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Type: Dissertação
Title: Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Primária à Saúde por meio da ferramenta Net Promoter Score (NPS)
Authors: Tobias Kfoury
First Advisor: Livia Cozer Montenegro
First Referee: Adriano Marçal Pimenta
Second Referee: Fátima Ferreira Roquete
Abstract: Introdução: O Ministério da Saúde (MS) lançou, em 2011, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica como uma estratégia permanente para tomada de decisões por parte de gestores e para melhoria da qualidade dos serviços deste nível de atenção à saúde no Brasil. Contudo, em fevereiro de 2020, o Ministério da Saúde encerra o programa trazendo implicações importantes, como a ausência de discussões de qualidade com avaliação dos usuários nos serviços primários. Sabe-se que a opinião e percepção dos usuários sobre a atenção básica evidenciam fragilidades e potencialidades subjetivas das ações em saúde. A avaliação da qualidade, sob a ótica do usuário, torna evidente a importância da implementação de uma ferramenta que aborde essa temática. O Net Promoter Score tem sido uma ferramenta potente, principalmente, para mensurar satisfação do paciente, que é vista como um discriminador do desempenho dos cuidados de saúde. Objetivo: analisar a satisfação do usuário nas UBS do município de Nova Lima/MG por meio da ferramenta Net Promoter Score. Metodologia: realizou-se uma pesquisa quantiqualitativa com métodos mistos, utilizando estratégia de triangulação concomitante a partir de uma abordagem via survey seccional no município de Nova Lima/MG. A amostra foi de 355 usuários que abordados presencialmente após passarem por um atendimento na UBS e assinarem o Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Coletaram-se os dados e analisaram-se as variáveis quantitativas descritivamente e as variáveis qualitativas submetidas à análise de conteúdo. Resultados: O Net Promoter Score total das UBS de Nova Lima foi de 67,3 pontos, inseridos, pois, na Zona de Qualidade. As UBS mais bem avaliadas atingiram nota máxima (100 pontos). As UBS de pior avaliação e pertencentes à Zona de Aperfeiçoamento foram quatro. Ao se analisar o conteúdo dos respondentes, percebeu-se que as UBS de Nova Lima foram bem avaliadas pela rapidez e qualidade no atendimento, acolhimento, qualidade e localização da estrutura, além da qualidade técnica da equipe. Como pontos de melhoria, identificaram-se a falta de educação e a atenção da equipe, a demora no resultado dos exames e a falta de alguns serviços de saúde à população. Considerações finais: Esta pesquisa é um retrato momentâneo feito durante uma pandemia e sugere-se a aplicação em outros momentos para fim de comparação da efetividade das ações, inclusive após a tomada de decisão dos gestores públicos. Os dados permitiram mapear as potencialidade e fragilidades de todas as unidades de saúde do município apresentadas aos gestores por meio de uma capacitação realizada com as lideranças. Espera-se que o município de Nova Lima aproprie-se desta ferramenta NPS e continue implementando, de forma contínua, visando ao benefício da gestão pública e da aplicação correta dos recursos financeiros na saúde.
Abstract: Introduction: In 2011, the Brazilian Ministry of Health (BMH) launched the National Program for Improving Access and Quality of Primary Care as a permanent strategy for decision-making by managers and for improving the quality of services at this level of health care in Brazil. However, the Ministry of Health ends the program, in February 2020, bringing important implications, such as the absence of quality discussions with the assessment of users in primary services. It is well known that the users’ opinion and perception about primary care show weaknesses and subjective potentialities of health actions. Quality evaluation, under users’ perspective, makes evident the importance of implementing a tool that addresses this issue. The Net Promoter Score has been a powerful tool mainly used to measure patient satisfaction, which is seen as a differentiator of health care performance. Objective: to analyze user satisfaction at a Basic Health Unit (BHU) in Nova Lima/MG using the Net Promoter Score. Methodology: a quantitative and qualitative research was carried out with mixed methods, using a concomitant triangulation strategy from a sectional survey approach in Nova Lima/MG. 335 users who were approached in person after going through a service at the BHU were enrolled in this study. All studied subjects signed the Informed Consent Term. Data were then collected and the quantitative variables were descriptively analyzed and the qualitative variables were submitted to content analysis. Results: The total Net Promoter Score of the studied BHUs in Nova Lima was 67.3 points, which make it included in the Quality Zone. The best rated BHUs achieved the maximum score (100 points). Four BHUs received the worst evaluation and they belong to the Improvement Zone. While analyzing the content collected from the respondents, it was noticed that BHUs in Nova Lima were well evaluated for the speed and quality of service, reception, location and the infrastructure, in addition to the team’s technical quality. As points that need improvement we identified the lack of education and attention of the team, the exams results delay and the lack of some health services. Final remarks: this research is a momentary portrait taken during a pandemic and it is suggested to apply it at other times to compare its effectiveness, including the decision made by public managers after its results. Our data made it possible to map the strengths and weaknesses of all health units in Nova Lima and we presented it to the managers through training of their respective leaderships. We expect that Nova Lima will take ownership of the NPS tool and continuously implement it, aiming at the benefits of public management and the correct application of financial resources in health care.
Subject: Atenção Primária à Saúde
Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
Satisfação do Paciente
Atenção à Saúde
Percepção
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/45809
Issue Date: 27-Aug-2021
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