Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/45948
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carlos Aleixo dos Reis | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5317178599045800 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Edson Queiroz de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paulo Egídio Lückman | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Adonhiran Bernard de Almeida Reis | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | André Cavazotti e Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Fausto Borém de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Paula Cordeiro Franco | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5429055679057516 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-04T22:18:53Z | - |
dc.date.available | 2022-10-04T22:18:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45948 | - |
dc.description.resumo | O surgimento das gravações de áudio gerou uma vasta possibilidade de estudos sobre as práticas interpretativas de diferentes períodos, estéticas e estilos musicais. A análise desta fonte primária, a gravação de áudio, viabiliza a compreensão das práticas interpretativas de forma singular, o que é improvável por meio da análise realizada, exclusivamente, em documentos escritos e partituras. Através deste tipo de análise foi possível investigar três práticas de performance específicas, o portamento, vibrato e timing, na cadenza do primeiro movimento do Concerto para Violino e Orquestra em Mi Menor, Op.64, de Felix Mendelssohn, em duas gravações do violinista Fritz Kreisler (1926 e 1942). A metodologia utilizada se desenvolve a partir de análises quantitativas e comparativas. Com base na análise espectral, realizada através do software Adobe Audition, além de análise auditiva e, por fim, comparativa, foi possível compreender as escolhas interpretativas do violinista quanto ao uso destas três práticas de performance. Os resultados obtidos foram utilizados na construção de uma Edição de Performance Espectrográfica de cada uma das gravações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vibrato no violino | pt_BR |
dc.subject | Portamento no violino | pt_BR |
dc.subject | Análise espectral de áudio | pt_BR |
dc.subject | Práticas de Performance | pt_BR |
dc.subject | Fritz Kreisler | pt_BR |
dc.subject.other | Performance musical | pt_BR |
dc.subject.other | Análise espectral | pt_BR |
dc.subject.other | Vibrato | pt_BR |
dc.subject.other | Kreisler, Fritz, 1875- 1962 | pt_BR |
dc.title | Portamento, Vibrato e Timing nas gravações de 1926 e 1942 de Fritz Kreisler da cadenza do Concerto para Violino de Felix Mendelssohn | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE FINAL PAULA.pdf | 4.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.