Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46193
Type: Tese
Title: Efeitos de diferentes treinamentos com pequenos jogos de basquetebol sobre os desempenhos físico e tático-técnico de jovens atletas
Other Titles: Effect of different small-sided games training on physical and tactical-technical performance of young basketball athletes
Authors: Sarah da Glória Teles Bredt
First Advisor: Mauro Heleno Chagas
First Referee: Filipe Manuel Clemente
Second Referee: Felipe Arruda Moura
Third Referee: Pablo Juan Greco
metadata.dc.contributor.referee4: Gibson Moreira Praça
Abstract: Os pequenos jogos (PJs) são um meio de treinamento dos jogos esportivos coletivos com características organizacionais semelhantes às do jogo formal. Treinadores e preparadores físicos podem alterar as características dos PJs para exigir diferentes demandas dos atletas (demandas física, fisiológica e tático-técnica). Além disso, estudos têm mostrado que o treinamento com PJs é capaz de aumentar o desempenho físico de atletas. Contudo esses estudos não compararam os efeitos de treinamentos com diferentes PJs sobre o desempenho físico e nem sobre o desempenho tático-técnico em jogo formal. Esses dados são importantes para fundamentar a utilização dos PJ enquanto meio de treinamento e para direcionar a escolha dos PJ durante as seções de treinamento. Portanto, os objetivos do presente estudo foram: 1) comparar os efeitos de dois treinamentos com PJs realizados em duas diferentes áreas de jogo e número de tabelas (i.e., quadra toda com duas tabelas e meia quadra com uma tabela) em relação a um grupo controle (treinamento em forma de circuito) sobre o desempenho físico de atletas de basquetebol; 2) comparar o efeito de dois treinamentos com PJs realizados em duas diferentes áreas de jogo e número de tabelas em relação a um grupo controle (treinamento em forma de circuito) sobre o desempenho tático-técnico de atletas em jogo formal (i.e., 5vs.5 com regras oficiais). Duas equipes de dois clubes diferentes participaram do estudo (equipe 1, U-15, 21 atletas; equipe 2, U-14, 22 atletas). Os atletas de cada equipe participante do estudo foram divididos em três grupos – sendo dois grupos experimentais (Grupo Quadra Toda – TODA e Grupo Meia Quadra – MEIA) e um grupo controle (CON). Durante oito semanas, duas vezes por semana (seções de 30-40 minutos), os grupos treinaram de maneiras diferentes: TODA – PJs 3vs.3 em quadra toda com duas tabelas, MEIA – PJs 3vs.3 em meia quadra com uma tabela e CON – treinamento físico-técnico em forma de circuito. Os grupos foram avaliados antes do início do treinamento, após 4 semanas de treinamento e ao fim do treinamento, quanto ao desempenho aeróbico (Yoyo Intermitente com Recuperação nível 1), desempenho em salto vertical (salto com contramovimento), desempenho de mudança de direção (teste T) e desempenho de sprint (de 5, 10 e 20 metros). Jogos formais foram realizados antes e após o fim das 8 semanas de treinamento para avaliar o efeito dos treinamentos com PJs sobre o desempenho tático-técnico em jogo formal, utilizando as Dinâmicas de Criação de Espaço aplicadas aos tipos de ataque (posicionado e contra-ataque) e segundo a eficácia da ação (ações que geraram cesta convertida ou finalização livre/facilitada pela defesa). ANOVAs mistas foram utilizadas para comparar o desempenho físico, sendo um fator “tipo/grupo de treinamento” com três níveis (TODA, MEIA e CON) e o fator “momento” com medidas repetidas em dois (avaliações pré-treinamento e após 8 semanas para o desempenho tático-técnico) ou três níveis (avaliações no pré-treinamento, após 4 semanas e após 8 semanas para o desempenho físico). ANOVAS-type statistics foram utilizadas para comparar as medianas das variáveis relativas ao desempenho tático-técnico entre as avaliações pré e após 8 semanas de treinamento. Em todos os casos, o nível de significância adotado foi de 5%. Os resultados mostraram, em relação ao desempenho físico, que todos os grupos de treinamento apresentaram aumentos significativos de desempenho em todos os testes realizados, com exceção do tempo de mudança de direção para a direita. Para o desempenho tático-técnico no jogo formal, houve efeito de momento, com aumentos significativos semelhantes do desempenho em todos os grupos, relacionado à criação de espaço sem bola no contra-ataque e ao isolamento no interior no ataque posicionado. Houve interação significativa para o número de 9 ataques sem finalização, com menores valores (aumento de desempenho) no grupo TODA na avaliação PÓS8 em relação aos demais grupos, indicando que o grupo TODA teve uma menor frequência de violações das regras e erros que geraram perda da posse de bola para a equipe adversária antes de finalizar à cesta. Por fim, houve efeito de grupo não-esperado para o desempenho nas ações de bloqueio direto e na frequência de criação de espaço com bola com drible, com menores valores para o grupo CON. Concluiu-se que quatro semanas de treinamento (duas sessões por semana, 3 a 5 séries de 4 minutos) com PJs de basquetebol em meia quadra e quadra toda aumentam de maneira semelhante o desempenho físico de atletas durante a pré-temporada, semelhante também a um treinamento em forma de circuito de exercícios com e sem a bola, especificamente o desempenho aeróbico, de sprints, de salto e de mudança de direção. Oito semanas de treinamento com PJ elaborado para o aprimoramento do desempenho físico (duas sessões por semana, 3 a 5 séries de 4 minutos) com foco na aprendizagem implícita não contribuem para o aprimoramento do desempenho tático-técnico das ações de grupo no jogo formal. Embora as demandas física e tático-técnica dos PJs em meia quadra e em quadra toda sejam diferentes, períodos maiores de treinamento com esses PJs parecem ser necessários para gerar adaptações distintas em atletas de basquetebol.
