Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45896
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dc.creatorAndreia Cassia de Mourapt_BR
dc.creatorMarlusa de Sevilha Goslingpt_BR
dc.creatorJuliana Maria Magalhães Christinopt_BR
dc.creatorSâmara Borges Macedopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-03T18:44:37Z-
dc.date.available2022-10-03T18:44:37Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage239pt_BR
dc.citation.epage269pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1277pt_BR
dc.identifier.issn1982-6125pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45896-
dc.description.abstractOlder adults are increasingly interested in new technologies and relate them to learning, social inclusion, and leisure. Considering the high number of changes in the profile of the Brazilian elderly and the tourism and technological contexts, this work aims to understand the behavioral intentions and the use of the Internet by the elderly for choosing a tourism destination. To this end, the work extended the UTAUT2 Model of Venkatesh, Thong and Xu (2012), including new constructs related to technology: Perceived Risk and Trust, by Slade et al. (2015) and adding Attitude, based on Curras-Perez, Ruiz-Mafe and Sanz-Blas (2014). The study is characterized as exploratory-descriptive. A survey was conducted online and face-to-face, for two months. Statistical analysis of multivariate analysis was performed using SPSS20 and the modeling analysis of structural equations using SmartPLS. The sample obtained was of 211 older adults who use Internet for tourism purposes. As a result, the relations of the Habit, Hedonic Motivation, Trust, and Performance Expectancy as determinants of the Internet Use Attitude for tourism purposes and, in addition to that, the relation of the Habit construct, positively affecting the Use Behavior. As far as the originality of the work is concerned, Attitude was a new concept used to compose the model, bringing something unprecedented to this field of studies in Brazil. In addition, the innovations include the application of the UTAUT2 model to the Brazilian context, in a segment and market sector not yet explored in this field of research – older people and tourism.pt_BR
dc.description.resumoOs idosos têm demonstrado crescente interesse por novas tecnologias e as relacionam com a aprendizagem, inserção social e lazer. Considerando-se o elevado número de mudanças no perfil dos idosos brasileiros e os contextos turístico e tecnológico, esse trabalho tem como objetivo compreender as intenções comportamentais e o uso da internet pela terceira idade com fins de escolhas de destinos turísticos. Para isso, o trabalho estendeu o Modelo UTAUT2 de Venkatesh, Thong e Xu (2012), inserindo novos construtos relacionados à tecnologia: Risco Percebido e Confiança, de Slade et al (2015) e também adicionando a Atitude, fundamentada por Curras-Perez, Ruiz-Mafe e Sanz-Blas (2014). O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo. Para tanto, realizou-se um Survey, online e presencial, sendo aplicado por dois meses. Para as análises utilizou-se técnicas estatísticas de análise multivariada, processadas pelo SPSS20 e a análise de modelagem de equações estruturais utilizando-se o SmartPLS. A amostra obtida foi de 211 idosos que usam internet para fins turísticos. Como resultado, têm-se as relações dos construtos Hábito, Motivação Hedônica, Confiança e Expectativa de Desempenho como determinantes da Atitude de uso da Internet para fins turísticos e, acrescentando-se a isso, a relação do construto Hábito afetando positivamente o Comportamento de uso. No que tange à originalidade o trabalho apresentou a Atitude como um conceito novo utilizado para compor o modelo, trazendo algo inédito a este campo de estudos no Brasil. Além disso, apresenta-se como uma inovação à aplicação do modelo UTAUT2 no contexto brasileiro, em um segmento e setor de mercado ainda não explorado neste campo de pesquisa - a terceira idade e o turismo.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Pesquisa em Turismopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectElderlypt_BR
dc.subjectTourism destinationspt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subject.otherLazer e educaçãopt_BR
dc.subject.otherIdosopt_BR
dc.subject.otherTecnologiapt_BR
dc.subject.otherTurismopt_BR
dc.titleAceitação e uso da tecnologia para escolha de destinos turísticos por pessoas da terceira idade: um estudo usando a UTAUT2pt_BR
dc.title.alternativeAcceptance and use of technology by older adults for choosing a tourism destination: a study using UTAUT2pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://rbtur.org.br/rbtur/article/view/1277pt_BR
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