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http://hdl.handle.net/1843/45899
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Luciana de Oliveira Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1050402328968536 | pt_BR |
dc.creator | Liliane Rocha Almeida Costa | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5459054346268119 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T19:03:34Z | - |
dc.date.available | 2022-10-03T19:03:34Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45899 | - |
dc.description.resumo | O inevitável impacto das tecnologias nas práticas pedagógicas atuais, reivindica novas formas de construir significados e dinamizar o aprendizado, a partir da ampla quantidade de recursos linguísticos multimodais, semióticos e midiáticos disponíveis no ambiente digital. Isso exige, também, os multiletramentos, assim este projeto de ensino propõe-se a desenvolver o tema Empreendedorismo como prática social, por meio do uso das “novas tecnologias”, que atuam nessa oportunidade de ensino/aprendizagem como “ferramenta de ensino” e como “objeto de ensino” (LORENZI; PÁDUA, 2012, p.39). O empreendedorismo como campo de pesquisa e estudo acadêmico tem sido considerado por diversas áreas das ciências humanas e sociais, a saber: a economia, a psicologia, a sociologia e a administração. Não é pretensão limitar a presente proposta ao contexto empresarial, e sim, abordá-lo sob a perspectiva de empreender em diferentes situações cotidianas, inclusive no meio digital, já que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes nas práticas sociais como meio de interação e comunicação (letramento digital). De forma extracurricular, o projeto possui 10 (dez) encontros, distribuídos em 5 (cinco) etapas, ora presencial e ora a distância (semipresencial), com metodologias de ensino/aprendizagem predominantemente ativas, no aluno e na sua participação, “que passa a ser o protagonista nesse processo dinâmico de transformação e de produção de conhecimento e não mais um simples reprodutor de saberes” (TANZI NETO et al., 2013, p. 138 citando COPE; KALANTZIS, 2008a). Fazendo uso didático das novas tecnologias, procuramos, de forma introdutória, abordar os contextos em que o empreendedorismo está inserido e seu espaço na sociedade. A partir disso, abordaremos as características empreendedoras, visando despertar o interesse dos aprendizes para a crucial necessidade de se desenvolver um perfil empreendedor, seja para inserção no mercado de trabalho, seja para a vida em sociedade (práticas sociais). Desta forma, acreditamos que o aluno pode ser provocado a atuar como agente de transformação em seu meio social, exercendo autonomia, colaboração e papel social ativo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de inglês | pt_BR |
dc.subject.other | Línguas – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O uso das novas tecnologias para o ensino do empreendedorismo como prática social | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino |
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