Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46185
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dc.creatorAna Cristina Ribeiro Vazpt_BR
dc.creatorMichele Cristina Almeida de Sousa Eliaspt_BR
dc.creatorArthur Pedro Britopt_BR
dc.creatorLuiz Gustavo H. Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2022-10-13T17:43:34Z-
dc.date.available2022-10-13T17:43:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage95pt_BR
dc.citation.epage104pt_BR
dc.identifier.isbn9788567869315pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46185-
dc.description.resumoOs aplicativos são softwares criados para serem instalados em dispositivos eletrônicos móveis. Sua finalidade associa-se a capacidade de facilitar a vida de quem os utiliza permitindo ao usuário as mais variadas funcionalidades como também possibilidades. Dados da Anatel (2017) indicam que no Brasil só em junho do corrente ano teve a densidade de 116,65 celulares por 100 habitantes. E, sabendo-se que a maioria das pessoas utiliza o celular para diversas finalidades, procurou-se, por meio deste estudo, investigar como podem ser incrementados os conhecimentos dos estudantes do nono ano de escolaridade do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG pelos aplicativos dos smartphones. Buscou-se, ainda, investigar se estes estudantes têm encontrado benefícios em aliar seus estudos às tecnologias disponíveis nos aplicativos. Diante disto, o objetivo da presente pesquisa foi verificar a relação entre estudos e os aplicativos, ou seja, se os estudantes sabem ou não a respeito de como se beneficiar desta prática por meio do uso de aplicativos adequados para estes fins, além de investigar quais são os aplicativos mais utilizados por eles. O trabalho foi realizado por meio de um estudo bibliográfico sobre os benefícios dos aplicativos de estudos e pela análise dos dados obtidos através da aplicação de um questionário fechado a estudantes das turmas de nonos anos da referida escola. Como resultado, 70% dos alunos conhecem aplicativos de estudo e avaliam que os mesmos já os ajudaram em algum momento nos estudos. Desses aplicativos os mais utilizados foram Youtube Edu e Socrative. Após o desenvolvimento desta pesquisa, nota-se que os aplicativos são uma ferramenta complementar para os estudos e que os alunos no nono ano preferem os aplicativos que apresentam vídeo-aulas para entender melhor a respeito dos assuntos de sala de aula.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFeira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAplicativospt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherSoftware educacionalpt_BR
dc.subject.otherAplicações educacionaispt_BR
dc.subject.otherEducação básicapt_BR
dc.titleO uso dos aplicativos de estudo como incremento da aprendizagem para alunos do nono ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://drive.google.com/file/d/1IAFrN7jXIZ8ttukqb4slGmtk9-ppmCCI/viewpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2560-109pt_BR
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