Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/45947
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oiliam José Lanna | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7029488754722821 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leonardo Pellegrim Sanchez | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rogério Vasconcelos Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Robson MIguel Saquett Chagas | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | José Henrique Padovani Velloso | pt_BR |
dc.creator | Paulo Sérgio Rosa Filho | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4679709726642656 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-04T22:12:04Z | - |
dc.date.available | 2022-10-04T22:12:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45947 | - |
dc.description.abstract | Taking as a reference my previous experience as a performer, I was able to observe, within the Brazilian repertoire for saxophone, compositional elements that were presented in a recurring way in several works. Starting from the possibility that such recurrence could be analyzed in order to propose relationships between the history of the saxophone, its development, the traditional repertoire and the contemporary Brazilian repertoire, I took as a theoretical reference the thought of the Russian author Mikhail Bakhtin, in order to expose, from concepts such as dialogism, such as the saxophone and its repertoire, they can be permeated by an extra musical dimension. For this, I chose to focus on the solo saxophone repertoire, which was raised in three stages: by searching on my personal collection; by consulting the library of the UFMG School of Music; and, finally, through a questionnaire sent to 28 saxophone teachers in higher education. Once the survey was carried out, we selected the works for analysis taking into account two factors: the recurrence of the works' citation in the questionnaire responses and the diversity of materials and compositional techniques used. From the selected works, it was possible to present, in each particular case, how the compositional process relates to issues external to the musical text. Finally, I bring reflections on two of my works, composed during the course of the master's degree, in order to describe, this time from the perspective of the composer, composing as a process constantly pervaded by several statements in the tangle of dialogue. | pt_BR |
dc.description.resumo | Tomando como referência minha experiência anterior enquanto intérprete, pude observar, dentro do repertório brasileiro para saxofone, elementos composicionais que se apresentavam de forma recorrente em diversas obras. Partindo da possibilidade de que tal recorrência pudesse ser analisada de forma a propor relações entre o histórico do saxofone, seu desenvolvimento, o repertório tradicional e o repertório contemporâneo brasileiro, tomei como referência teórica o pensamento do autor russo Mikhail Bakhtin, no intuito de expor, a partir de conceitos como o dialogismo, como o saxofone e seu repertório podem ser permeados por uma dimensão extra musical. Para isso, optei pelo enfoque no repertório para saxofone solo, que foi levantado em três etapas: pela busca em meu acervo pessoal; pela consulta à biblioteca da Escola de Música da UFMG; e, por último, através de questionário enviado a 28 professores de saxofone no ensino superior. Realizado o levantamento, selecionamos as obras para análise levando em consideração dois fatores: a recorrência da citação das obras nas respostas do questionário e a diversidade de materiais e técnicas composicionais empregadas. A partir das obras selecionadas, foi possível apresentar, em cada caso particular, como o processo composicional se relaciona com questões externas ao texto musical. Por último, trago reflexões sobre duas obras minhas, compostas durante o percurso do mestrado, no intuito de descrever, desta vez da perspectiva de compositor, o compor enquanto processo constantemente perpassado por diversos enunciados no emaranhado do diálogo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saxofone | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject | Música brasileira contemporânea | pt_BR |
dc.subject.other | Música para saxofone | pt_BR |
dc.subject.other | Música - Análise, apreciação | pt_BR |
dc.subject.other | Composição (Música) | pt_BR |
dc.title | Nova música para saxofone no Brasil: dialogismo no repertório de concerto | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NOVA MUSICA PARA SAXOFONE NO BRASIL DIALOGISMO No REPERTÓRIO DE CONCERTO.pdf | 6.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.