Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46356
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Intervenções em crianças com paralisia cerebral grave: uma revisão da literatura
Autor(es): Carolina Maciel Nogueira
Primeiro Orientador: Zélia Araújo Cotta Coelho
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de artigos que investigaram intervenções em pessoas com graves deficiências motoras (GMFCS V). Foram realizadas buscas bibliográficas nas bases eletrônicas de dados Medline/PubMed, Lilacs, Scielo, OTDBASE, no período de 1996 a 2008, e após seleção dos artigos, oito estudos foram incluídos nesta revisão. As principais intervenções documentadas na literatura foram o taping, o alongamento passivo, a estimulação precoce, as tecnologias assistivas, a hipoterapia e a dança. Dentre as intervenções o taping e o alongamento passivo não evidenciaram melhora significativa nas amostras estudadas. As tecnologias assistivas se mostraram como importantes ferramentas clínicas para potencializar e otimizar a participação dessa população em contextos relevantes, na comunicação e no uso do computador. A estimulação precoce, a hipoterapia e a dança evidenciaram bons resultados no tratamento de crianças e jovens com grave comprometimento motor. Entretanto, são necessárias investigações mais controladas, com melhor confiabilidade e validade, além de amostras maiores, com mais representatividade que demonstrem a eficácia dessas intervenções, para que sejam reproduzidas na prática clínica.
Abstract: This paper presents a literature review that investigated interventions in people with severe motor impairment (GMFCS V). Bibliographic searches were carried out in the electronic databases Medline / PubMed, Lilacs, SciELO, OTDBASE in the period 1996 to 2008, and after selection of articles, eight studies were included in this review. The main interventions documented in the literature were taping, passive stretching, early stimulation, assistive technology, the hippotherapy and dance. Among the interventions, the taping and passive stretching did not show significant improvement in all samplesAssistive technologies have proved as important clinical tools to optimize and improve the participation of this population in relevant contexts, in communication and computer use. Early stimulation, the hippotherapy and dance showed good results in treating children and young people with severe motor impairment. However, further investigations are necessary to control, with better reliability and validity, and larger samples with greater representation to demonstrate the effectiveness of these interventions, so they play in clinical practice.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Curso de Especialização em Terapia Ocupacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46356
Data do documento: 27-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Carolina.pdf177.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.