Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45995
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dc.creatorLaysse Fernanda Macêdo Dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-10-05T22:45:47Z-
dc.date.available2022-10-05T22:45:47Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue20pt_BR
dc.identifier.issn2177-386pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45995-
dc.description.resumoCom o passar dos anos em grande parte das empresas percebeu- se que uma visão simplista e puramente transacional não poderia mais ser utilizada para tratar aspectos inerentes à cadeia de suprimentos, aos processos logísticos e à aquisição de bens e serviços, visto a importância desses elementos no alcance dos objetivos estratégicos traçados para as organizações. Ao considerar as relações entre fornecedores e compradores, o planejamento, a implementação e o controle dos diferentes processos que agregam valor aos produtos e serviços e culminam no melhor posicionamento competitivo e no aumento da lucratividade, o correto gerenciamento dos elos e nós que compõem a cadeia de suprimentos tornou-se elemento essencial para as organizações. As estratégias corporativas identificaram na gestão da cadeia de suprimentos, na logística e na abordagem proativa da função compras, oportunidades valiosas para minimizar custos, otimizar processos, aumentar a competitividade e a lucratividade das empresas. Frente à crescente importância do gerenciamento da cadeia de suprimentos e da logística, a função de compras dentro das organizações passou a ocupar posição estratégica, pois, afeta diretamente o desempenho de empresas privadas e públicas, independentemente do seu porte ou ramo de atividade. No contexto da Administração Pública há um grande desafio em estabelecer políticas para as compras governamentais, pois, a legislação que regulamenta todos os processos de aquisição de bens e serviços possui mecanismos que retardam os instrumentos licitatórios e não asseguram a proposta mais vantajosa para os órgaos e entidades. Tendo em vista as aquisições de bens e serviços realizadas pelos laboratórios públicos oficiais e a legislação que regulamenta as compras governamentais, verifificam-se inúmeros e paradoxais desafios. Se por um lado a lei institui que a proposta com o menor preço é a vencedora, por outro lado observa-se que nem sempre o menor preço corresponde aos melhores serviços e produtos. Tal situação é crítica para a aquisição de insumos farmacêuticos utilizados na produção de medicamentos pelos laborátorios públicos oficiais, pois, uma matéria-prima adquirida pelo menor preço durante o processo licitatório pode não ser aprovada pelos testes de qualidade realizados antes da liberação do insumo para a produção. Em decorrência dessa situação podem ocorrer atrasos no cumprimento dos contratos firmados entre os laborátorios públicos oficiais e seus clientes, acarretando desabastecimentos no Sistema Único de Saúde.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSemead - Seminários em Administraçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherCompras Governamentaispt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherGestão da cadeia de suprimentospt_BR
dc.subject.otherLogísticapt_BR
dc.titleA influência dos processos de compras na produção de medicamentos: um estudo de caso em um laboratório público oficialpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://login.semead.com.br/20semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=1273pt_BR
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