Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oiliam José Lannapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7029488754722821pt_BR
dc.contributor.referee1Leonardo Pellegrim Sanchezpt_BR
dc.contributor.referee2Rogério Vasconcelos Barbosapt_BR
dc.contributor.referee3Robson MIguel Saquett Chagaspt_BR
dc.contributor.referee4José Henrique Padovani Vellosopt_BR
dc.creatorPaulo Sérgio Rosa Filhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4679709726642656pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-04T22:12:04Z-
dc.date.available2022-10-04T22:12:04Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45947-
dc.description.abstractTaking as a reference my previous experience as a performer, I was able to observe, within the Brazilian repertoire for saxophone, compositional elements that were presented in a recurring way in several works. Starting from the possibility that such recurrence could be analyzed in order to propose relationships between the history of the saxophone, its development, the traditional repertoire and the contemporary Brazilian repertoire, I took as a theoretical reference the thought of the Russian author Mikhail Bakhtin, in order to expose, from concepts such as dialogism, such as the saxophone and its repertoire, they can be permeated by an extra musical dimension. For this, I chose to focus on the solo saxophone repertoire, which was raised in three stages: by searching on my personal collection; by consulting the library of the UFMG School of Music; and, finally, through a questionnaire sent to 28 saxophone teachers in higher education. Once the survey was carried out, we selected the works for analysis taking into account two factors: the recurrence of the works' citation in the questionnaire responses and the diversity of materials and compositional techniques used. From the selected works, it was possible to present, in each particular case, how the compositional process relates to issues external to the musical text. Finally, I bring reflections on two of my works, composed during the course of the master's degree, in order to describe, this time from the perspective of the composer, composing as a process constantly pervaded by several statements in the tangle of dialogue.pt_BR
dc.description.resumoTomando como referência minha experiência anterior enquanto intérprete, pude observar, dentro do repertório brasileiro para saxofone, elementos composicionais que se apresentavam de forma recorrente em diversas obras. Partindo da possibilidade de que tal recorrência pudesse ser analisada de forma a propor relações entre o histórico do saxofone, seu desenvolvimento, o repertório tradicional e o repertório contemporâneo brasileiro, tomei como referência teórica o pensamento do autor russo Mikhail Bakhtin, no intuito de expor, a partir de conceitos como o dialogismo, como o saxofone e seu repertório podem ser permeados por uma dimensão extra musical. Para isso, optei pelo enfoque no repertório para saxofone solo, que foi levantado em três etapas: pela busca em meu acervo pessoal; pela consulta à biblioteca da Escola de Música da UFMG; e, por último, através de questionário enviado a 28 professores de saxofone no ensino superior. Realizado o levantamento, selecionamos as obras para análise levando em consideração dois fatores: a recorrência da citação das obras nas respostas do questionário e a diversidade de materiais e técnicas composicionais empregadas. A partir das obras selecionadas, foi possível apresentar, em cada caso particular, como o processo composicional se relaciona com questões externas ao texto musical. Por último, trago reflexões sobre duas obras minhas, compostas durante o percurso do mestrado, no intuito de descrever, desta vez da perspectiva de compositor, o compor enquanto processo constantemente perpassado por diversos enunciados no emaranhado do diálogo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaxofonept_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectMúsica brasileira contemporâneapt_BR
dc.subject.otherMúsica para saxofonept_BR
dc.subject.otherMúsica - Análise, apreciaçãopt_BR
dc.subject.otherComposição (Música)pt_BR
dc.titleNova música para saxofone no Brasil: dialogismo no repertório de concertopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NOVA MUSICA PARA SAXOFONE NO BRASIL DIALOGISMO No REPERTÓRIO DE CONCERTO.pdf6.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.