Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/46304
Tipo: Dissertação
Título: A crítica à "prima philosophia" em Theodor W. Adorno : considerações ontológicas na Dialética negativa
Título(s) alternativo(s): The critique of "prima philosophia" in Theodor W. Adorno : ontological considerations in Negative dialectics
Autor(es): Lucas Azevedo Maksud
primer Tutor: Daniel Oliveira Pucciarelli
primer miembro del tribunal : Amaro de Oliveira Fleck
Segundo miembro del tribunal: Luiz Philipe Rolla de Caux
Resumen: Examina-se nesta dissertação o conceito de prima philosophia em Theodor W. Adorno sobretudo em sua obra tardia Dialética Negativa (1966), mas se valendo também de indicações já presentes em Para a metacrítica da teoria do conhecimento (1956). Discorre-se sobre as orientações fornecidas pelo autor na intenção de superar a estruturação lógica dessas filosofias, averiguando, como objetivo, quais seriam as condições para um pensamento que não proceda de um fundamento. Assim, a formulação de uma dialética negativa, que se constitui como procedimento dialético de desconstrução interna da estrutura sistemática e metódica das filosofias primeiras, será analisada quanto a sua possibilidade de destituir o caráter ontológico fixado nos conceitos. Procedimento que se dá a fim de se manter um pensamento materialista que coloque o objeto como central, mas que seja um pensamento, a princípio, em conflito com as ontologias. Da perspectiva de uma ontologia que só poderá ser então, em Adorno, uma “ontologia negativa” – a ontologia do estado falso –, depreende-se a discussão acerca do estatuto da ontologia em sua obra. Entretanto, se a ruptura com a estabilização de uma identidade fixa nas filosofias primeiras só pode ser obtida, segundo o autor, no interior dessas próprias filosofias, em uma crítica imanente, surge assim a dialética entre a destituição imanente das pretensões ontológicas e a necessidade de uma racionalidade que vislumbre a transcendência a essa estabilidade. Tal argumento abre, novamente, o debate tanto para objeções de uma absolutização da crítica em Adorno quanto para leituras que interpretam a possível ontologização da negatividade crítica como uma força a ser endossada na dialética negativa. Posições dentre as quais se procurou alinhar principalmente à última e aos horizontes ontológicos que ela pode abrir.
Abstract: This dissertation examines the concept of prima philosophia in Theodor W. Adorno, especially in his later work Negative Dialectics (1966), but also uses indications already present in Against Epistemology: A Metacritique (1956). It is discussed the guidelines provided by the author to overcome the logical structuring of these philosophies, disclosing the conditions for a thought that does not come from a foundation. Thus, the formulation of negative dialectics, which is constituted as a dialectical procedure of internal deconstruction of the systematic and methodical structure of the first philosophies, is analyzed in terms of its possibility of removing the ontological character fixed in the concepts. A procedure that takes place in order to maintain a materialist thought that places the object as central, but that is a thought, at first, in conflict with ontologies. From the perspective of an ontology that can only be, in Adorno, a “negative ontology” –the ontology of the false condition –, the discussion about the status of ontology in his work emerges. However, if the rupture with the stabilization of a fixed identity in first philosophies can only be obtained, according to the author, within these philosophies themselves, through an immanent critique, thus arises the dialectic between the immanent destitution of ontological claims and the need of a rationality that glimpses the transcendence to this stability. This argument opens, again, the debate both to objections to an absolutization of criticism in Adorno and to readings that interpret the possible ontologization of critical negativity as a force to be endorsed in negative dialectics. Positions among which this work sought to align mainly with the latter and with the ontological horizons that it can give rise to.
Asunto: Filosofia - Teses
Ontologia - Teses
Materialismo - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de acceso: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46304
Fecha del documento: 21-feb-2022
Término del Embargo: 21-feb-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação Lucas Maksud (versão definitiva).pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons