Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46340
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dc.contributor.advisor1Jorge Alexandre Barbosa Nevespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5400214667102569pt_BR
dc.contributor.referee1Narrayra Granier Cunhapt_BR
dc.contributor.referee2Simone Evangelista Fonsecapt_BR
dc.creatorBeatriz Santos Carvalho Rosapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-18T20:55:52Z-
dc.date.available2022-10-18T20:55:52Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46340-
dc.description.resumoO presente estudo objetivou relatar um exemplo de acordo de cooperação mútua na saúde pública assim como os ganhos advindos dessa inciativa. Foi desenvolvido numa Rede Pública de Hospitais que administra 21 unidades assistenciais, localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte e no interior do Estado de Minas Gerais, que prestam serviços de saúde e assistência hospitalar de importância estratégica, em níveis secundário e terciário de complexidade, por meio de estrutura hospitalar organizada e integrada ao SUS. Partiu-se da seguinte questão norteadora: “Tendo em vista a necessidade de aprimoramento dos processos de trabalho em saúde e formação profissional, quais são os ganhos de uma parceria de cooperação mútua para tais fins? ” A partir do conceito de Educação Permanente em Saúde e considerando a implementação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e a demanda da população na prestação de serviços públicos de qualidade tem-se, de um lado, as Instituições de Ensino Públicas e Privadas que visam preparar estudantes para a vida profissional, por meio da realização de estágio curricular obrigatório numa Rede Pública de Hospitais do Estado de Minas Gerais a fim de propiciar um aprendizado de competências inerentes à atividade profissional contextualizada à grade curricular do curso e ao Sistema Único de Saúde. Por outro lado, em contrapartida, as Instituições de Ensino parceiras oferecem ações voltadas ao ensino, à pesquisa e à inovação, seja por meio de cursos de capacitações diversas, bolsas de graduação e pós-graduação, etc., aos profissionais de saúde que atuam na respectiva Rede Pública de Hospitais. Tal parceria propicia, além do ganho recíproco para as partes envolvidas, para o estudante, usuário do sistema, ainda produz um ganho cíclico que aprimora o campo, atualiza os profissionais e os processos de trabalho em saúde.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Permanentept_BR
dc.subjectIntegração Serviço-Ensinopt_BR
dc.subjectEducação Continuadapt_BR
dc.subjectConvênio de Estágiopt_BR
dc.subjectEstágio Curricularpt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleOs ganhos advindos de acordo de cooperação mútua: um caso na saúde públicapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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TCC Beatriz Santos Carvalho Rosa versão final 01-08-2022.pdfOs ganhos advindos de acordo de cooperação mútua: um caso na saúde pública.1.69 MBAdobe PDFView/Open


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