Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46314
Type: Tese
Title: Competência em informação dos profissionais que atuam em museus: contribuição com os fazeres museológicos em inter-relação com a aprendizagem e a comunidade de prática
Authors: Cláudia Maria Alves Vilhena
First Advisor: Célia da Consolação Dias
First Referee: Elizete Vieira Vitorino
Second Referee: Heloísa Helena Fernandes Gonçalves da Costa
Third Referee: Regina Célia Baptista Belluzzo
metadata.dc.contributor.referee4: Teresa Cristina Scheiner
Abstract: Assim como em todos os domínios, a informação também é crucial para a prática diária do trabalho da equipe de trabalhadores de um museu. A cadeia operatória museológica é precedida do insumo informacional para sua realização. Nesse contexto, a informação no museu é trabalhada, mantida, organizada, mediada, transformada e compartilhada pelos profissionais que atuam nesses espaços, indistintamente da função que estejam exercendo. A equipe de trabalhadores é formada por profissionais dos serviços de limpeza, segurança, bolsistas, trabalhadores ligados diretamente às funções de salvaguarda e comunicação (incluindo os estagiários e terceirizados) e à gestão do museu. Afinal, todos fazem parte da equipe do museu e de alguma forma lidam com o insumo informação. Logo, esta pesquisa entende e denomina todos os profissionais da informação em museu como sendo profissionais da informação em museu. Assim sendo, o objeto de pesquisa desta tese se referiu aos profissionais da informação em museu, que, ao trabalharem em um sistema de informação, pressupõem que todas as atividades museológicas fazem ou deveriam fazer parte de um fluxo compartilhado de informações. Pois somente compartilhando as informações técnicas relativas aos fazeres museais é que os profissionais terão a possibilidade de minimizar suas necessidades de informação, uma vez que a necessidade de informação é constante e mutável. Nesse sentido, a competência em informação como processo de aprendizagem contínua e coletiva pode contribuir para impulsionar o trabalho da equipe. Para tanto, é necessário que o museu propicie um ambiente voltado para a interação social, como uma comunidade de prática. Para tal, a investigação buscou responder à seguinte questão: Como se relacionam os profissionais da informação em museu, na prática diária do trabalho, no que se refere a necessidade, o uso e ao compartilhamento da informação, alusivos aos fazeres museológicos. Os procedimentos metodológicos da pesquisa partiram de uma revisão sistemática de literatura, criação do instrumento de pesquisa e na criação de categorias analíticas baseadas nas dimensões da competência em informação dos dados coletados, quais sejam: categoria de dimensão técnica da competência em informação, categoria de dimensão estética da competência em informação, categoria de dimensão ética da competência em informação e a categoria de dimensão política da competência em informação. A seleção da amostra para a realização da pesquisa com os profissionais da informação em museu foi extraída da plataforma MUSEUSbr do Instituto Brasileiro de Museus. A ambiência da pesquisa ocorreu em todos o Estado de Minas Gerais, por meio das 12 mesorregiões que o compõe. A pesquisa teve como objetivo geral compreender a competência em informação que o profissional da informação em museu possui e aquela que lhe é necessária, de forma a atenuar sua necessidade de informação durante a prática diária do trabalho, acerca do uso e do compartilhamento da informação nos fazeres museológicos. Os objetivos específicos foram: discutir, com base na literatura, a competência em informação e suas dimensões no tocante às atividades executadas pelos profissionais da informação em museu; identificar as necessidades de informação dos profissionais da informação em museu, considerando as dimensões da competência em informação técnica, estética, ética e política; averiguar se as instituições pesquisadas trabalham com sua equipe como em uma comunidade de prática (mediação e compartilhamento da informação - aprendizagem coletiva e continuada – infoeduação - colaboração); e, por fim, propor uma matriz de competência em informação para a execução das atividades museológicas. Os achados da investigação indicaram, entre outros aspectos, a falta de repasses dos recursos financeiros advindos dos governos para a manutenção dos museus, o que reflete diretamente em não desenvolver programas de formação para os profissionais da informação em museu por parte da gestão. A pesquisa propôs uma matriz de desenvolvimento da competência em informação para as atividades museais relativas à apropriação da informação, a qual pode e deve ser adaptável para cada museu e sua equipe, com o intuito de atender as especificidades e necessidades de informação. A conclusão que a tese apontou com os desdobramentos da pesquisa foi que a competência em informação se assemelha às instituições museológicas. Ambas são processos dinamizadores de emancipação dos cidadãos, pois nada mais atual do que o indivíduo, ao se apropriar da informação e das tecnologias de informação, conhecer e respeitar as mais diversas representatividades de culturas existentes.
