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http://hdl.handle.net/1843/46415
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Complemento nominal e adjunto adnominal: conceituação e dificuldades de aprendizagem |
Autor(es): | Tamisa Miranda Drumond Neves |
primer Tutor: | Lorenzo Teixeira Vitral |
Resumen: | Este trabalho apresenta uma análise sobre a dificuldade, enfrentada por estudantes, na distinção entre o adjunto nominal e o complemento nominal. Para tanto, foram analisadas as abordagens em quatro diferentes gramáticas e três livros didáticos. Esperava-se encontrar formas objetivas de diferenciação entre os dois termos, o que, no entanto, não ocorreu. Além disso, examinou-se, com o objetivo de verificar o motivo pelo qual os alunos não diferenciam a adjunto e o complemento nominal, as orientações para o ensino de língua portuguesa sugeridas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e pelo Currículo de Minas Gerais. Por fim, concluiu-se que as pequenas diferenças nas abordagens sobre o adjunto adnominal e o complemento nominal, nas gramáticas e nos livros didáticos analisados, não são suficientes para sanar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, e por isso sugeriu-se como proposta a diferenciação desses termos baseando-se na transitividade do nome. |
Abstract: | This paper presents an analysis of the difficulty faced by students in the distinction between the nominal adjunct and the nominal complement. For that, the approaches were analyzed in four different grammars and three textbooks. It was expected to find objective forms of differentiation between the two terms, which, however, did not occur. In addition, it was examined, with the objective of verifying the reason why the students do not differentiate the adjunct and the nominal complement, the guidelines for the teaching of Portuguese language suggested by the BNCC (Base Nacional Curricular Curriculum) and the Curriculum of Minas Gerais . Finally, it was concluded that the small differences in the approaches to the adnominal adjunct and the nominal complement, in the grammars and textbooks analyzed, are not sufficient to remedy the difficulties faced by the students, and that is why the differentiation was suggested as a proposal of these terms based on the transitivity of the name. |
Asunto: | Língua inglesa – Estudo e ensino Língua inglesa – Gramática – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/46415 |
Fecha del documento: | 6-jul-2020 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gramática e Ensino |
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