Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/46052
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Uma proposta pedagógica sob a temática “resoluções de ano novo” vinculada ao uso de novas tecnologias e sua ênfase na interação de alunos particulares de inglês em aulas individuais
Autor(es): Mirelle de Souza Nascimento Morais
primer Tutor: Luciana de Oliveira Silva
Resumen: Os ambientes de aprendizagem não estão mais restritos ao ambiente escolar convencional com toda a tecnologia que temos à mão na atualidade. No entanto, as novas maneiras de ensinar pretendem romper com as resistências à inserção das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) na educação. Uma condição frequente entre usuários de NTICs é a familiarização limitada que os mesmos detêm acerca delas. A comunicação instantânea viabilizada pelas NTICs proporcionou o surgimento das chamadas “comunidades de aprendizagem”, onde os papeis de professores e alunos modificam-se: os primeiros não são mais detentores exclusivos do conhecimento e agora atuam como mediadores no processo pedagógico; e os últimos se veem com o acesso à informação na palma de suas mãos e assumem um perfil com maior autonomia. A tarefa (task) impulsiona a aquisição de Língua Inglesa (LI) por enfatizar a solução de problemas e a construção de significado baseada no que o partícipe vivencia no seu cotidiano. Não que o foco à forma não deva ser considerado, porém um curso fortemente conteudista pode falhar na projeção do discente ao resultado comunicativo que almeja. Nesse contexto, nasce a concepção dessa proposta, direcionada a alunos particulares de LI em aulas individuais. Este é um público que deseja maior enfoque à obtenção de inglês como língua adicional devido a condições atuais do mercado de trabalho cada vez mais exigente. Além do resultado comunicativo, essa proposta didática visa apresentar e aproximar os participantes de novas maneiras de usar as NTICs vinculadas ao assunto central “resoluções de ano novo”, aplicar estruturas linguísticas já conhecidas pelos discentes (em conformidade com cada nível), aumentar o contato extraclasse com o idioma e promover interação entre eles. Saber que seu trabalho será analisado por si e pelos pares, além do professor, pode ser estimulador e gerar um compartilhamento de ideias com resultados muito positivos. Espera-se que as intervenções sejam feitas sempre com caráter construtivo e no momento devido, a fim de que a proposta seja adaptada às necessidades de cada contexto em que for aplicada.
Abstract: Learning environments have not been limited to the traditional school environment anymore with all the technology we have in our hands nowadays. However, the new methods of teaching intend to break the resistances to the insertion of the New Information and Communication Technologies (NICTs) into education. A persistent condition among NICTs users is the insufficient familiarization they have with them. Instant communication enabled by NICTs caused the appearance of what is called “learning communities”, in which teachers’ and students’ roles are changed: teachers are not the exclusive owner of knowledge anymore and now they act as mediators in the pedagogical process; pupils have witnessed the access to information in their hands and they adopt an attitude of greater autonomy. Task boosts English Language (EL) acquisition by highlighting problem solution and meaning construction based on what the participant experiences day by day. It is not that the focus on form does not have to be taken into consideration but a content-focused methods course may fail in student’s projection to their desired communicative outcome. In this context, the conception of this proposal rises and it is directed to EL private pupils taking one-on-one lessons. This is an audience that wants more focus on the acquisition of English as an additional language due to the current scenario of an increasingly demanding labor market. Besides the communicative outcome, this pedagogic proposal aims to present and bring the participants closer to new ways of using NICTs bound to the main subject “new year’s resolutions”, apply linguistic structures previously known by the students (in accordance with each level), increase their out-of-class practice of the language and promote interaction among them. Knowing their production will be analyzed by their peers as well as by themselves, other than the teacher, may be stimulating and cause idea sharing with very positive results. It is expected interventions are always made meaningfully and at the right moment, in order to adjust the proposal to the needs of every environment it is applied.
Asunto: Línguas – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador (EAD)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46052
Fecha del documento: 20-jul-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Projeto e Manual do Professor.pdf2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.