Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46159
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Simone Maria Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6203136792640623pt_BR
dc.contributor.referee1Lucas Martins Néiapt_BR
dc.contributor.referee2Wanderley Anchietapt_BR
dc.contributor.referee3Rafael Barbosa Fialho Martinspt_BR
dc.creatorDouglas Maia Colaréspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363288177631579pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-11T18:52:32Z-
dc.date.available2022-10-11T18:52:32Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46159-
dc.description.abstractThrough a poetic analysis, centered on the conformation of the dimensions of the protagonist of three versions of the franchise “Betty, a Feia”, “Yo Soy Betty, la Fea” (1999), “Ugly Betty” (2006-2010) and “Betty en NY” (2019), this research seeks to understand how the formal choices of the work take place. And how such choices ultimately reveal themes and universes that are socially and historically relevant to the present moment of the versions. To this end, we chose to broaden the look at the meaning - real world, and we also started with a narrative/style dimension, based on the assumption of melodrama as a guiding narrative genre. And how this melodrama acted for the permanence, alteration or expansion of certain aspects of the narrative. Methodologically, we borrowed the contributions of David Bordwell to seek a formal reading of the works. We adopted the notion of narration system undertaken by the author, understanding it as the dialectical compound of plot/dramaturgy + style/concept that will allow, from the work, to think about ideological meanings present in the work. To reflect on the constructions of the protagonists, we summoned James Phelan on the occasion of his contributions on the mimetic, synthetic and thematic dimensions of the characters. As a result, we noticed that the three versions thematize the internal and external transformation of the character, but each one does so in the face of its contemporary world: “YSBLF”, dated from the late 90s, draws a protagonist who still slips into canonical patterns of the heroines. of telenovelas; “UB”, from the 2000s, strongly brings up the issue of Latinity, and breaks certain conventional patterns of melodrama to show the (new) social place of this Latin protagonist in the United States; “BENY”, on the other hand, is situated in a world crossed by dichotomies (including North American territorial ones) from the end of the 2010s, and this is evident in the way it tries to reconcile polar values in the construction and conduct of history. of the protagonist Betty.pt_BR
dc.description.resumoPor meio de uma análise poética, centrada na conformação das dimensões da protagonista de três versões da franquia “Betty, a Feia”, “Yo Soy Betty, la Fea” (1999), “Ugly Betty” (2006-2010) e “Betty en NY” (2019), esta pesquisa busca compreender como se dão as escolhas formais da obra. E como tais escolhas revelam ao final temáticas e universos social e historicamente relevantes ao momento presente das versões. Para tanto, optamos por ampliar o olhar sobre o significado - mundo real, e partimos também para uma dimensão narrativa/estilo, firmados no pressuposto do melodrama como gênero narrativo norteador. E como esse melodrama atuou para a permanência, alteração ou expansão de determinados aspectos da narrativa. Metodologicamente, tomamos de empréstimo as contribuições de David Bordwell para buscar uma leitura formal das obras. Adotamos a noção de sistema de narração empreendida pelo autor, entendendo-a como o composto dialético de enredo/dramaturgia + estilo/conceito que permitirá, a partir da obra, pensar os significados ideológicos presentes nela. Já para refletir sobre as construções das protagonistas, convocamos James Phelan por ocasião de suas contribuições sobre as dimensões mimética, sintética e temática das personagens. Como resultado, percebemos que as três versões tematizam a transformação interna e externa da personagem, mas cada uma o faz perante ao seu mundo contemporâneo: “YSBLF”, datado do final dos anos 90, desenha uma protagonista que ainda resvala em padrões canônicos das heroínas de telenovelas; “UB”, dos anos 2000, traz à tona fortemente a questão da latinidade, e quebra certos padrões convencionais do melodrama para mostrar o (novo) lugar social dessa protagonista latina nos Estados Unidos; “BENY”, por outro lado, situa-se em um mundo atravessado por dicotomias (inclusive territoriais norte-americanas) a partir do final dos anos 2010, e isso fica evidente na forma como tenta conciliar valores polares na construção e condução de história da protagonista Betty.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMelodramapt_BR
dc.subjectSistema de narraçãopt_BR
dc.subjectDimensões da personagempt_BR
dc.subjectBetty, a Feiapt_BR
dc.subject.otherComunicação - Tesespt_BR
dc.subject.otherMelodrama - Tesespt_BR
dc.subject.otherAmérica Latina - Tesespt_BR
dc.subject.otherEstilo artístico - Tesespt_BR
dc.titleBetty... a feia, la fea, ugly : a construção da protagonista ante os mesmos textos e fórmulas em diferentes contextos e formaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0816-3125pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.