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Tipo: Tese
Título: Acordo de cooperação técnico-científico entre Brasil e República Federal da Alemanha (1963-1982): práticas científicas e pedagógicas para a formação de professores de Educação Física
Autor(es): Fernanda Cristina Dos Santos
primer Tutor: Meily Assbú Linhales
primer Co-tutor: Alexandre Fernandez Vaz
primer miembro del tribunal : Marcus Aurélio Taborda de Oliveira
Segundo miembro del tribunal: Felipe Quintão de Almeida
Tercer miembro del tribunal: Danielle Torri
Cuarto miembro del tribunal: Cynthia Greive Veiga
Resumen: Este estudo aborda o processo de transformação de algumas práticas científicas e pedagógicas vivenciado pela Educação Física brasileira, entre as décadas de 1960 e 1980, por meio da análise de projetos destinados à formação e qualificação de seus professores, propostos a partir do “Convênio de Assistência Técnica Brasil/Alemanha”. A efetivação de tal convênio promoveu, no Brasil, a circulação de vários docentes e especialistas, dispositivos didáticos e práticas pedagógicas e científicas vindas do país europeu. Como resultado dessa cooperação foi produzido um relatório, sistematizado pela professora da Deutsche Sporthochschule Köln e coordenadora do convênio, Liselott Diem, denominado “Sportförderung in Brasilien: Bericht über die Förderung des Sports in der Föderativen Republik Brasilien durch die Bundesrepublik Deutschland 1963 bis 1982”. O documento, que versa sobre a realização dos diversos projetos desenvolvidos pelo convênio, foi tomado, neste estudo, como fonte-chave no processo de investigação. Assim, a partir das proposições destinadas à formação e qualificação dos docentes da área, descritas no referido documento, três projetos foram eleitos para uma análise mais detida. O primeiro relaciona-se à realização de cursos de aperfeiçoamento e especialização em diversas instituições brasileiras. O segundo trata da constituição dos primeiros mestrados em Educação Física, que se estabeleceram na Universidade de São Paulo e nas Universidades Federais de Santa Maria, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O terceiro diz respeito à produção e circulação de dispositivos didáticos, em especial a “Coleção Educação Física”, produzida pela editora “Ao Livro Técnico”. Além do Relatório, localizado no Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef/UFMG), outras fontes foram acessadas nesse mesmo acervo, assim como no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo, no Centro de Memória Inezil Penna Marinho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. A imprensa periódica da época também foi consultada. A mobilização desse conjunto documental permitiu compreender, a partir dos modos de fazer e de pensar, dos sujeitos e das instituições envolvidas, as contribuições da presença alemã para um movimento de transformação experienciado pela Educação Física brasileira. Por conseguinte, nota-se um deslocamento nos discursos e nas práticas científicas e pedagógicas da área, bem como nas estratégias para a qualificação de seus docentes, que passam a apostar na ciência e no esporte como signos centrais. A necessidade de estabelecer uma dependência entre aprimoramento didático, que se relacionava às técnicas de ensino e aprendizagem da prática esportiva, e ao aperfeiçoamento conceitual e científico, foi colocada em evidência pelos especialistas do país europeu. Esse movimento exigiu que distintos suportes e estratégias de produção, divulgação e circulação de conhecimentos atinentes à área fossem mobilizados e elaborados, tonando-se ferramentas didáticas frequentemente utilizadas pelos professores do país europeu. Essa dinâmica, que articulou interesses e demandas das políticas do regime militar, de sujeitos e instituições da área, dos especialistas alemães e mesmo do mercado editorial, compuseram um quadro comum que visava, sobretudo, a aposta na qualificação docente para a cientificização e modernização da Educação Física brasileira.
Abstract: This study approaches the process of transformation of some scientific and pedagogical practices experienced by Brazilian Physical Education between the 1960s and 1980s, through the analysis of projects aimed at the training and qualification of its teachers, proposed from the "Brazil/Germany Technical Assistance Agreement". This agreement promoted the circulation in Brazil of several teachers and specialists, didactic devices and pedagogical and scientific practices coming from the European country. As a result of this cooperation, a report was produced, systematized by Liselott Diem, a professor at the Deutsche Sporthochschule Köln and coordinator of the agreement, called "Sportförderung in Brasilien: Bericht über die Förderung des Sports in der Föderativen Republik Brasilien durch die Bundesrepublik Deutschland 1963 bis 1982". The document, which deals with the several projects developed by the agreement, was taken, in this study, as a key source in the research process. Therefore, from the proposals aimed at the training and qualification of teachers in the area, described in the document, three projects were chosen for a more detailed analysis. The first is related to the implementation of improvement and specialization courses in several Brazilian institutions. The second is about deals the first master's degrees in Physical Education, which were established at the University of São Paulo and at the Federal Universities of Santa Maria, Rio de Janeiro and Minas Gerais. The third concerns the production and circulation of didactic devices, especially the "Physical Education Collection", produced by the publisher "Ao Livro Técnico". Besides the Report, located in the Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef/UFMG), other sources were accessed in this same collection, as well as in the General Archive of the University of São Paulo, in the Inezil Penna Marinho Memory Center, of the Federal University of Rio de Janeiro, and in the Physical Education and Sports Center of the Federal University of Santa Maria. The press of the time was also consulted. The mobilization of this set of documents allowed us to understand, from the ways of doing and thinking of the subjects and institutions involved, the contributions of the German presence to a transformation movement experienced by Brazilian Physical Education. There is a shift in the scientific and pedagogical discourses and practices of the area, as well as in the strategies for the qualification of its teachers, who started betting on science and sport as central signs. The need to establish an interdependence between didactic improvement, which was related to the techniques for teaching and learning sports practice, and conceptual and scientific improvement, was highlighted by specialists from the European country. This movement demanded that different supports and strategies of production, dissemination and circulation of knowledge related to the area were mobilized and elaborated, becoming didactic tools frequently used by teachers in the European country. This dynamic, which articulated the interests and demands of the military regime's policies, subjects and institutions in the area, German experts, and even the publishing market, composed a common framework that aimed, above all, to focus on teacher qualification for the scientificization and modernization of Brazilian Physical Education.
Asunto: Educação
Educação - História
Educação física - História
Professores de educação física - Formação - História
Cooperação intelectual - Brasil - Alemanha
Cooperação universitária - Brasil - Alemanha
Educação - Cooperação intergovernamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46430
Fecha del documento: 26-may-2022
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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