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dc.contributor.advisor1Lívia de Castro Magalhãespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1152950813115141pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Beatriz de Arruda Pereira Galvãopt_BR
dc.creatorCarolina Pereira da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-19T12:55:18Z-
dc.date.available2022-10-19T12:55:18Z-
dc.date.issued2012-03-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46354-
dc.description.abstractIntroduction: Developmental Coordination Disorder (DCD) is a condition difficult to diagnose that interferes with the performance of daily activities requiring motor coordination skills. Several tests are used in research and clinical practice to evaluate the motor components related to difficulties experienced by these children. However, their results are not sufficient to predict the functional performance of daily life of children with DCD. Objective: To investigate the relationship between motor components, particularly bilateral motor coordination and balance, and functional performance in the area of activities with the ball. Methods: Secondary analysis of the database project in progress, with a sample of 27 children (seven and eight years of age) identified with DCD and their peers without motor problems. We examined the relationship between the test results Movement Assessment Battery for Children - MABC-2 and the observations of parents and teachers about the child's motor skills at home and at school, through Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brazil) and questionnaires from parents and teachers of the Assessment Coordination and Motor Skills (ACOORDEM). Results: Mann Whitney test indicated that children with DCD had significantly lower results than the typical children of the same age in all evaluated items. The Spearman coefficient indicated significant associations between the variables representing sensorimotor components (motor coordination and balance) and the variables of functional performance, but low to moderate magnitude. Discussion: The results of this study are in line with previous research highlighting the poor motor performance of children with DCD. The magnitude of the association shows that, for carrying out activities with balls, sensorimotor components are important and influence the functional performance, as noted by the parents. However, the results do not fully explain the function of the child and suggest the existence of other factors that may influence performance in everyday activities with balls. Conclusion: It is essential that professionals working with children with DCD broaden his view of the functional performance, in addition to sensorimotor deficits, and start to analyze the motor disorder in different focus Parents and teachers play a fundamental role in the therapeutic process, to contribute with information about the activity and participation of children, helping the decision-making in treatment. Future studies should investigate other variables such as the environmental context and motivation of the child, which may facilitate or restrict the individual's functional performance.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é uma condição de difícil diagnóstico que interfere na realização de atividades cotidianas que requerem habilidades de coordenação motora. Vários testes são utilizados, em pesquisas e na prática clínica, para avaliar os componentes motores relacionados às dificuldades vivenciadas por estas crianças. Contudo, seus resultados não são suficientes para predizer o desempenho funcional cotidiano das crianças com TDC. Objetivo: Investigar a relação entre componentes motores, especialmente coordenação motora bilateral e equilíbrio, e o desempenho funcional na área de atividades com bola. Métodos: Análise secundária de banco de dados de projeto em andamento, com amostra de 27 crianças (sete e oito anos de idade) identificadas com TDC e seus pares sem problemas motores. Foi examinada a relação entre os resultados do teste Movement Assessment Battery for Children - MABC-2 e as observações de pais e professores sobre as habilidades motoras da criança, em casa e na escola, por meio do Developmental Coordenation Disorder Questionnaire (DCDQ-Brasil) e dos questionários de pais e professores da Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM). Resultados: Teste de Mann Whitney indicou que as crianças com TDC tiveram resultados significantemente mais baixos do que das crianças típicas de mesma idade em todos os itens avaliados. O coeficiente de Spearman indicou associações significativas entre as variáveis que representaram componentes sensório-motores (coordenação motora e equilíbrio) e as variáveis de desempenho funcional, porém de magnitude baixa a moderada. Discussão: Os resultados deste estudo estão em conformidade com pesquisas anteriores que destacam o precário desempenho motor de crianças com TDC. A magnitude da associação demonstra que, para a realização de atividades com bola, os componentes sensório-motores são importantes e influenciam o desempenho funcional, como observado pelos pais. Contudo, os resultados obtidos não explicam completamente a função da criança e sugerem a existência de outros fatores que podem influenciar o desempenho cotidiano em atividades com bola. Conclusão: É essencial que os profissionais que trabalham com crianças com TDC ampliem seu olhar sobre o desempenho funcional, para além dos déficits sensório-motores, e passem a analisar o transtorno motor sob diferentes focos. Pais e professores exercem papel fundamental no processo terapêutico, ao contribuir com informações sobre a atividade e participação da criança, auxiliando a tomada de decisão no tratamento. Estudos futuros devem investigar outras variáveis, como o contexto ambiental e a motivação da criança, que possam facilitar ou restringir o desempenho funcional do indivíduo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesempenho funcionalpt_BR
dc.subjectHabilidades com bolapt_BR
dc.subjectTranstorno do desenvolvimento da coordenaçãopt_BR
dc.subject.otherCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subject.otherCapacidade motora - Distúrbiospt_BR
dc.subject.otherCapacidade motora nas criançaspt_BR
dc.subject.otherJogos com bolapt_BR
dc.titleCorrelação entre coordenação motora e desempenho funcional em atividades com bola em crianças com e sem Transtorno do Desenvolvimento da Coordenaçãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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