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Type: Artigo de Periódico
Title: Eventos culturais: meu dinheiro me diz aonde vou? uma análise sob a ótica da teoria da identidade social (SIT)
Authors: Sâmara Borges Macedo
Marlusa de Sevilha Gosling
Danielle Carolina de Queiroz
Abstract: O trabalho objetivou investigar o acesso, e a experiência, em eventos culturais, pagos e gratuitos, sob a ótica dos participantes, e compará-los. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com dois grupos distintos, um de evento pago e um de evento gratuito obtendo-se uma amostra de 20 respondentes, de acordo com o critério estabelecido por Minayo (1992), sendo 10 de um evento pago, realizado em Inhotim, e 10 de um evento gratuito, realizado em comunidades de baixa renda, chamado Descontorno Cultural. A metodologia utilizada é a qualitativa, com tipologia descritivo-exploratória. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011), com categorias pré-definidas baseadas nas três vertentes da Teoria da Identidade Social (SIT), defendida por Vinarean (2013): categorização social, identificação social e comparação social. Os resultados indicaram que o acesso a eventos está relacionado ao poder aquisitivo e à consequente possibilidade de pagá-lo. No entanto, sob a ótica da SIT, há similaridade entre as razões sociais para participação, independentemente da gratuidade ou não do evento.
Abstract: The objective of this study was to investigate the access, and the experience, in cultural events, paid and free, from the perspective of the participants, and to compare them. In order to do so, we conducted semi-structured interviews in depth with two distinct groups, one of paid event and one of free event, obtaining a sample of 20 respondents, according to the criterion established by Minayo (1992), 10 being a paid event , held in Inhotim, and 10 of a free event held in low-income communities called Cultural Disorder. The methodology used is qualitative with descriptive- exploratory typology. The data were treated through the content analysis of Bardin (2011), with pre-defined categories based on the three aspects of the Social Identity Theory (SIT) defended by Vinarean (2013): social categorization, social identification and social comparison. The results indicated that access to events is related to purchasing power and the consequent possibility of paying it. However, from the point of view of SIT, there is a similarity between the social reasons for independent participation of the event or not.
Subject: Cultura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.755
URI: http://hdl.handle.net/1843/45864
Issue Date: Aug-2017
metadata.dc.url.externa: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/703
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Hospitalidade
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