Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46229
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A intervenção da terapia ocupacional através da abordagem de integração sensorial em criança com transtorno do espectro autista : relato de caso
Autor(es): Kelly Soares de Melo Sales
Primeiro Orientador: Cláudia Cardoso Martins
Primeiro membro da banca : Ana Amélia Cardoso Rodrigues
Segundo membro da banca: Danilo Teixeira Gonçalves
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de padrões restritos e repetitivos de comportamentos e/ou interesses. Em 1963, Ayres realizou alguns dos primeiros estudos examinando problemas sensoriais em uma ampla gama de transtornos do desenvolvimento. Através desse trabalho, ela desenvolveu uma abordagem de intervenção — a terapia de Integração Sensorial de Ayres (ISA) — voltada para o desenvolvimento dos fundamentos sensório-motores de habilidades acadêmicas e outras habilidades de ordem superior (ou seja, planejamento e organização). Esta monografia pretende relatar os resultados de um programa de terapia ocupacional baseado na abordagem de integração sensorial em uma criança de 5 anos de idade com diagnóstico de transtorno do espectro autista. A intervenção na criança ocorreu durante 2 anos. A intervenção foi realizada em um setting terapêutico, duas vezes por semana em sessões individuais de 40 minutos cada. A mãe da criança autorizou informalmente a escrita do relato de caso. A experiência de intervenção aqui relatada permitiu a produção de algumas reflexões, as quais compõem a discussão que se segue. O tratamento de terapia ocupacional com abordagem de integração sensorial obteve resultados favoráveis nos aspectos avaliados demonstrando o aumento da capacidade da criança em se adaptar e realizar a regulação sensorial dos estímulos ofertados. Palavras-chaves: Autismo; Integração Sensorial; Transtorno de processamento sensorial .
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by difficulties in communication and social interaction and by the presence of restricted and repetitive patterns of behavior and/or interests. In 1963, Ayres performed some of the first studies examining sensory problems in a wide range of developmental disorders. Through this work, she developed an intervention approach — Ayres' Sensory Integration (ISA) therapy — aimed at developing the sensorimotor foundations of academic skills and other higher-order skills (planning and organizing). This monograph intends to report the results of an occupational therapy program based on the sensory integration approach in a 5-year-old child diagnosed with autism spectrum disorder. The intervention in the child took place during 2 years. The intervention was carried out in a therapeutic setting, twice a week in individual sessions of 40 minutes each. The child's mother informally authorized the writing of the case report. The intervention experience reported here allowed the production of some reflections, which make up the discussion that follows. The occupational therapy treatment with a sensory integration approach obtained favorable results in the evaluated aspects, demonstrating the increase in the child's ability to adapt and perform the sensory regulation of the stimuli offered. Keywords: Autism; Sensory Integration; Sensory Processing Disorder .
Assunto: Autismo
Crianças
Transtornos do espectro autista
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46229
Data do documento: 30-Abr-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

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