Abstract: As in all domains, information is also crucial for the daily practice of the work of a museum staff. The museum operational chain is preceded by the informational input for its realization. In this context, information in the museum is worked on, maintained, organized, mediated, transformed and shared by professionals who work in these spaces, regardless of the role they are performing. The team of workers is made up of professionals from cleaning services, security, scholarship holders, workers directly linked to the safeguarding and communication functions (including interns and outsourced workers) and to the management of the museum. After all, everyone is part of the museum team and somehow deals with the information input. Therefore, this research understands and calls all museum workers, as information professionals in museums. Therefore, the object of investigation of the research referred to information professionals in museums, who, when working in an information system, presupposes that all museological activities are or should be part of a shared flow of information. Because it is only by sharing technical information related to museum activities that professionals will be able to minimize their information needs, since the need for information is constant and changing. In this sense, information literacy as a continuous and collective learning process can contribute to boosting teamwork. Therefore, it is necessary for the museum to provide an environment aimed at social interaction, as a community of practice. To this end, the investigation sought to answer the following question: How do information professionals in museums relate to the daily practice of work, with regard to the need, use and sharing of information, alluding to museological activities. The methodological procedures of the research started from a systematic literature review, creation of the research instrument and the creation of analytical categories based on the dimensions of information literacy of the collected data, namely: category of technical dimension of information literacy, category of dimension aesthetics of information literacy, the ethical dimension category of information literacy and the political dimension category of information literacy. The selection of the sample for carrying out the research with information professionals in museums was extracted from the MUSEUSbr platform of the Brazilian Institute of Museums. The research environment took place throughout the State of Minas Gerais, through the 12 mesoregions that compose it. The research had as general objective to understand the information literacy that the information professional in the museum has and the one that is necessary to him, in order to attenuate his need for information during the daily practice of work, about the use and sharing of information in the museum activities. The specific objectives were: to discuss, based on the literature, information literacy and its dimensions regarding the activities performed by information professionals in museums; identify the information needs of information professionals in 13 museums, considering the dimensions of literacy in technical, aesthetic, ethical and political information; to find out if the researched institutions work with their team as in a community of practice (mediation and information sharing - collective and continuous learning - infoeducation - collaboration); and, finally, to propose an information competence matrix for the execution of museological activities. Results: The research findings indicated, among other aspects, a lack of financial resources from governments for the maintenance of museums, which directly reflects the management's failure to develop training programs for information professionals in museums. In this way, in a self-sustaining way, the research proposed a matrix for the development of information literacy for museum activities related to the appropriation of information, which can and should be adaptable for each museum and its team, in order to meet the specificities and information needs. The conclusion observed with the development of the research was that the movement of information literacy is similar to museum institutions. Both are dynamic processes of citizens' emancipation by promoting continuous and collective learning, since nothing is more current than the individual, when appropriating information and information technologies, knowing and respecting the different forms of existing cultural representation.
Subject: Ciência da Informação
Competência em informação
Museologia
Museus
Interação social
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46314
Issue Date: 16-Feb-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE DOUTORADO VERSÃO FINAL CLÁUDIA MARIA ALVES VILHENA ENTREGUE 20 MAIO 2022.pdf16.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.