Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46227
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Frederico Couto Marinhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2200562335789385pt_BR
dc.contributor.referee1Luciana Cristina Nogueira Honório Rodriguespt_BR
dc.creatorPatrícia Cristina de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-17T11:48:32Z-
dc.date.available2022-10-17T11:48:32Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46227-
dc.description.abstractThe present work is of a qualitative nature, having as main objective to identify the main challenges faced by the more literacy program. The program is part of a series of actions proposed by the Federal Government, which tries to soften the results obtained by the 2016 National Literacy Assessment (ANA). The results in previous years raised questions about the literacy level of students in the 1st and 2nd year, therefore, they presented results below the target stipulated by the municipalities and the country's general average. In view of this, the more literacy program has been implemented in the municipalities, with the goal of increasing the literacy level of students. To this end, we seek to learn about the phenomenon through the collection and analysis of data (questionnaire) in a municipal school in the municipality of Sabará (MG), which has received the program since 2018. Teachers, pedagogues and classroom assistants answered the qualitative questionnaire. and quantitative. After a study, it was concluded that the challenges of the program are linked to the lack of qualification of education professionals and the literacy process.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é de cunho qualitativo, tendo como objetivo principal identificar os principais desafios enfrentados pelo programa mais alfabetização. O programa faz parte de uma serie de ações proposta pelo Governo Federal, que tenta amenizar os resultados obtidos pela Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016. Os resultados nos anos anteriores levantaram questões quanto ao nível de alfabetização dos alunos do 1 º e 2º ano, pois, os mesmos apresentaram resultados abaixo da meta estipulada pelos municípios e média geral do país. Diante disto, o programa mais alfabetização vem sendo implantado nos municípios, com a meta de aumentar o nível de alfabetização dos alunos. Para tanto, buscamos conhecer o fenômeno através a coleta e análise de dados (questionário) em uma escola municipal do município de Sabará (MG), que recebeu o programa desde 2018. Os professores, o pedagogo e os assistentes de sala responderam ao questionário qualitativo e quantitativo. Após estudo realizado, conclui-se que os desafios do programa, estão ligados a falta de qualificação dos profissionais da educação e o processo de letramento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Projetos Sociais - Formulação e Monitoramento (EAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.otherPrograma Mais Alfabetização (Brasil)pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleOs principais desafios enfrentados pelo Programa Mais Alfabetizaçãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons