas, adotando-se o referencial de análise qualitativa das questões discursivas, apoiada nos princípios, diretrizes e métodos da Política Nacional de Humanização (PNH), estruturada a partir do referencial de análise temática de conteúdo, proposta por Bardin (2007). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais, conforme o parecer número 510.093, de 14-01-2014. Resultados: A maioria dos entrevistados é do sexo feminino, tem entre 36-45 anos de idade, é casada, reside em Belo Horizonte e Grande BH e concluiu o ensino médio. Quanto ao cargo-função no Pronto-Socorro, três são enfermeiros, quinze técnicos e cinco auxiliares de enfermagem. A maioria (44%) tem de 10-20 anos de trabalho no hospital; 65% são estatutários; 52% trabalham durante o dia e 31% trabalham em outro serviço. Os trabalhadores demonstraram ter entendimentos e definições de humanização, relacionando a palavra, imediatamente, à assistência na saúde. Atribuem à assistência humanizada o significado de atendimento com qualidade, da oferta de cuidados conforme as necessidades dos usuários que procuram o serviço, sendo este um direito de todos. O significado de trabalho humanizado foi, enfaticamente, associado às condições concretas para a produção do trabalho/cuidados na saúde. Apontaram vários aspectos que evidenciam que ainda existem deficiências e lacunas, incoerentes com as propostas do Programa de Humanização/Humaniza SUS. Percebem que a deficiência ou falta de atendimento às necessidades dos trabalhadores e de melhorias nas suas condições de trabalho, causam impacto negativo tanto na assistência quanto na qualidade de vida/trabalho dos profissionais. Dentre as sugestões de melhoria e resolução para os problemas encontrados destacam-se: mais investimento financeiro no Programa de Humanização/Humaniza SUS, apoio e aderência dos gestores, melhoria na comunicação e relações interpessoais, promoção à saúde dos trabalhadores, ouvidoria para os trabalhadores, investimento na qualificação, incorporação dos funcionários nas discussões e tomada de decisões e uma gestão mais participativa. Concluiu-se, então, baseado nos depoimentos e estudo realizado, que não é possível promover a transformação na produção da saúde sem considerar os diferentes sujeitos implicados e sem o compromisso e participação de todos os atores envolvidos – usuários, trabalhadores e gestores. Para que a humanização se torne uma realidade, contundente, entendida e (re) conhecida por toda a comunidade não se pode privilegiar alguns setores e trabalhadores de áreas específicas, nem haver conflitos de interesses.
Abstract: Objective: To analyze the Humanization Program of a public universitary hospital general in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, from the perception of the Emergency Department Nursing Staff. Methodology: This is a qualitative, descriptive and exploratory study. Data collection was carried out through semi structured interviews, consisting of two parts: the first, with self-applied questions to characterize the respondents´ profile; the second, consisting of discursive questions related to the humanization (definition/concept, information/knowledge about the Humanization Program / National Humanization Policy), humanized assistance and humanized work. The participants were randomly selected, after stratification according the title/position (nurses, technicians and nursing assistants) and types of work contracts, respecting the inclusion and saturation criteria. 23 interviews were carried out, adopting the discursive questions qualitative analysis reference, supported by the Política Nacional de Humanização (PNH)/ National Humanization Policy (NHP) principles, directions and methods, structured from the framework of content thematic analysis proposed by Bardin (2007). The study was approved by the Minas Gerais Federal University Ethics Committee in Research (Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais), according the advice number 510.093, of 14-01-2014. Results: Most respondents were female, between 36-45 years old, married, live in Belo Horizonte and Greater BH and have finished high school. Regarding title-position in the Emergency Department, three are nurses; fifteen are technicians and five nursing assistants. The majority (44%) has worked in hospitals for 10-20 years; 65% are government workers; 52% work during the day and 31% work in another department. Those workers participant in the study showed understanding and definitions regarding humanization, immediately relating the word to health assistance. These workers attribute to humanized assistance the meaning of quality care, the provision of care according to the needs of the users that seek the service, which is a right of all. The meaning of humanized work was strongly associated to the specific conditions for the production of health work/care. They pointed out several aspects that prove that there are still shortcomings and gaps, inconsistent with the proposals of the Humanization Program/ Humaniza SUS (Programa de Humanização/Humaniza SUS). They realize that the disability or lack in meeting the workers needs and improvement in their working conditions have negative impact both in the absence and in the professionals quality of life/work. Among the suggestions for improvement and resolution of the problems encountered the highlights are: more financial investment in the Humanization Program/Humaniza SUS( Programa de Humanização/Humaniza SUS), managers support and adherence, improvement in communication and interpersonal relationships, workers´ health promotions, ombudsman for the workers, investments in the qualification, staff incorporation in the discussions and decision making and a more participatory management. Thus, the conclusion based on the statements and the studies carried out was that it is not possible to promote the change in the production of health without taking into account the different subjects involved and without the commitment and participation of all the involved players – users, workers and managers. For the humanization to become a blunt, understood and acknowledged reality before the whole community it cannot favor some sectors and workers from specific areas, or admit conflict of interests.
Subject: Humanização da Assistência
Equipe de Enfermagem
Política de Saúde
Serviços Médicos de Emergência
Sistema Único de Saúde
Pesquisa Qualitativa
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45797
Issue Date: 5-Dec-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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