Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46195
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernando César Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-13T20:58:48Z-
dc.date.available2022-10-13T20:58:48Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage14pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14244/198271992765pt_BR
dc.identifier.issn19827199pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46195-
dc.description.abstractConsidering a sociocultural perspective, the role of language in the teaching and learning process in Chemistry goes beyond a simple vehicle for the transfer of information, such as names of substances, laboratory glassware and formulas. This new reading of the role of language in the process of teaching and learning is anchored in Vygostsky's studies, which emphasizes the importance of the social and cultural nature of mental activities. The Tomasello's ideas can clarify the discussion about cultural processes at the origin of language acquisition. For this discussion, in the form of a theoretical essay, from contemporary readings of these authors, some approximations between their ideas are established, highlighting some implications on language in the teaching and learning process in Chemistry, such as: i) students need to participate in their own acquisition of the scientific language; (ii) this acquisition is not through memorization, but through problematization, and (iii) teachers must recognize how students are perceiving that language and not simply consider it as already acquired. However, this debate on the new role of language must be investigated by researchers in the field, since in addition to the difficulties pointed out in this essay, the nominalization process and the grammatical metaphor, for example, are important sources of difficulties found in the acquisition of scientific language.pt_BR
dc.description.resumoA partir de uma perspectiva sociocultural, o papel da linguagem no processo de ensino e aprendizagem em Química ultrapassa a característica de um simples veículo para a transferência de informações, como por exemplo, nomes de substâncias, vidrarias de laboratório e fórmulas. Neste contexto, o papel da linguagem no processo de ensino e aprendizagem baseado nos estudos de Vigostski ressalta a importância da natureza social e cultural das atividades mentais. E, a inserção das ideias de Tomasello enriquece a discussão dos processos culturais no desenvolvimento da aquisição da linguagem. Para essa discussão, em forma de ensaio teórico, a partir de leituras contemporâneas desses autores, são estabelecidas algumas aproximações entre suas ideias. A apresentação dessas semelhanças permite clarear o entendimento dos professores acerca do novo papel da linguagem, além de enfatizar implicações importantes relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em Química, tais como: i) os estudantes precisam participar de sua própria aquisição da linguagem científica; ii) essa aquisição pode ser mais efetiva pela problematização, e não pela memorização e, iii) os professores devem reconhecer como os estudantes estão percebendo essa linguagem, e não, simplesmente, considerá-la como já adquirida. No entanto, esse debate sobre o novo papel da linguagem deve seguir adiante pelos pesquisadores da área, visto que, além das dificuldades apontadas neste ensaio, há de se considerar que, o processo de nominalização e a metáfora gramatical, por exemplo, são fontes importantes de dificuldades para a aquisição da linguagem científica.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista eletrônica de educação (são carlos)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbordagem socioculturalpt_BR
dc.subjectEducação em químicapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subject.otherEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.otherQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleLinguagem e o processo de ensino e aprendizagem em química: leituras contemporâneas de Vigotski apoiadas por Tomasellopt_BR
dc.title.alternativeLanguage and the teaching and learning process in chemistry: contemporary readings of Vygotsky supported by Tomasellopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2765pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-6413-3334pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Linguagem e o processo de ensino e aprendizagem em Química (1).pdf184.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.