Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/46297
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Flávio Terrigno Barbeitas | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8877943543630986 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paulo Sérgio Malheiros dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pedro Henrique Dutra Martins Rocha Elias | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Robson Bessa Costa | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Ana Cláudia Assis | pt_BR |
dc.creator | Alfredo Werney Lima Torres | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6344305211846687 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T13:36:42Z | - |
dc.date.available | 2022-10-18T13:36:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/46297 | - |
dc.description.resumo | Esta tese investiga as relações entre o Modernismo de 1922 e as canções da bossa nova, enfocando a obra de Antonio Carlos Jobim. A partir da compreensão do pensamento estético de Mário de Andrade e Oswald de Andrade, procura-se mostrar as ressonâncias da poética modernista no discurso de um conjunto de canções, a saber: “A felicidade”, “Desafinado”, “Garota de Ipanema” e “Águas de março”. Registra-se que esse diálogo não se constituiu apenas uma simples correspondência de procedimentos estilísticos, tendo em vista as semelhanças no modo como os referidos movimentos encenaram a modernidade do Brasil e participaram da tessitura da identidade brasileira. A tese aponta a bossa nova como uma tradição moderna que, ao mesmo tempo em que produziu uma linguagem poético-musical caracterizada pelas referências literárias e pela utilização de procedimentos próprios da poesia canonizada, contribuiu sobremaneira para a imersão da música popular nos diversos canais da indústria cultural em ascensão no país. Embora tenha ajudado a tecer um imaginário moderno na cultura brasileira e a promover a utopia progressista da década de 1960, esse movimento musical terminou por revelar as particularidades da experiência de uma modernidade periférica vivenciada nos trópicos. Observa-se ainda que o discurso da canção bossa-novista reflete as transformações culturais e sociais do país ocorridas no final dos anos 1950 e início dos anos 1960, considerando-se o lirismo que traduz a dinâmica da vida urbanizada, o uso constante de recursos retóricos como o humor e a ironia e o emprego de uma linguagem poética que recusa a transcendência e se volta para a materialidade da existência cotidiana. Do ponto de vista teórico, a tese dialoga com pesquisas sociológicas e históricas que abordam a questão da invenção da identidade brasileira moderna, notadamente com os trabalhos de Mônica Pimenta Veloso e Renato Ortiz; com elementos da crítica literária de matiz sociológica, em especial com o pensamento de Antonio Candido; com a semiótica da canção na perspectiva de Luiz Tatit. A confluência dessas diversas áreas e linhas de pensamento resultou em um modelo de análise que busca examinar a canção como um acontecimento sonoro dinâmico, levando em consideração a integridade orgânica de seus elementos culturais, sociais, musicais, poéticos e performáticos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bossa nova | pt_BR |
dc.subject | Modernismo de 1922 | pt_BR |
dc.subject | Tom Jobim | pt_BR |
dc.subject | canção popular brasileira | pt_BR |
dc.subject | Mário de Andrade | pt_BR |
dc.subject.other | Música - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Música e literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Bossa-nova | pt_BR |
dc.subject.other | Música (Modernismo) | pt_BR |
dc.subject.other | Música popular - Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Jobim, Tom, 1927-1994 | pt_BR |
dc.title | Música e literatura: ressonâncias modernistas no discurso poético-musical da bossa nova | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese versão final - Alfredo Werney Lima Torres.pdf | 3.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.