Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45948
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Aleixo dos Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317178599045800pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Edson Queiroz de Andradept_BR
dc.contributor.referee1Paulo Egídio Lückmanpt_BR
dc.contributor.referee2Adonhiran Bernard de Almeida Reispt_BR
dc.contributor.referee3André Cavazotti e Silvapt_BR
dc.contributor.referee4Fausto Borém de Oliveirapt_BR
dc.creatorPaula Cordeiro Francopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5429055679057516pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-04T22:18:53Z-
dc.date.available2022-10-04T22:18:53Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45948-
dc.description.resumoO surgimento das gravações de áudio gerou uma vasta possibilidade de estudos sobre as práticas interpretativas de diferentes períodos, estéticas e estilos musicais. A análise desta fonte primária, a gravação de áudio, viabiliza a compreensão das práticas interpretativas de forma singular, o que é improvável por meio da análise realizada, exclusivamente, em documentos escritos e partituras. Através deste tipo de análise foi possível investigar três práticas de performance específicas, o portamento, vibrato e timing, na cadenza do primeiro movimento do Concerto para Violino e Orquestra em Mi Menor, Op.64, de Felix Mendelssohn, em duas gravações do violinista Fritz Kreisler (1926 e 1942). A metodologia utilizada se desenvolve a partir de análises quantitativas e comparativas. Com base na análise espectral, realizada através do software Adobe Audition, além de análise auditiva e, por fim, comparativa, foi possível compreender as escolhas interpretativas do violinista quanto ao uso destas três práticas de performance. Os resultados obtidos foram utilizados na construção de uma Edição de Performance Espectrográfica de cada uma das gravações.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVibrato no violinopt_BR
dc.subjectPortamento no violinopt_BR
dc.subjectAnálise espectral de áudiopt_BR
dc.subjectPráticas de Performancept_BR
dc.subjectFritz Kreislerpt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherAnálise espectralpt_BR
dc.subject.otherVibratopt_BR
dc.subject.otherKreisler, Fritz, 1875- 1962pt_BR
dc.titlePortamento, Vibrato e Timing nas gravações de 1926 e 1942 de Fritz Kreisler da cadenza do Concerto para Violino de Felix Mendelssohnpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE FINAL PAULA.pdf4.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.