Abstract: The small-sided games (SSG) are a means of training of team sports and present some characteristics similar to the formal game. Coaches and physical trainers can change SSG characteristics to demand different responses from athletes (physical, physiological, and tactical-technical). In addition, previous studies have shown that the use of SSG training can improve athletes’ physical performance. However, these studies did not compare the effect of different types of SSG training on athletes’ physical performance nor tactical-technical performance during the formal game. These data are important to support the SSG as a means of training and to help coaches to better choose the SSG during the training process. Therefore, this study aimed to 1) compare the effects of two basketball SSG trainings (SSG performed on full court with two hoops and SSG performed on half court with one hoop) on athletes’ physical performance and 2) compare the effect of two SSG trainings on tactical-technical performance during the formal game (5vs.5 with official rules). Two squads from different clubs participated in the study (squad 1, U-15, 21 athletes; squad 2, U-14, 22 athletes). Athletes from each squad were divided into three groups: two experimental (Full-court Group – FCG and Half-court Group – HCG) and one control (CONG). These groups performed the training protocols twice a week over an 8-week period (30-40-minute sessions). The research training interventions comprised 3vs.3 small-sided games in full court with two hoops (FULL), 3vs.3 in half court with one hoop (HALF), and a technical-physical circuit training (CON). Groups were tested at the beginning, after four weeks and after eight weeks of the research training intervention for aerobic performance (Yoyo Intermittent Recovery Test level 1), vertical jump performance (countermovement jump), change of direction performance (T test), and sprint performance (5, 10, and 20 meters sprints). Athletes also participated in formal games at the beginning and at the end of the research training intervention (eight weeks) to evaluate its impact on athletes’ tactical-technical performance. The tactical-technical performance was assessed using the Space Creation Dynamics applied to the different types of offense (set offenses and fast-breaks) and according to actions’ performance (actions that resulted in a scored shot or free/facilitated shot by the defender). Mixed ANOVAs with two factors were used to compare the physical performance between the factor “type of SSG training”, with three levels (FULL, HALF, and CON) and the factor “time” with two (pre and after four weeks) or three levels (pre, after four, and after eight weeks). ANOVAS-type statistics were used to compare the medians of the tactical-technical variables between assessments pre and after eight weeks of training. In all cases, statistical significance was set at 5%. For the physical performance, results showed that all training groups significantly increased performance in all tests, except for the time spent to change Direction to the right side. For tha tactical-technical performance, there was a main effect of time, with similar significant increases for all groups, related to the space creation without the ball during the fast-breaks and post isolations during the set offenses. There was a significant interaction for the number of offenses with no shot, with lower values (higher performance) for the FULL group in the assessment after eight weeks of training compared to the other groups, indicating that the FULL group presented a lower frequency of rule violations and mistakes that resulted in the loss of ball for the other team before shooting to the basket. Finally, there was a non-expected effect for the performance of on-ball screen and space creation with ball dribbled, with lower values for the CON group. We concluded that four weeks of basketball SSG training (two sessions per week, with three-to-five 4-minute bouts) on full and half court similarly increase the physical performance of young basketball 11 athletes during the preseason; this increase is similar to that induced by a circuit training with and without the ball on the aerobic, sprints’, jump’s and change of direction’s performance. Eight weeks of SSGs training planned to develop physical conditioning (two sessions per week, with three-to-five 4-minute bouts) and with an implicit learning focus do not contribute to increase tactical-technical performance of group actions during the formal game. Although the physical and tactical-technical demands of SSGs performed on full and half court are different, it seems that longer training periods with these SSGs are needed to promote distinct adaptations in basketball athletes.
Subject: Basquetebol
Jogadores de basquetebol
Basquetebol - Treinamento técnico
Capacidade motora
Desempenho
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46193
Issue Date: 27-May-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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