Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/46185
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ana Cristina Ribeiro Vaz | pt_BR |
dc.creator | Michele Cristina Almeida de Sousa Elias | pt_BR |
dc.creator | Arthur Pedro Brito | pt_BR |
dc.creator | Luiz Gustavo H. Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-13T17:43:34Z | - |
dc.date.available | 2022-10-13T17:43:34Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.issue | 5 | pt_BR |
dc.citation.spage | 95 | pt_BR |
dc.citation.epage | 104 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788567869315 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/46185 | - |
dc.description.resumo | Os aplicativos são softwares criados para serem instalados em dispositivos eletrônicos móveis. Sua finalidade associa-se a capacidade de facilitar a vida de quem os utiliza permitindo ao usuário as mais variadas funcionalidades como também possibilidades. Dados da Anatel (2017) indicam que no Brasil só em junho do corrente ano teve a densidade de 116,65 celulares por 100 habitantes. E, sabendo-se que a maioria das pessoas utiliza o celular para diversas finalidades, procurou-se, por meio deste estudo, investigar como podem ser incrementados os conhecimentos dos estudantes do nono ano de escolaridade do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG pelos aplicativos dos smartphones. Buscou-se, ainda, investigar se estes estudantes têm encontrado benefícios em aliar seus estudos às tecnologias disponíveis nos aplicativos. Diante disto, o objetivo da presente pesquisa foi verificar a relação entre estudos e os aplicativos, ou seja, se os estudantes sabem ou não a respeito de como se beneficiar desta prática por meio do uso de aplicativos adequados para estes fins, além de investigar quais são os aplicativos mais utilizados por eles. O trabalho foi realizado por meio de um estudo bibliográfico sobre os benefícios dos aplicativos de estudos e pela análise dos dados obtidos através da aplicação de um questionário fechado a estudantes das turmas de nonos anos da referida escola. Como resultado, 70% dos alunos conhecem aplicativos de estudo e avaliam que os mesmos já os ajudaram em algum momento nos estudos. Desses aplicativos os mais utilizados foram Youtube Edu e Socrative. Após o desenvolvimento desta pesquisa, nota-se que os aplicativos são uma ferramenta complementar para os estudos e que os alunos no nono ano preferem os aplicativos que apresentam vídeo-aulas para entender melhor a respeito dos assuntos de sala de aula. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos | pt_BR |
dc.subject | Smartphones | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Software educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Aplicações educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação básica | pt_BR |
dc.title | O uso dos aplicativos de estudo como incremento da aprendizagem para alunos do nono ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://drive.google.com/file/d/1IAFrN7jXIZ8ttukqb4slGmtk9-ppmCCI/view | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2560-109 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O uso dos aplicativos de estudo como incremento da aprendizagem para alunos do nono ano do ensino fundamental.pdf | 293.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.