Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46297
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Flávio Terrigno Barbeitaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8877943543630986pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Sérgio Malheiros dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Pedro Henrique Dutra Martins Rocha Eliaspt_BR
dc.contributor.referee3Robson Bessa Costapt_BR
dc.contributor.referee4Ana Cláudia Assispt_BR
dc.creatorAlfredo Werney Lima Torrespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6344305211846687pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-18T13:36:42Z-
dc.date.available2022-10-18T13:36:42Z-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46297-
dc.description.resumoEsta tese investiga as relações entre o Modernismo de 1922 e as canções da bossa nova, enfocando a obra de Antonio Carlos Jobim. A partir da compreensão do pensamento estético de Mário de Andrade e Oswald de Andrade, procura-se mostrar as ressonâncias da poética modernista no discurso de um conjunto de canções, a saber: “A felicidade”, “Desafinado”, “Garota de Ipanema” e “Águas de março”. Registra-se que esse diálogo não se constituiu apenas uma simples correspondência de procedimentos estilísticos, tendo em vista as semelhanças no modo como os referidos movimentos encenaram a modernidade do Brasil e participaram da tessitura da identidade brasileira. A tese aponta a bossa nova como uma tradição moderna que, ao mesmo tempo em que produziu uma linguagem poético-musical caracterizada pelas referências literárias e pela utilização de procedimentos próprios da poesia canonizada, contribuiu sobremaneira para a imersão da música popular nos diversos canais da indústria cultural em ascensão no país. Embora tenha ajudado a tecer um imaginário moderno na cultura brasileira e a promover a utopia progressista da década de 1960, esse movimento musical terminou por revelar as particularidades da experiência de uma modernidade periférica vivenciada nos trópicos. Observa-se ainda que o discurso da canção bossa-novista reflete as transformações culturais e sociais do país ocorridas no final dos anos 1950 e início dos anos 1960, considerando-se o lirismo que traduz a dinâmica da vida urbanizada, o uso constante de recursos retóricos como o humor e a ironia e o emprego de uma linguagem poética que recusa a transcendência e se volta para a materialidade da existência cotidiana. Do ponto de vista teórico, a tese dialoga com pesquisas sociológicas e históricas que abordam a questão da invenção da identidade brasileira moderna, notadamente com os trabalhos de Mônica Pimenta Veloso e Renato Ortiz; com elementos da crítica literária de matiz sociológica, em especial com o pensamento de Antonio Candido; com a semiótica da canção na perspectiva de Luiz Tatit. A confluência dessas diversas áreas e linhas de pensamento resultou em um modelo de análise que busca examinar a canção como um acontecimento sonoro dinâmico, levando em consideração a integridade orgânica de seus elementos culturais, sociais, musicais, poéticos e performáticos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBossa novapt_BR
dc.subjectModernismo de 1922pt_BR
dc.subjectTom Jobimpt_BR
dc.subjectcanção popular brasileirapt_BR
dc.subjectMário de Andradept_BR
dc.subject.otherMúsica - Tesespt_BR
dc.subject.otherMúsica e literaturapt_BR
dc.subject.otherBossa-novapt_BR
dc.subject.otherMúsica (Modernismo)pt_BR
dc.subject.otherMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subject.otherJobim, Tom, 1927-1994pt_BR
dc.titleMúsica e literatura: ressonâncias modernistas no discurso poético-musical da bossa novapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese versão final - Alfredo Werney Lima Torres.pdf3.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.