Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/46415
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lorenzo Teixeira Vitralpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5118935461413737pt_BR
dc.creatorTamisa Miranda Drumond Nevespt_BR
dc.date.accessioned2022-10-19T19:10:53Z-
dc.date.available2022-10-19T19:10:53Z-
dc.date.issued2020-07-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46415-
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the difficulty faced by students in the distinction between the nominal adjunct and the nominal complement. For that, the approaches were analyzed in four different grammars and three textbooks. It was expected to find objective forms of differentiation between the two terms, which, however, did not occur. In addition, it was examined, with the objective of verifying the reason why the students do not differentiate the adjunct and the nominal complement, the guidelines for the teaching of Portuguese language suggested by the BNCC (Base Nacional Curricular Curriculum) and the Curriculum of Minas Gerais . Finally, it was concluded that the small differences in the approaches to the adnominal adjunct and the nominal complement, in the grammars and textbooks analyzed, are not sufficient to remedy the difficulties faced by the students, and that is why the differentiation was suggested as a proposal of these terms based on the transitivity of the name.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise sobre a dificuldade, enfrentada por estudantes, na distinção entre o adjunto nominal e o complemento nominal. Para tanto, foram analisadas as abordagens em quatro diferentes gramáticas e três livros didáticos. Esperava-se encontrar formas objetivas de diferenciação entre os dois termos, o que, no entanto, não ocorreu. Além disso, examinou-se, com o objetivo de verificar o motivo pelo qual os alunos não diferenciam a adjunto e o complemento nominal, as orientações para o ensino de língua portuguesa sugeridas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e pelo Currículo de Minas Gerais. Por fim, concluiu-se que as pequenas diferenças nas abordagens sobre o adjunto adnominal e o complemento nominal, nas gramáticas e nos livros didáticos analisados, não são suficientes para sanar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, e por isso sugeriu-se como proposta a diferenciação desses termos baseando-se na transitividade do nome.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdjunto adnominalpt_BR
dc.subjectcomplemento nominalpt_BR
dc.subjectensino de gramáticapt_BR
dc.subjectaprendizado.pt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Gramática – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleComplemento nominal e adjunto adnominal: conceituação e dificuldades de aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Gramática e Ensino

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Trabalho final.pdfComplemento nominal e adjunto adnominal: conceituação e dificuldades de aprendizagem1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.