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dc.contributor.advisor1Marcellus Henrique Rodrigues Bastospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2060669280703313pt_BR
dc.creatorRaphael Pereira Calmonpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7048136638935809pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-18T15:26:25Z-
dc.date.available2022-10-18T15:26:25Z-
dc.date.issued2020-01-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46323-
dc.description.abstractThe image and reputation of an educational institution is an intangible asset of high value, and must be subject to risk management to avoid crises, through the establishment of relationships with the various stakeholders, mainly in the journalistic sector. The importance of this relationship increases due to the new dynamics of communication and information dissemination promoted by the internet, capable of shaking or destroying an organization's reputation in a very short time. In an analysis of 95 reports published by Rede Gazeta, an affiliate of Rede Globo television, between May and November 2019, we verified whether there was participation of Ufes in the construction of the disseminated journalistic content, and whether this participation contributed to revert, or at least minimize, the possible effects of reports with a negative aspect. The study concluded that the participation of Ufes in the formation of the content is very low, with almost zero effects on the aspect of the reports, demonstrating the absence of a relationship between the institution and the analyzed channel, and indicating the need to establish an institutional relationship policy. with the media sector, mainly the journalistic one, in order to manage possible image crises and prevent impacts on the institution's reputation.pt_BR
dc.description.resumoA imagem e a reputação de uma instituição de ensino é um capital intangível de alto valor, e deve ser objeto de gestão de riscos para se evitar crises, através do estabelecimento de relações com os diversos stakeholders, principalmente do setor jornalístico. A importância desse relacionamento aumenta devido à nova dinâmica de comunicação e divulgação de informações promovida pela internet, capaz de abalar ou destruir a reputação de uma organização em pouquíssimo tempo. Em análise de 95 reportagens veiculadas pela Rede Gazeta, filiada da Rede Globo de televisão, entre maio e novembro de 2019, verificamos se houve participação da Ufes na construção do conteúdo jornalístico divulgado, e se essa participação contribuiu para reverter, ou ao menos minimizar, os possíveis efeitos de reportagens com aspecto negativo. O estudo concluiu que a participação da Ufes na formação do conteúdo é baixíssima, com efeitos quase nulos sobre o aspecto das reportagens, demonstrando a ausência de relacionamento entre a instituição e o canal analisado, e indicando a necessidade de estabelecimento de uma política de relacionamento institucional com o setor de mídia, principalmente o jornalístico, com o objetivo de gerenciar possíveis crises de imagem e impedir impactos na reputação da instituição.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superiorpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão da imagempt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectCrises de reputaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Espírito Santopt_BR
dc.subject.otherUniversidade Federal do Espírito Santo - Relações públicaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades - Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherImagem coorporativapt_BR
dc.subject.otherComunicação de massa e opinião públicapt_BR
dc.subject.otherImprensapt_BR
dc.title(Des) construção da imagem organizacional: análise de reportagens do portal G1 sobre a Universidade Federal do Espírito Santo.pt_BR
dc.title.alternative(Dis) construction of the organizational image. analysis of reports from the G1 portal about the Federal University of Espírito Santo.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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