Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46147
Type: Artigo de Evento
Title: Metodologia de ensino de topografia nas escolas de arquitetura e urbanismo em Minas Gerais, com o uso de tecnologia digital
Other Titles: Methodology of teaching topography in schools of architeture and urbanismo in Minas Gerais, with the use of digital technology
Authors: Alexandre Monteiro de Menezes
Maria Beatriz de Castro Silva
Sérgio Ricardo Palhares
Ane Hungaro da Cunha
Caio Faria Camargos Vieira
Abstract: O foco desta pesquisa está no ensino de projeto topográfico de movimentação de terra no início do processo de projeto de edificações. O objetivo é conhecer algumas metodologias de ensino de topografia utilizadas nas escolas públicas e particulares de arquitetura em Minas Gerais, buscando identificar o uso de tecnologia digital e seus desdobramentos no processo de projeto de arquitetura. Acredita-se que a tecnologia digital contribuirá na discussão do ensino contemporâneo de topografia, minimizando alguns problemas no tradicional processo de ensino, apontados em estudos anteriores, como grande dificuldade na visualização espacial por parte dos estudantes de arquitetura. Existe uma suspeita de subutilização de tecnologia digital no ensino de topografia na formação do arquiteto, possibilitando um descompasso entre o ensino e a prática profissional contemporânea. Para a confirmação (ou não) desta suspeita, este estudo fez um levantamento das escolas de arquitetura particulares e públicas em Minas Gerais, utilizando o site da ABEA - Associação Brasileira de Escolas de Arquitetura. Foram identificadas 44 escolas de arquitetura, sendo 16% escolas públicas e 84% escolas privadas. A pesquisa analisou projetos pedagógicos e grades curriculares de todos os cursos de arquitetura encontrados. Os dados levantados parecem confirmar a hipótese de que há uma provável subutilização da tecnologia digital no ensino de topografia. A confirmação desta hipótese aponta para a necessidade de futuras pesquisas, testando metodologias de ensino de topografia para a construção civil, à luz das tecnologias contemporâneas. Espera-se que os dados desta pesquisa contribuam na adequação do ensino de topografia com a prática profissional contemporânea
Abstract: The focus of this research is on the teaching of topographic design of land movement at the beginning of the building design process. The objective is to know some methodologies of topography teaching used in public and private schools of architecture in Minas Gerais, seeking to identify the use of digital technology and its unfolding in the architectural design process. It is believed that digital technology will contribute to the discussion of contemporary topography teaching, minimizing some problems in the traditional teaching process, pointed out in previous studies, as a great difficulty in the spatial visualization by students of architecture. There is a suspicion of underutilization of digital technology in the teaching of topography in the training of the architect, making possible a mismatch between teaching and contemporary professional practice. For the confirmation (or not) of this suspicion, this study made a survey of private and public architecture schools in Minas Gerais, using the website of ABEA - Brazilian Association of Architecture Schools. Twenty architectural schools were identified, 16% of which were public schools and 84% were private schools. The research analyzed pedagogical projects and curricular grades of all the architecture courses found. The data seem to confirm the hypothesis that there is a possible underutilization of digital technology in topography teaching. The confirmation of this hypothesis points to the need for future research, testing topography teaching methodologies for civil construction in the light of contemporary technologies. It is hoped that the data of this research contribute in the adequacy of the teaching of topography with the contemporary professional practice.
Subject: Arquitetura
Tecnologia da informação
Ensino
Prática de ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46147
Issue Date: Sep-2019
metadata.dc.url.externa: http://www.abenge.org.br/cobenge/2019/anais.php
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE)
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.