Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46330
Type: Tese
Title: Heurísticas no empreendedorismo digital: identificação e framework de suporte à seleção, aplicação e aprendizagem empreendedora
Other Titles: Heuristics in digital entrepreneurship: identification and supportive framework for selection, use and entrepreneurial learning
Authors: Matheus Luiz Pontelo de Souza
First Advisor: Raoni Barros Bagno
First Co-advisor: Jonathan Simões Freitas
First Referee: André Leme Fleury
Second Referee: Mario Sergio Salerno
Third Referee: Carlos Alberto Tagliati
metadata.dc.contributor.referee4: Adriana Ferreira de Faria
Abstract: A tomada de decisão e ação em ambientes complexos e mutáveis, repletos de incerteza, com severa limitação de informação e recursos, é uma realidade do empreendedorismo digital, fenômeno de destacada relevância para a pesquisa e prática. Métodos e abordagens diversos buscam apoiar tal tomada de decisão/ação, predominantemente influenciados, contudo, pelo mainstream de pesquisa voltado a métodos de otimização e à racionalidade clássica, apoiada na crença de que mais modelos, mais dados, mais cálculos e mais otimização resultam em melhor tomada de decisão. No entanto, evidências da literatura indicam que em ambientes como o exposto, abordagens de tomada de decisão e ação baseadas em heurísticas são superiores em termos de performance, velocidade e menor custo. Heurísticas, por sua simplicidade, são fáceis de lembrar, comunicar e atualizar, previnem a perda de conhecimento-chave nas organizações, são úteis para apoiar a coordenação em meio a mudanças e apresentam papel-chave na aprendizagem empreendedora. Sabe-se que organizações desenvolvem portfólios de heurísticas que acumulam conhecimento acessível aos tomadores de decisão, constituindo os fundamentos da construção de capabilidades organizacionais de suporte, por exemplo, para o delicado balanceamento entre eficiência e flexibilidade, para a inovação e para a mudança organizacional. Contudo, há lacunas tanto no que diz respeito ao portfólio de heurísticas identificado quanto no que seja a estrutura de um portfólio de heurísticas. Essas lacunas prejudicam a acessibilidade a heurísticas e seus benefícios, especialmente entre empreendedores inexperientes. De tal problemática deriva a questão orientadora deste estudo: Quais são as principais heurísticas organizacionais usadas por empreendedores digitais? Dessa pergunta, deriva-se uma questão acessória voltada aos desafios de seleção de heurísticas/métodos. Por meio de robusto procedimento metodológico guiado pela análise de template, foram compiladas mais de 1600 páginas de livros contendo alto volume de heurísticas a respeito de mais de 70 casos de empreendedorismo digital. 1834 heurísticas foram obtidas e organizadas na primeira versão encontrada na literatura de um portfólio de heurísticas organizacionais. Este portfólio, estruturado em diagrama de árvore com quatro níveis, amplia a acessibilidade às heurísticas. Tal acessibilidade está ordenada de modo a difundir os benefícios das heurísticas, especialmente no que diz respeito à aprendizagem empreendedora. Ainda, o estudo contribuiu com a expansão do conceito de racionalidade ecológica, apoiando uma melhor seleção de heurísticas/métodos por meio da adaptação das heurísticas ao ambiente, bem como adaptação à tarefa/desafio à mão. Por fim, este estudo contribuiu preenchendo lacuna da recente tradição de estudos empíricos sobre heurísticas que utilizaram procedimentos de codificação, pois, ao contrário de campos mais maduros, antes deste estudo não havia um template de referência adaptado a heurísticas em ambientes como o do Empreendedorismo Digital.
Abstract: Decision-making and action in environments such as Digital Entrepreneurship involve a significant degree of complexity, change, and uncertainty. Plus, entrepreneurs are severely constrained by information and resource scarcity. This scenario makes the phenomenon of entrepreneurial decision-making and action relevant for research and practice. Several tools seek to support such phenomenon; however, they are still tied to the mainstream of research and his beliefs in optimization methods, classical rationality, and in the understanding that more models, more data, more calculus, and more optimization led to better decision making. On the other hand, evidence from literature shows the opposite: For environments like the exposed, heuristic-based decision-making is superior in terms of better performance, higher speed, and reduced costs. Since heuristics are simple, they are easy to remember, communicate, and update, preventing the loss of critical knowledge in organizations. They are also useful to entrepreneurial learning and to support coordination on the fly. It is known that heuristic portfolios constitute foundations of capability creation related to innovation, organizational change, and the fragile balance between efficiency and flexibility, especially since heuristics portfolios accumulate a large volume of knowledge that is actionable to decision-makers. Nonetheless, literature on heuristics presents gaps related both to the identification of heuristic portfolios and to the structure that such a portfolio may have. These gaps hamper the diffusion of heuristics and their benefits, especially among inexperienced entrepreneurs. From these issues, a research question was drawn to guide this study: Which are the main organizational heuristics used by digital entrepreneurs? From this question, a secondary one is related to the challenges of heuristics and tools selection. To answer, a robust methodological procedure was carried out following principles of template analysis: more than 1600 pages of books containing a high volume of heuristics were coded, involving more than 70 cases of digital entrepreneurship. 1834 heuristics were obtained and organized in the first version of a portfolio of organizational heuristics. To amplify the accessibility of the identified heuristics, this portfolio was built over an easy-to-use tree diagram structured in four levels. With the goal of helping diffusion of heuristics and its benefits, with a special focus on entrepreneurial learning. The study contributes to an expansion of the concept of ecological rationality, helping to solve challenges related to the selection of heuristics/tools through adaptation to the environment and to the tasks/challenges at hand. Finally, a contribution is made to the field of empirical research which uses codification procedures to study heuristics: Unlike more mature research fields that use codification procedures, there were no template of reference in Digital Entrepreneurship field of research. So, the template developed for codification may evolve into a reference template to the field.
Subject: Inovações tecnológicas
Heurística
Incerteza
Processo decisório
Empreendedorismo
Aprendizagem organizacional
Mídia digital
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46330
Issue Date: 7-Feb-2022
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