Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/46356
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Zélia Araújo Cotta Coelho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7385017327119671 | pt_BR |
dc.creator | Carolina Maciel Nogueira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0602474927347098 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T13:00:37Z | - |
dc.date.available | 2022-10-19T13:00:37Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/46356 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a literature review that investigated interventions in people with severe motor impairment (GMFCS V). Bibliographic searches were carried out in the electronic databases Medline / PubMed, Lilacs, SciELO, OTDBASE in the period 1996 to 2008, and after selection of articles, eight studies were included in this review. The main interventions documented in the literature were taping, passive stretching, early stimulation, assistive technology, the hippotherapy and dance. Among the interventions, the taping and passive stretching did not show significant improvement in all samplesAssistive technologies have proved as important clinical tools to optimize and improve the participation of this population in relevant contexts, in communication and computer use. Early stimulation, the hippotherapy and dance showed good results in treating children and young people with severe motor impairment. However, further investigations are necessary to control, with better reliability and validity, and larger samples with greater representation to demonstrate the effectiveness of these interventions, so they play in clinical practice. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de artigos que investigaram intervenções em pessoas com graves deficiências motoras (GMFCS V). Foram realizadas buscas bibliográficas nas bases eletrônicas de dados Medline/PubMed, Lilacs, Scielo, OTDBASE, no período de 1996 a 2008, e após seleção dos artigos, oito estudos foram incluídos nesta revisão. As principais intervenções documentadas na literatura foram o taping, o alongamento passivo, a estimulação precoce, as tecnologias assistivas, a hipoterapia e a dança. Dentre as intervenções o taping e o alongamento passivo não evidenciaram melhora significativa nas amostras estudadas. As tecnologias assistivas se mostraram como importantes ferramentas clínicas para potencializar e otimizar a participação dessa população em contextos relevantes, na comunicação e no uso do computador. A estimulação precoce, a hipoterapia e a dança evidenciaram bons resultados no tratamento de crianças e jovens com grave comprometimento motor. Entretanto, são necessárias investigações mais controladas, com melhor confiabilidade e validade, além de amostras maiores, com mais representatividade que demonstrem a eficácia dessas intervenções, para que sejam reproduzidas na prática clínica. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Deficiência motora grave | pt_BR |
dc.subject | Intervenções | pt_BR |
dc.subject | Revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.title | Intervenções em crianças com paralisia cerebral grave: uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Terapia Ocupacional |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Carolina.pdf | 177.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.