Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45853
Tipo: Dissertação
Título: As charges de Quinho como contraponto crítico no contexto da infodemia e da Pandemia de Covid-19
Título(s) alternativo(s): Charges of Quinho as a critical counterpoint in the context of infodemia and the Covid-19 Pandemic
Autor(es): Adriana de Oliveira Petrocchi
Primeiro Orientador: Nísio Antônio Teixeira Ferreira
Primeiro membro da banca : Geane Carvalho Alzamora
Segundo membro da banca: Bruno Souza Leal
Resumo: Essa dissertação pretende descrever as redes textuais produzidas por charges do cartunista Quinho como um contraponto aos efeitos da desinformação criada no contexto pandêmico da Covid-19 que, conforme a Organização Pan-Americana de Saúde, gerou uma pandemia paralela - a Infodemia - a qual, consequentemente, tem levado à fragilização da saúde pública, sobretudo no caso brasileiro. O cartunista foi escolhido por sua atuação em defesa do controle da pandemia e da divulgação de informações confiáveis; pela presença predominantemente imagética de suas obras e pela circulação de seu trabalho em mídias diversas, utilizando - em paralelo às publicações no Instagram e no jornal Estado de Minas, onde atua - outros meios digitais como Facebook e Twitter, oferecendo formas complementares e alternativas de veiculação e circulação de sua obra, atingindo assim um público diversificado que se manifesta nos comentários em torno de suas charges. O proceder metodológico será inicialmente bibliográfico, em torno de três eixos centrais desta pesquisa: desinformação, infodemia/saúde e charge/meme. Em seguida se moverá para uma base documentacional quantitativa na qual as charges de Quinho serão coletadas entre dezembro de 2019 (início da pandemia, como indicado pela Organização Mundial de Saúde) até as Olimpíadas de Tóquio, em agosto de 2021 (primeiro grande evento coletivo realizado sob fase vacinal em consolidação, mas ainda sob rígidas precauções sanitárias). Em seguida, uma amostragem qualitativa será estabelecida: as charges serão organizadas conforme sua categorização em quatro fases pandêmicas: preparação e alerta; contenção; transmissão sustentada e recuperação, filtradas pelas mais curtidas no Instagram do artista. Definida a obra para cada fase, será apresentada então análise verbovisual sobre a charge escolhida e a relação com a rede textual próxima a seu arco temporal, considerando-se aí os acontecimentos noticiosos - representados sobretudo pelas manchetes dos veículos de imprensa - os memes em circulação e os comentários das charges. Conclui-se que a potência da obra analisada de Quinho está, de um lado, como ferramenta verbovisual de apoio aos esforços da saúde pública e divulgação científica e, por outro, como oposição à desinformação, sobretudo na crítica contundente à postura do atual governo brasileiro diante da pandemia de Covid-19.
Abstract: This dissertation intends to describe the textual networks produced by cartoons by cartoonist Quinho as a counterpoint effect of disinformation created during the Covid-19 pandemic context that, according to the Pan American Health Organization, generated a parallel pandemic - an Infodemic - which, consequently, led to the weakening of public health, especially in the Brazilian case. The cartoonist was chosen because of his work in defense of the control of the pandemic and the dissemination of reliable information; the predominantly presence of image in his works and their circulation in various media, using - in parallel with publications on Instagram and in the Estado de Minas newspaper, where he works - other digital media such as Facebook and Twitter. Theg complementary and alternative ways of propagation and circulation of his work reached a diverse audience that manifests itself in the comments surrounding his cartoons. The methodological procedure will initially be bibliographic, around three central axes of this research: disinformation, infodemic/health and cartoon/meme. It will then move to a quantitative documentary base in which Quinho's cartoons will be collected between December 2019 (beginning of the pandemic, as indicated by the World Health Organization) until the Tokyo Olympics, in August 2021 (first major collective event held the consolidation of the vaccine phase, but still under strict sanitary precautions). Then, a qualitative sampling will be established: the cartoons will be organized according to their categorization in four pandemic phases: preparation and alert; containment; sustained streaming and recovery, filtered by the artist's most likes on Instagram. Once the work has been defined for each phase, a verbo-visual analysis will then be presented on the chosen cartoons as well the relation with the textual network close to its temporal arc, considering the news events - represented mainly by the headlines of the press vehicles - the memes in circulation. and the comments on the charges. It is concluded that the power of Quinho´s work analyzed in this work is, on the one hand, a verbal-visual tool to support public health efforts and scientific dissemination and, on the other hand, an opposition to disinformation, especially a blunt criticism of the current Brazilian government's attitude towards the Covid-19 pandemic.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45853
Data do documento: 5-Jul-2022
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

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