Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45798
Type: Tese
Title: Dimensões do distúrbio vocal em professores
Authors: Adriane Mesquita de Medeiros
First Advisor: Ada Ávila Assunção
metadata.dc.contributor.advisor2: Sandhi Maria Barreto
First Referee: Ada Ávila Assunção
Second Referee: Sandhi Maria Barreto
Abstract: Introdução: As lesões de pregas vocais são predisponentes do distúrbio de voz relacionado ao trabalho, contudo, estão confirmadas elevadas p agravadores do distúrbio vocal, trazendo aclarações às condutas higienistas no campo da fonoaudiologia. Assim constituído o objeto do estudo, que diz respeito à cronicidade do adoecimento vocal e às barreiras para a manutenção da função docente nas escolas, os resultados do inquérito nas escolas municipais de Belo Horizonte suscitaram questões que justificaram abordar as representações sociais sobre o distúrbio vocal. Objetivos: 1) conhecer os fatores associados à busca de assistência devido a problemas na voz entre professoras do ensino fundamental; 2) investigar a prevalência e os fatores associados ao absenteísmo recente relacionado ao distúrbio vocal em professoras; 3) investigar a existência de nexos entre as representações sociais de professores sobre o distúrbrevalências independentemente da presença e do grau desse tipo de lesão. Controvérsias clínicas a esse respeito têm sido atenuadas diante das contribuições dos estudos epidemiológicos recentes que indicaram fatores contextuais como possíveis desencadeadores eio vocal e o enfrentamento do problema. Material e métodos: Articulou-se um estudo das representações sociais sobre o distúrbio vocal ao inquérito epidemiológico que focalizou 1.980 professoras municipais de Belo Horizonte por meio de questionário estruturado, não identificado, autopreenchido, contendo questões sociodemográficas, sobre hábitos de vida e saúde, história profissional e questões relacionadas ao trabalho e à voz. A regressão logística múltipla foi utilizada para analisar dois eventos: 1) procura recente por médico e/ou fonoaudiólogo por causa da voz; 2) absenteísmo recente devido ao distúrbio vocal. O estudo qualitativo utilizou a técnica de grupos focais e análise do discurso para a interpretação dos resultados obtidos das entrevistas de um total de 18 professores encaminhados pela perícia médica para tratamento de voz. Resultados: Tanto a procura pela assistência vocal (evento 1) quanto o afastamento do trabalho por problema de voz (evento 2) foram associados aos problemas de vias aéreas superiores. Percepção de piora na qualidade vocal, relato de ruído elevado ou insuportável na sala de aula e absenteísmo recente foram associados ao evento 1. Docentes que informaram ter vivenciado agressões no ano anterior (alunos e/ou pais de alunos), terem tido problemas emocionais e terem se ausentado do trabalho por problema de voz nos últimos 6 meses apresentaram mais chance de se afastar recentemente do trabalho (evento 2) por problema de voz quando comparados àqueles que não relataram o absenteísmo. A subvalorização dos sintomas vocais (evento 3) emergiu do discurso dos sujeitos. Dois eixos de análise permitiram aprofundar os resultados obtidos: 1) apesar do paradigma biológico dominante, fatores macroestruturais indicaram no discurso dos sujeitos o caráter social do processo de adoecimento dos docentes; 2) o reconhecimento institucional da doença e as condições ambientais e organizacionais do trabalho interferiram na declaração do distúrbio vocal pelo professor. Conclusões: Emergiram dos discursos dos sujeitos elementos explicativos para o comportamento de adiamento da busca da assistência vocal e para o absenteísmo por distúrbio vocal. Identificou-se um paradoxo entre a vigência de sintomas vocais e de incapacidade para o trabalho e a negação ou evitação de declaração do problema de voz. Medo, culpa e frustração diante do diagnóstico de distúrbio vocal se (re)produziram no discurso dos sujeitos. A declaração do sintoma vocal não é imediata à sua expressão clínica, ou apesar de declarado e assumido, tais sintomas são relegados ao segundo plano pelos próprios professores. Vários fatores se mostraram relacionados ao enfrentamento do distúrbio vocal: fatores relacionados à saúde (piora da qualidade vocal, problemas emocionais e de vias aéreas superiores); fatores contextuais (relato de ruído elevado à insuportável na sala de aula e de testemunho de violência por alunos e/ou seus pais na escola) associados à procura pela assistência vocal e/ou ao absenteísmo recente. Há pouca influência da ancoragem das representações do distúrbio vocal no modelo biomédico sobre as estratégias de enfrentamento dos professores, comparada ao peso das representações do problema de voz como prejuízo. Assim, torna-se plausível concluir que os comportamentos identificados estejam embasados na lógica que prioriza os objetivos do ensino, dos alunos e da sala de aula em detrimento da saúde.
