Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46327
Type: Tese
Title: Trajetórias de professores empreendedores da área de tecnologia da informação que geraram riqueza: estudo de casos em três universidades públicas federais brasileiras
Other Titles: Entrepreneurial professor's trajectories in the information technology area who generated wealth: cases study in three Brazilian federal public universities
Authors: Paula Geralda Barbosa Coelho
First Advisor: Márcia Siqueira Rapini
First Referee: Anderson da Silva Soares
Second Referee: Jonathan Simões Freitas
Third Referee: Ado Jório de Vasconcelos
metadata.dc.contributor.referee4: Adriano César Machado Pereira
Abstract: O empreendedorismo acadêmico pode ser usado para realizar a transferência de conhecimento e de tecnologia (TCT). Na literatura, a criação de Spin-offs Acadêmicas (SOAS) é um dos canais de TCT muito estudado no empreendedorismo acadêmico. O uso de diversos canais de TCT, além de criação de SOAs, pode ser fonte de oportunidades para o transbordamento do conhecimento e de inovação (da universidade para a sociedade) com geração de riqueza. A investigação sobre empreendedorismo acadêmico, embora com amplo espectro, ainda apresenta lacunas na literatura a serem exploradas. Em relação ao empreendedorismo acadêmico no Brasil, faltam estudos que expliquem mais especificamente como o professor de uma universidade pública federal brasileira faz para transferir conhecimento, tecnologia e empreender. A incipiência de estudos concernentes à trajetória de professores empreendedores de sucesso e da exploração do uso de diversos canais de TCT no empreendedorismo acadêmico para a geração de riqueza são as principais motivações desta Tese. O objetivo geral deste trabalho é identificar as estratégias mobilizadas durante a trajetória da vida de inovação de professores empreendedores da área de Tecnologia da Informação (TI), que converteram conhecimento e ativos científicos em riqueza. Para atingir esse objetivo, foi implementada uma abordagem adaptada de roadmapping retrospectivo, para o mapeamento da trajetória da vida de inovação de seis professores de três universidades públicas federais brasileiras, da área de TI. A coleta de dados e análise qualitativa usando roadmapping e roadmap adaptados pela autora foi útil para elucidar as principais estratégias mobilizadas pelos professores empreendedores e entender como eles empreenderam e transferiram conhecimento e tecnologia. Foram identificadas 136 estratégias mobilizadas pelos professores, que utilizaram diversos canais para a TCT. Estas estratégias acarretaram numa criação e distribuição de valor, com considerável riqueza. Os resultados mostraram que não existe um padrão na trajetória de empreendedorismo e de inovação dos professores dos casos, embora existam várias estratégias que são comuns aos mesmos. Uma delas foi o ponto de partida e sustentação da vida de inovação dos professores empreendedores: a formação na universidade de mão de obra qualificada, a partir de pesquisa intensiva em conhecimento buscando solucionar problemas reais do mercado. Evidências mostraram a existência de determinantes para o empreendedorismo acadêmico, a saber: institucionais; individuais; acesso a conhecimento em gestão; e acesso a recursos (humanos, físicos, financeiros, sociais e tecnológicos). A autora neste trabalho propõe uma versão preliminar do framework conceitual KTTRM (Knowledge and Technology Transfer Roadmapping) criado para a TCT em universidades, na área de TI. O KTTRM foi elaborado considerando as análises e resultados deste trabalho e as sugestões de professores que participaram de uma reunião presencial na Universidade de Cambridge, onde a autora apresentou a sua proposição de pesquisa de Tese e a adaptação do roadmapping e roadmap. O KTTRM tem o potencial de ampliar as perspectivas para a TCT nas universidades públicas federais brasileiras para a geração de riqueza (tangível e intangível).
Abstract: Academic entrepreneurship can be used to realize knowledge and technology transfer (KTT). In the literature, Academic Spin-offs creation (ASOs) is one of the most studied TCT channels in academic entrepreneurship. The use of different KTT channels, in addition to the creation of ASOs, can be a source of opportunities for the transfer of knowledge and innovation (from the university to society) with the generation of wealth. Although with a broad spectrum, research on academic entrepreneurship still has gaps in the literature to be explored. About academic entrepreneurship in Brazil, there is a lack of studies that explain more specifically how the professor at the federal public university of Brazil does to transfer knowledge and technology and to undertake. The incipient studies concerning the trajectory of successful entrepreneurial professors and the exploration of the use of different KTT channels in academic entrepreneurship for the generation of wealth are the main motivations of this Thesis. The general objective of this work is to identify the strategies mobilized during the life trajectory of innovation of entrepreneurial professors in the Information Technology (IT) area, who converted knowledge and scientific assets into wealth. To meet this objective, an adapted approach of retrospective roadmapping was implemented to map the trajectory of the life of innovation of six professors from three federal public universities of Brazil, in the IT area. Data collection and qualitative analysis using roadmapping and roadmap adapted by the author was useful to elucidate the main strategies mobilized by entrepreneurial professors and understand how they undertook and transferred knowledge and technology. 136 strategies mobilized by professors were identified, using different channels for KTT. These strategies resulted in a creation and distribution of value, with considerable wealth. The results showed that there is no pattern in the entrepreneurship and innovation trajectory of the case professors, although there are several strategies that are common to the cases. One of them was the starting point and sustaining the life of innovation of entrepreneurial professors, training qualified labor at the university, based on intensive research in knowledge seeking to solve real market problems. Evidence showed the existence of determinants for academic entrepreneurship, namely: institutional; individual; access to management knowledge; and access to resources (human, physical, financial, social, and technological). The author in this work proposes a preliminary version of the KTTRM (Knowledge and Technology Transfer Roadmapping) conceptual framework created for KTT in universities, in the IT area. The KTTRM was developed considering the analyses and results of this work and the professors' suggestions who participated in a face-to-face meeting at the University of Cambridge, where the author presented her thesis research proposal and the adaptation of roadmapping and roadmap. KTTRM has the potential to broaden the perspectives for TCT in Brazilian federal public universities for the generation of wealth (tangible and intangible).
Subject: Inovações tecnológicas
Empreendedorismo
Professores universitários
Tecnologia da Informação
Transferência de tecnologia
Propriedade intelectual
Patentes
Universidades e faculdades públicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/46327
Issue Date: 5-Jul-2022
metadata.dc.description.embargo: 5-Jul-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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