Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46309
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dc.contributor.advisor1Sergio Dias Cirinopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814689441373913pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rodrigo Lopes Mirandapt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigo Lopes Mirandapt_BR
dc.contributor.referee2Paulo Coelho Castelo Brancopt_BR
dc.contributor.referee3Érika Lourençopt_BR
dc.creatorLuisa Xavier de Brito Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389027422786530pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-18T14:33:05Z-
dc.date.available2022-10-18T14:33:05Z-
dc.date.issued2020-07-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46309-
dc.description.resumoBuscamos compreender, nesta dissertação, como a História da Psicologia está concebida nos currículos dos cursos de graduação em Psicologia no Brasil e nas discussões das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Para tal, foram realizados um mapeamento dos cursos de graduação em Psicologia nas cinco regiões do país e uma busca de documentos oficiais que regulamentam o ensino e a profissão de Psicologia. Como percurso metodológico, foi feito um levantamento de dados na plataforma digital do e-MEC, no ano de 2019, a partir dos quais verificou-se a existência de 693 cursos de graduação em Psicologia cadastrados no país. Além disso, foi feita a análise de documentos legais referentes ao ensino de psicologia, em especial aqueles vinculados ao currículo mínimo e às DCNs. Tal análise contou com o auxílio de discussões teóricas da literatura acerca da formação em Psicologia no Brasil. As análises foram sistematizadas a partir de cinco eixos: no primeiro, abordamos o processo de normatização da profissão e da formação em Psicologia; no segundo, as críticas acerca desse processo e as propostas de mudanças curriculares; nos terceiro e quarto eixos, revisitamos os debates referentes às DCNs até o presente momento; e no quinto e último, apresentamos os resultados do mapeamento realizado. Notamos, assim, que a maioria dos cursos funcionam no eixo Sudeste-Sul, e que dentro da quantidade amostral escolhida, 123 Instituições de Ensino Superior (IES) possuem o componente curricular com a denominação de “História da Psicologia”. Verificamos, também, que existe um padrão na forma como as matrizes curriculares são estruturadas e seus componentes curriculares, ofertados. Por fim, retornamos à discussão de alguns pontos, como: a presença frequente de História da Psicologia nos currículos dos cursos de graduação em Psicologia e a importância que essa presença representa para uma formação crítica da psicóloga, visto estar, esse componente curricular, manifesto desde a proposta do primeiro curso de graduação em Psicologia – muito antes de a Psicologia ser considerada uma profissão e um campo de ensino em termos oficiais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da psicologiapt_BR
dc.subjectFormação em psicologiapt_BR
dc.subjectEnsino de psicologiapt_BR
dc.subjectDiretrizes curricularespt_BR
dc.subject.otherPsicologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherPsicologia - História - Tesespt_BR
dc.subject.otherPsicologia - Estudo e ensino - Tesespt_BR
dc.subject.otherEnsino - Currículos - Tesespt_BR
dc.titleFormação em psicologia : o caso da história da psicologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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Dissertação Luisa Xavier - versão final defendida - Copia (1).pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


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