Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45827
Type: Tese
Title: Transformações do imaginário arquitetônico: do antecedente ao consequente
Authors: Lanna Larissa Rodrigues Rêgo de Oliveira
First Advisor: Maria Lúcia Malard
First Referee: Maurício José Laguardia Campomori
Second Referee: Juliana Torres de Miranda
Third Referee: Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali
metadata.dc.contributor.referee4: João Marcos de Almeida Lopes
Abstract: Esta pesquisa investiga as transformações do imaginário arquitetônico dos estudantes em diferentes momentos do processo formativo em Arquitetura e Urbanismo, a partir das seguintes perguntas: Como os estudantes de Arquitetura se transformam em termos de seus imaginários arquitetônicos em diferentes momentos da formação? Quais as possíveis ligações entre essas transformações e as práticas didáticas adotadas no ensino de projeto arquitetônico? Partindo da hipótese central de que o imaginário arquitetônico pode fornecer evidências sobre a natureza das práticas didáticas adotadas no ensino de projeto, desenvolvemos uma investigação exploratória a fim de interpretar o que chamamos de Imaginário Antecedente (representações de espacialização e representações imagéticas de futuros alunos e de estudantes do 1º período na graduação em Arquitetura e Urbanismo) e Imaginário Consequente (representações de espacialização e representações imagéticas de concluintes em Arquitetura e Urbanismo). Para tanto, foram conduzidas entrevistas com estudantes de dois diferentes momentos da graduação de uma mesma instituição de ensino, além de futuros estudantes (alunos já aprovados no vestibular e que ainda não tinham começado a ter aulas). O objetivo principal consistiu em gerar informações que remontem à transformação do imaginário arquitetônico, inscritas nesses três momentos do percurso acadêmico. A abordagem escolhida para o processamento de dados é de caráter qualitativo, realizada através do método análise temática. Os dados coletados revelam 4 temas estruturantes para análise dos Imaginários Antecedente e Consequente, além de 34 categorias que nos reportam às representações que emergem acerca do espaço construído, da atuação do arquiteto, do ato de projetar e dos vetores de influência relacionados à arquitetura, o que autoriza a identificação de tendências entre os imaginários, suas transformações e suas possíveis correlações com práticas próprias à educação arquitetônica formal. As respostas às transformações foram obtidas através da identificação de atributos espaciais, subjetivos, projetuais e profissionais, além das imagens arquitetônicas referenciais dominantes, revelando parte das interferências a partir do ambiente formal e dos vetores não formais sobre o imaginário discente. As análises demonstram que, entre os estudantes avançados, a despeito de uma natural ampliação do imaginário, este não se demonstra necessariamente mais diversificado em relação aos padrões de espacializações, imagens e referências arquitetônicas. Além disso, entre os ingressantes, identifica-se uma precoce convergência do discurso, onde há tendência à reprodução de certos valores e posturas docentes incorporados antes mesmo do contato com as disciplinas de projeto, o que nos sugere uma urgente necessidade de diversificação das referências no ambiente de ensino de Arquitetura e, por consequência, das práticas didáticas que as incitam.
Abstract: This research investigates the students' architectural imaginary transformations in different moments of their formative process in Architecture and Urbanism, from the following questions: How do Architecture students transform themselves in terms of their architectural imaginaries at different times of formation? What are the possible links between these transformations and the didactic practices adopted in the teaching of architectural design? Starting from the central hypothesis that the architectural imaginary can provide evidence about the nature of didactic practices adopted in project teaching, we developed an exploratory investigation in order to interpret what we call Antecedent Imaginary (representations of spatialization and imagetic representations of future students and students of the 1st period in the graduation in Architecture and Urbanism) and Consequent Imaginary (representations of spatialization and imagetic representations of graduates in Architecture and Urbanism). Therefore, interviews were conducted with students from two different moments of graduation from the same educational institution, as well as future students (students already approved in the entrance exam and who had not yet started taking classes). The main objective was to generate information that goes back to the transformation of the architectural imaginary, inscribed in these three moments of the academic course. The approach chosen for data processing is qualitative, carried out through the thematic analysis method. The data collected reveal 4 structuring themes for the analysis of the Antecedent and Consequent Imaginaries, in addition to 34 categories that report to the representations that emerge about the built the act of designing and the vectors of influence related to architecture, which authorizes the identification of trends among the imaginaries, their transformations and their possible correlations with practices proper to formal architectural education. The responses to the transformations were obtained through the identification of spatial, subjective, projective and professional interference from the formal environment and non-formal vectors on the student imaginary. The analysis shows that, among advanced students, despite a natural expansion of the imaginary, this is not necessarily more diverse in relation to the patterns of spatialization, images and architectural references. In addition, among the newcomers, an early convergence of discourse is identified, where there is a tendency to the reproduction of certain values and teaching postures incorporated even before the contact with the project disciplines, which suggests an urgent need for diversification of references in the teaching environment of Architecture and, consequently, the didactic practices that incite them.
Subject: Arquitetura - Estudo e ensino
Projeto arquitetônico
Arquitetura - Imaginário
Arquitetura - Metodologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45827
Issue Date: 23-May-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Lanna_Final.pdf6.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.