Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45962
Type: Tese
Title: A questão epistemológica da formação de professores no curso de pedagogia: a ciência da educação entre a teoria pedagógica e o praticismo
Authors: Adelson Ferreira da Silva
First Advisor: Suzana dos Santos Gomes
First Referee: José Carlos Libâneo
Second Referee: Ademilson de Souza Soares
Third Referee: Lenilda Rêgo Albuquerque de Faria
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Amália de Almeida Cunha
Abstract: Esta tese vincula-se ao campo da formação de professores e procura responder a seguinte questão de pesquisa: que pressupostos epistemológicos fundamentam a formação em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia, e qual a posição da experiência docente no campo das disputas epistemológicas tradicionalmente consolidadas nos projetos pedagógico-curriculares dos cursos? Parte-se do princípio de que uma análise do Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Pedagogia ofertado nesta universidade e, ao mesmo tempo, a pesquisa com sujeitos egressos que obtiveram sua formação inicial no referido curso podem apontar possibilidades de diálogos mais fecundos e de posições menos hierarquizadas entre a epistemologia da pedagogia, a ciência da educação, a teoria pedagógica e a experiência construída no exercício da docência. Trata-se de pesquisa qualitativa que utiliza os seguintes instrumentos de geração de dados: 1) análise documental, 2) questionário estruturado; e 3) entrevista. A análise dos dados está pautada no aporte metodológico da análise de conteúdo, operando com a técnica categórico-temática das unidades de sentido contidas no discurso dos sujeitos e nos documentos, procurando evidenciar os aspectos qualitativos do objeto de pesquisa (BARDIN, 2016). Conta-se, ainda, como o suporte epistêmico da hermenêutica filosófica (GADAMER, 2015), a fim de ampliar o horizonte de compreensão do contexto interpretativo codificado pelo processo de categorização. O referencial teórico contempla autores do campo da educação, dos quais destacam-se: Apple (2003, 2008), Charlot (2002), Franco (2008), Gatti (2010), Gauthier (2013), Libâneo (2006, 2010, 2012), Pimenta (2011), Saviani (2013); e do campo da epistemologia, como: Gadamer (2001, 2002, 2015), Habermas (2014), Husserl (2012); e de outros que têm aberto possibilidades de interfaces investigativas entre pedagogia e epistemologia. Os resultados evidenciaram que, com avanço da racionalidade neoliberal, da cultura empresarial e da aplicação da lógica economicista no campo educacional e da formação de professores, reafirmar a pedagogia como ciência da educação é uma forma de amparar em bases mais consistentes a sua epistemologia, o seu estatuto de cientificidade e sua autonomia epistêmica no domínio do conhecimento pedagógico. Verificou-se ainda que as Resoluções CNE/CP nº 1/2002, CNE/CP nº 1/2006, CNE/CP nº 2/2015 e CNE/CP nº 2/2009 instituíram diretrizes que pouco avançaram em termos de uma contribuição à questão epistemológica da pedagogia e da valorização da teoria pedagógica como fundamento da formação docente; e que a tese da docência como base da formação em Pedagogia subordina a racionalidade pedagógica à sua atividade profissional, fazendo concessões ao praticismo, ao dogmatismo pedagógico e às incursões pragmatistas advindas do mundo corporativo. Demonstram ainda a necessidade de se instituir a epistemologia da pedagogia como disciplina curricular e ramo da ciência pedagógica.
Abstract: This doctorate thesis is bound to the field of teacher training and aims to answer the following research question: which epistemological presuppositions give basis to the training in Pedagogy at Bahia State University, and which is the position of teacher experience at the field of epistemological disputes traditionally consolidated on the courses' pedagogical-curricular projects? We start from the principle that an analysis of the Pedagogical-Curricular Project of the Pedagogy Course offered by this university and, at the same time, the research with egresses that have obtain their initial training on the afore mentioned course can point out possibilities of more fecund dialogues and of less hierarchical positions between pedagogy epistemology, education science, pedagogical theory and the experience built into the exercise of teaching. It is a qualitative research that uses the following devices for data generation: 1) documentary analysis; 2) structured questionnaire; and 3) interview. The data analysis is based on the methodological framework of content analysis, working with the categorical-thematic technique of meaning unities contained at the discourse of the subjects and at the documents, seeking to evince the qualitative aspects of the research object (BARDIN, 2016). It counts stills on the epistemic support of philosophical hermeneutics (GADAMER, 2015), in order to broaden the horizon of understanding of the interpretative context coded by the categorization process. The theoretical framework includes authors from the education field, among which stand out: Apple (2003, 2008), Charlot (2002), Franco (2008), Gatti (2010), Gauthier (2013), Libâneo (2006, 2010, 2012), Pimenta (2011), Saviani (2013); from epistemology field, such as: Gadamer (2001, 2002, 2015), Habermas (2014), Husserl (2012); and of others that has opened possibilities of investigative interfaces between pedagogy and epistemology. The results evinced that, with the advance of the neoliberal rationality, of management culture, and of the application of the economicist logic at the education field and teacher training, reassure pedagogy as an education science is a way to ground in more consistent bases its epistemology, its scientificity status and its epistemic autonomy at the domain of pedagogical knowledge. We also verified that the Resolutions CNE/CP nº 1/2002, CNE/CP nº 1/2006, CNE/CP nº 2/2015 and CNE/CP nº 2/2009 have instituted guidelines that advanced little in terms of a contribution to the epistemological question of pedagogy and the valuation of pedagogical theory as foundation of teacher training; and that the thesis of teaching as basis of the training in Pedagogy subordinates the pedagogical rationality to its professional activity, making concessions to practicism, to pedagogical dogmatism and to the pragmatic incursions coming from the corporative world. They also show the need to institute the Pedagogy Epistemology as curricular matter and branch of pedagogical science.
Subject: Universidade do Estado da Bahia - Professores - Formação
Educação
Educação - Epistemologia
Professores - Formação - Bahia
Professores - Formação - Epistemologia
Bahia - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45962
Issue Date: 5-May-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARQUIVO TESE ADELSON REPOSITÓRIO UFMG.pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.