Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45862
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DC FieldValueLanguage
dc.creatorOswaldo França Netopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-03T12:10:11Z-
dc.date.available2022-10-03T12:10:11Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume30pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage365pt_BR
dc.citation.epage382pt_BR
dc.identifier.issn0103-5665pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45862-
dc.description.abstractThis text seeks to scrutinize the concept of truth, placing it as inseparable from the concepts of event and subject. It proposes that truth would be an excess in relation to the field of existence, since in order to preserve itself eternal and non-particularizable, it could not be located or discerned as an object. Understood as a quantitative excess, according to philosopher Alain Badiou, three great distinct orientations of thought would have been constituted in the history of civilization to try to solve the problem of the impossibility of locating the truth. Recently a fourth orientation would have emerged, when then the term event would have gained relevance. The event would be the impossible and ephemeral location of truth, leaving behind a mark. A subject is constituted in adherence to this mark, sustaining its unfolding. As a consequence of this proposed necessary link between truth, event and subject, the presentation of these in the field of existence would always be historical, disqualifying transcendences and unfolding as a subversion of what is standardized.pt_BR
dc.description.resumoEste texto visa a escrutinar o conceito de verdade, colocando-o como indissociável dos conceitos de acontecimento e sujeito. Propõe que a verdade seria um excesso em relação ao campo da existência, pois, para se preservar eterna e não particularizável, ela não poderia se localizar ou se deixar discernir como objeto. Entendida enquanto excesso quantitativo, segundo o filósofo Alain Badiou, três grandes orientações distintas de pensamento teriam se constituído na história da civilização para tentar resolver o problema da impossibilidade de localização da verdade. Recentemente uma quarta orientação teria surgido, quando então o termo acontecimento teria ganhado relevância. O acontecimento seria a impossível e efêmera localização da verdade, deixando como resto uma marca. Um sujeito se constitui na fidelidade a essa marca, sustentando seus desdobramentos. Como consequência dessa proposta de vinculação necessária entre verdade, acontecimento e sujeito, a apresentação destes no campo da existência seria sempre histórica, desqualificando transcendências e desdobrando-se como subversão do que se apresenta normatizado.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia Clínicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVerdadept_BR
dc.subjectAcontecimentopt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subject.otherVerdadept_BR
dc.subject.otherSujeito (Filosofia)pt_BR
dc.subject.otherFilosofiapt_BR
dc.titleVerdade, acontecimento e sujeitopt_BR
dc.title.alternativeTruth, event and subjectpt_BR
dc.title.alternativeVerdad, acontecimiento y sujetopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.psi.puc-rio.br/site/images/psi_puc/publicacoes/psi3002_final.pdfpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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