Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46321
Type: Tese
Title: As relações de gênero na trajetória da pessoa bibliotecária
Authors: Hugo Avelar Cardoso Pires
First Advisor: Claudio Paixão Anastácio de Paula
First Referee: Ana Paula Meneses Alves
Second Referee: André Márcio Picanço Favacho
Third Referee: Alberth Sant´Ana Costa da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: João Arlindo dos Santos Neto
metadata.dc.contributor.referee5: Gilda Olinto de Oliveira
Lígia Maria Moreira Dumont
Abstract: Ancorada nos aportes teóricos do gênero, da sua ligação com as relações desiguais de poder e como ele atua na constituição das identidades, a presente pesquisa se caracteriza como exploratória, de caráter histórico e qualitativa, que teve como objetivo geral investigar como bibliotecárias/os formadas/os na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) percebem as relações de gênero em suas trajetórias e formações profissionais e nos locais que ocupam na sociedade. Assim, foram realizadas treze entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado com pessoas formadas em Biblioteconomia na UFMG em diferentes épocas e constatouse que, apesar das relações de gênero se mostrarem presentes nas trajetórias de escolha de curso, não se verificou ação direta delas no momento da escolha profissional e nem nas áreas de interesse durante a graduação. Entretanto, pode-se observar elementos generificados nas imagens evocadas pelas pessoas entrevistadas sobre a/o profissional bibliotecária/o, além de uma maior percepção acerca das relações de gênero na profissão, como no reconhecimento de que os homens possuem vantagens em uma profissão feminilizada, na diferença de tratamento dado pelo público a mulheres e homens que exercem a profissão. Ademais, a interseção entre os marcadores de gênero, raça e classe apresentou-se na trajetória das pessoas, abrindo espaço para pesquisas futuras que se debrucem sobre como a articulação gênero-raça-classe atua na constituição da profissão e no lugar que ela ocupa na sociedade. Também são necessárias pesquisas que aprofundem as diferenças de rendimentos entre homens e mulheres bibliotecárias e como as relações de gênero também atuam na trajetória das pessoas bibliotecárias LGBTQIAP+.
Abstract: Anchored in the theoretical contributions of gender, its connection with unequal power relations and how it acts in the constitution of identities, this thesis has a historical and exploratory character, it is defined as qualitative and had as its general objective to investigate how Librarianship alumni from Federal University of Minas Gerais (UFMG) perceive gender relations in their professional training and trajectories and in the places they occupy in society. Thus, in-thirteen depth interviews were conducted with a semi-structured questionnaire with people with a degree in Librarianship at UFMG at different times and it was found that despite gender relations being present in the course choice trajectories, gender relations did not play a role at the time of professional choice nor in the areas of interest during college. However, gendered elements can be observed in the images evoked by the people interviewed about the professional librarian, in addition to a greater perception of gender relations in the profession, such as the recognition that men have advantages in a feminized profession, in the difference in treatment given by the public to women and men who exercise the profession. Furthermore, the intersection between the markers of gender, race and class appeared in the trajectory of people, opening space for future research that focuses on how the gender-race-class articulation acts in the constitution of the profession and in the place it occupies in society. Further research that deep the income differences between male and female librarians and how gender relations also play a role in the trajectory of LGBTQIAP+ librarians are also needed.
Subject: Ciência da Informação
Bibliotecários - formação profissional
Divisão do trabalho por sexo
Relações de gênero
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46321
Issue Date: 20-Jul-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE - HUGO AVELAR CARDOSO PIRES.pdf3.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.