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http://hdl.handle.net/1843/45995
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Laysse Fernanda Macêdo Dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-05T22:45:47Z | - |
dc.date.available | 2022-10-05T22:45:47Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.issue | 20 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-386 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45995 | - |
dc.description.resumo | Com o passar dos anos em grande parte das empresas percebeu- se que uma visão simplista e puramente transacional não poderia mais ser utilizada para tratar aspectos inerentes à cadeia de suprimentos, aos processos logísticos e à aquisição de bens e serviços, visto a importância desses elementos no alcance dos objetivos estratégicos traçados para as organizações. Ao considerar as relações entre fornecedores e compradores, o planejamento, a implementação e o controle dos diferentes processos que agregam valor aos produtos e serviços e culminam no melhor posicionamento competitivo e no aumento da lucratividade, o correto gerenciamento dos elos e nós que compõem a cadeia de suprimentos tornou-se elemento essencial para as organizações. As estratégias corporativas identificaram na gestão da cadeia de suprimentos, na logística e na abordagem proativa da função compras, oportunidades valiosas para minimizar custos, otimizar processos, aumentar a competitividade e a lucratividade das empresas. Frente à crescente importância do gerenciamento da cadeia de suprimentos e da logística, a função de compras dentro das organizações passou a ocupar posição estratégica, pois, afeta diretamente o desempenho de empresas privadas e públicas, independentemente do seu porte ou ramo de atividade. No contexto da Administração Pública há um grande desafio em estabelecer políticas para as compras governamentais, pois, a legislação que regulamenta todos os processos de aquisição de bens e serviços possui mecanismos que retardam os instrumentos licitatórios e não asseguram a proposta mais vantajosa para os órgaos e entidades. Tendo em vista as aquisições de bens e serviços realizadas pelos laboratórios públicos oficiais e a legislação que regulamenta as compras governamentais, verifificam-se inúmeros e paradoxais desafios. Se por um lado a lei institui que a proposta com o menor preço é a vencedora, por outro lado observa-se que nem sempre o menor preço corresponde aos melhores serviços e produtos. Tal situação é crítica para a aquisição de insumos farmacêuticos utilizados na produção de medicamentos pelos laborátorios públicos oficiais, pois, uma matéria-prima adquirida pelo menor preço durante o processo licitatório pode não ser aprovada pelos testes de qualidade realizados antes da liberação do insumo para a produção. Em decorrência dessa situação podem ocorrer atrasos no cumprimento dos contratos firmados entre os laborátorios públicos oficiais e seus clientes, acarretando desabastecimentos no Sistema Único de Saúde. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Semead - Seminários em Administração | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Compras Governamentais | pt_BR |
dc.subject.other | Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão da cadeia de suprimentos | pt_BR |
dc.subject.other | Logística | pt_BR |
dc.title | A influência dos processos de compras na produção de medicamentos: um estudo de caso em um laboratório público oficial | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://login.semead.com.br/20semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=1273 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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2017_A influência dos processos de compras na produção de medicamentos - um estudo de caso em um laboratório público oficial.pdf | 324.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
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