Abstract: Introduction: Lesions of vocal folds predispose to voice disorder related to work; however, high prevalence of dysphonia is confirmed regardless of the presence or degree of this kind of lesion. Related clinical controversies have been attenuated in face of recent epidemiologic studies that indicate context elements as possible triggering and aggravating factors of voice disorder, bringing clarification to hygienistic conducts in the field of speech Therapy. Having set the object of study that regards the chronicity of vocal disease and the barriers for keeping educational function on schools, the results of the survey on Belo Horizonte‟s municipal schools brought about questions that justified addressing the social representation on voice disorder. Objectives: 1) To identify the factors associated with the search of assistance to deal with vocal problems among elementary school teachers; 2) To investigate the prevalence and factors associated with recent absenteeism due to voice disorders among teachers; 3) investigate the existence of links between the social representations of teachers on the voice disorder and deal with the problem. Materials and methods: A study of social representation on dysphonia was coordinated with an epidemiological survey that involved 1,980 teachers of the Municipal School System of Belo Horizonte. Data were collected from a self-administered, unidentified, structured questionnaire, with questions about sociodemographic aspects, health and lifestyle habits, occupational history as well as questions related to labor and voice. A multiple logistic regression was performed to analyze two events: 1) the recent search for medical and/or speech Therapy assistance to address voice issues; 2) recent absenteeism due to vocal problems. The qualitative study employed the technique of focal groups and discourse analysis for the interpretation of the results obtained from interviews with a total of 18 teachers referred by medical expertise for speech therapy. Results: Both the search for assistance (event 1) and the absenteeism due to vocal problem (event 2) were associated with upper airways problems. Perception of worsening vocal quality, report of high or unbearable levels of noise in the classroom and recent absenteeism were related to event 1. Teachers who reported exposure to violence (by students and/or parents of students) in the previous year, emotional problems, and sick leave due to voice problem in the last 6 months were more susceptible to recent absenteeism (event 2) due to voice problems when compared to those who did not report absenteeism. The underestimation of voice symptoms (event 3) also emerged from the subjects discourse. Two lines of analysis allowed to build on the results achieved: 1) despite the dominant biological paradigm, macrostructural factors indicate the social nature of the teachers‟ illness process, 2) the institutional recognition of the disease and the environmental and organizational conditions of the workplace interfered in the declaration of voice disorder by the teacher. Conclusion: It arose from the subjects‟ discourse explanatory elements around the behavior of postponing the search for vocal assistance and for the absence from work due to vocal problems. A paradox was identified between the presence of vocal symptoms and inability to work and the denial or avoidance declaration of voice disorder. Fear, guilt and frustration before the diagnosis of dysphonia are (re)produced on the subjects‟ discourse. The statement vocal symptom is not immediate to its clinical expression, or in spite of stated and assumed such symptoms are relegated to the background by the teachers themselves. Multiple factors show to be related to coping with the voice disorder: health related factors (decrease of vocal quality, emotional and upper airways problems); contextual factors (report of high or unbearable levels of noise in the classroom and the testimony of abuse by students or parents at the school) associated to the search for vocal assistance and/or recent absenteeism. There is little influence of anchoring representations of voice disorder in the biomedical model on the coping strategies of teachers, compared to the weight of the representations of the voice problem as losses. Thus, it is reasonable to conclude that the identified behaviors are grounded in logic that prioritizes the goals of education, the students and the classroom at the expense of health.
Subject: Absenteísmo
Estudos Epidemiológicos
Fonoaudiologia
Grupos Focais
Representações Sociais
Ruído
Docentes
Trabalho
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45798
Issue Date: 5-Sep-2012
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriane doutorado.pdf5.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.