Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45949
Type: Tese
Title: O ensino e a aprendizagem da polirritmia no violão: uma proposta pedagógica baseada no conceito de dissonância rítmica
Other Titles: Teaching and learning polyrhythm on the guitar: a pedagogical proposal based on the concept of rhythmic dissonance
Authors: Alexandre Gismonti Medeiros Amim
First Advisor: Flavio Terrigno Barbeitas
First Referee: Márcia Ermelindo Taborda
Second Referee: Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti Sulpicio
Third Referee: Eduardo Meirinhos
metadata.dc.contributor.referee4: Fernando de Oliveira Rocha
Abstract: O presente trabalho trata dos processos de ensino e aprendizagem da polirritmia no violão e, também, fora dele. Dois caminhos para descrever esses processos foram considerados: um caminho mais propriamente teórico e outro mais propriamente prático. Uma relação genética entre os conceitos de ritmo e métrica e aqueles de polirritmia e polimetria foi tomada como ponto de partida e, também, de chegada ao discutirmos os conceitos fundamentais implicados nos processos de ensino e aprendizagem da polirritmia. Tal relação foi confirmada pela ambiguidade dos termos polirritmia e polimetria uma vez que estes foram tratados como respectivamente consequentes dos termos ritmo e métrica. Consideramos os conceitos de dissonância rítmica de Yeston (1976) e de dissonância métrica de Krebs (1989) como alusivos ao conceito de polirritmia, porém, os primeiros se mostraram mais específicos uma vez que carregam consigo distintos modos de absorção de fenômenos rítmicos. Enquanto o primeiro deles se baseia num entendimento racional desses fenômenos, o segundo provém mais diretamente de elementos que caracterizam a apreensão empírica deles. A polimetria não foi considerada como abarcada por nenhum desses conceitos uma vez que implica diferentes interpretações métricas de um ou mais ritmos por diferentes indivíduos. A escassez de obras para violão tratando dos processos de ensino e aprendizagem da polirritmia nesse instrumento foi atenuada pela composição de uma série de exercícios e outra de estudos de concerto as quais ilustram a aplicação sistemática da polirritmia nesse instrumento. Também realizamos uma extensa revisão bibliográfica de obras didáticas para violão e para percussão corporal a partir da qual elencamos treze (13) procedimentos de ensino da polirritmia os quais foram devidamente testados em disciplina que ministramos para graduandos da UFMG. A partir dos resultados da referida disciplina, chegamos a onze (11) procedimentos os quais juntamente com as series de exercícios e estudos de concerto para violão compuseram a nossa proposta de ensino da polirritmia nesse instrumento. Por fim, apresentamos os elementos fundamentais da teoria do conhecimento de Hessen (2000) como particularmente apropriadas às discussões teóricopráticas empreendidas em nosso trabalho e que configuram um desfecho filosófico para a nossa proposta de ensino e aprendizagem da polirritmia no violão.
Abstract: The present work deals with polyrhythm teaching and learning processes on the guitar and also outside of it. Two paths to describe these processes were considered: a more properly theoretical and a more properly practical path. A genetic relationship between rhythm and meter concepts and those of polyrhythm and polymeter was taken as a starting point and also as an end when discussing the fundamental concepts involved in polyrhythm teaching and learning processes. This relationship was confirmed by the ambiguity of polyrhythm and polymeter words, as they were treated as respectively consequences of rhythm and meter primal words. The concepts of rhythmic dissonance by Yeston (1976) and metric dissonance by Krebs (1989) were considered allusive to polyrhythm, however, the two formers proved to be more specific since they carry different ways of absorbing rhythmic phenomena. While the first former is based on a rational understanding of these phenomena, the second comes more directly from elements that characterize the empirical apprehension of them. Polymeter was not considered to be encompassed by any of these concepts as it implies different metric interpretations of one or more rhythms by different individuals. The scarcity of guitar works which deal with polyrhythm teaching and learning processes was mitigated by the composition of a series of exercises and another series of concert studies which illustrate all together a systematic application of polyrhythms on this instrument. We also carried out an extensive bibliographical review of guitar and body percussion didactic works, from which we listed thirteen (13) polyrhythm teaching procedures which were duly tested during a course we taught to undergraduate students at UFMG. From the results obtained in the course, we reached eleven (11) procedures which, together with the series of exercises and the guitar concert studies, composed our proposal for teaching and learning polyrhythms on the guitar. Finally, we present the fundamental elements of Hessen's theory of knowledge (2000) as particularly appropriate to the theoretical-practical discussions undertaken in our work and that constitute a philosophical outcome for our proposal for teaching and learning polyrhythms on the guitar.
Subject: Métrica e ritmo musical
Música - Instrução e estudo
Música para violão
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/45949
Issue Date: 16-Nov-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese definitiva 3.pdfTese de doutorado10.61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons