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dc.creatorRafael Saulo Marques Ribeiropt_BR
dc.creatorGilberto Tadeu Limapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-10T20:37:51Z-
dc.date.available2022-10-10T20:37:51Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume42pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage363pt_BR
dc.citation.epage389pt_BR
dc.identifier.doi10.1080/01603477.2018.1521289pt_BR
dc.identifier.issn1557-7821pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46149-
dc.description.abstractEste artigo explora alguns aspectos-chave do debate sobre a eficácia potencial de uma regra fiscal que estabeleça um teto de gastos do governo para a estabilização da relação dívida pública/produto. Desenvolvemos um macromodelo de demanda que assume uma economia fechada operando com excesso de capacidade produtiva e mostramos que uma regra fiscal que estabeleça um limite para os gastos do governo, excluindo o pagamento de juros, pode não garantir uma trajetória não explosiva da dívida pública- relação de saída. Nosso modelo permite mapear diferentes resultados em termos de estabilização da dívida pública a partir do processo de consolidação fiscal e concluir que o comprometimento da autoridade fiscal em cumprir o teto com corte de gastos do governo tem menor probabilidade de estabilizar o público • relação dívida/produto em economias com taxas de juros excessivamente altas acompanhadas de sistemas tributários mais regressivos. Nosso modelo também sugere que uma estrutura tributária mais progressiva pode, muitas vezes, aumentar as chances de estabilização da dívida pública no longo prazo.pt_BR
dc.description.resumoThis article explores some key aspects of the debate about the potential efficacy of a fiscal rule that sets a government expenditure ceiling for the stabilization of the public debt-to-output ratio. We develop a demand-led macromodel that assumes a closed economy operating with excess productive capacity and show that a fiscal rule that sets a limit for government spending, excluding the payment of interests, may not ensure a non-explosive trajectory of the public debt-to-output ratio. Our model allows us to map out different outcomes in terms of the stabilization of the public debt stemming from the process of fiscal consolidation and conclude that the commitment of the fiscal authority to comply with the ceiling by cutting government spending is less likely to stabilize the public debt-to-output ratio in economies enduring excessively high interest rates accompanied by more regressive taxation systems. Our model also suggests that a more progressive tax structure may often increase the chances of achieving public debt stabilization in the long run.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofJournal of Post Keynesian Economicspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectFiscal policypt_BR
dc.subjectExpenditure cellingpt_BR
dc.subjectGrowthpt_BR
dc.subjectPublic debt stabilitypt_BR
dc.subjectIncome distributionpt_BR
dc.subject.otherDívida públicapt_BR
dc.subject.otherProduto Interno Brutopt_BR
dc.titleGovernment expenditure ceiling and public debt dynamics in a demand-led macromodelpt_BR
dc.title.alternativeTeto de gastos do governo e dinâmica da dívida pública em um macromodelo liderado pela demandapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01603477.2018.1521289?journalCode=mpke20pt_BR
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