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http://hdl.handle.net/1843/46309
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Sergio Dias Cirino | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5814689441373913 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Rodrigo Lopes Miranda | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigo Lopes Miranda | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paulo Coelho Castelo Branco | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Érika Lourenço | pt_BR |
dc.creator | Luisa Xavier de Brito Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6389027422786530 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T14:33:05Z | - |
dc.date.available | 2022-10-18T14:33:05Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/46309 | - |
dc.description.resumo | Buscamos compreender, nesta dissertação, como a História da Psicologia está concebida nos currículos dos cursos de graduação em Psicologia no Brasil e nas discussões das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Para tal, foram realizados um mapeamento dos cursos de graduação em Psicologia nas cinco regiões do país e uma busca de documentos oficiais que regulamentam o ensino e a profissão de Psicologia. Como percurso metodológico, foi feito um levantamento de dados na plataforma digital do e-MEC, no ano de 2019, a partir dos quais verificou-se a existência de 693 cursos de graduação em Psicologia cadastrados no país. Além disso, foi feita a análise de documentos legais referentes ao ensino de psicologia, em especial aqueles vinculados ao currículo mínimo e às DCNs. Tal análise contou com o auxílio de discussões teóricas da literatura acerca da formação em Psicologia no Brasil. As análises foram sistematizadas a partir de cinco eixos: no primeiro, abordamos o processo de normatização da profissão e da formação em Psicologia; no segundo, as críticas acerca desse processo e as propostas de mudanças curriculares; nos terceiro e quarto eixos, revisitamos os debates referentes às DCNs até o presente momento; e no quinto e último, apresentamos os resultados do mapeamento realizado. Notamos, assim, que a maioria dos cursos funcionam no eixo Sudeste-Sul, e que dentro da quantidade amostral escolhida, 123 Instituições de Ensino Superior (IES) possuem o componente curricular com a denominação de “História da Psicologia”. Verificamos, também, que existe um padrão na forma como as matrizes curriculares são estruturadas e seus componentes curriculares, ofertados. Por fim, retornamos à discussão de alguns pontos, como: a presença frequente de História da Psicologia nos currículos dos cursos de graduação em Psicologia e a importância que essa presença representa para uma formação crítica da psicóloga, visto estar, esse componente curricular, manifesto desde a proposta do primeiro curso de graduação em Psicologia – muito antes de a Psicologia ser considerada uma profissão e um campo de ensino em termos oficiais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História da psicologia | pt_BR |
dc.subject | Formação em psicologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de psicologia | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes curriculares | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia - História - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia - Estudo e ensino - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino - Currículos - Teses | pt_BR |
dc.title | Formação em psicologia : o caso da história da psicologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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Dissertação Luisa Xavier - versão final defendida - Copia (1).pdf | 1.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
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