Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46437
Type: Monografia (especialização)
Title: Trajetória docente: a experiência de formação continuada no curso de Residência Docente
Authors: Rita de Cássia Santos Pires
First Advisor: Araci Rodrigues Coelho
metadata.dc.contributor.advisor2: Alessandra Soares Santos
First Co-advisor: Alessandra Soares Santos
First Referee: Ismael Krishna de Andrade Neiva
Second Referee: Claudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci
Third Referee: Tania Margarida Lima Costa
Abstract: A presente monografia é resultado da experiência de formação continuada no Curso de Pós-graduação Lato Sensu "Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica" e é composto de um Memorial e do Plano de Ação implementado na Escola Municipal Fernando Dias Costa, regional leste de Belo Horizonte, durante o segundo semestre de 2019. No Memorial é feita uma reflexão da experiência de vida pessoal e profissional da autora incluindo a experiência formativa no Curso de Residência Docente – material que foi escrito ao longo do curso entre 2018 e 2019. O Plano de Ação foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2019 e implementado durante o segundo semestre do mesmo ano com estudantes do 9º ano do ensino fundamental. A experiência didática realizada pela disciplina de História tinha como objetivo aproximar escola e a comunidade na qual está inserida através da elaboração de um percurso histórico-cultural pelo seu entorno, identificando lugares de memória e referências culturais do bairro Taquaril B. A proposta pedagógica baseou-se na perspectiva da “Cidade Educadora” e da concepção de que os estudantes podem aprender sobre História e seus conceitos, principalmente a relação passado e presente através do estudo do meio urbano, no nosso caso, o bairro. O estudo enfocou o resgate da memória local e de sua história através da investigação dos estudantes em atividades dentro e fora do espaço escolar. As atividades objetivaram a aprendizagem em espaços não formais e o ensino para além da sala de aula. Ao final da implementação da proposta pedagógica foi produzido um folder com um mapa do entorno da escola, caracterizando os lugares de memória e as referências culturais e traçando um percurso ou trilha a ser percorrida pelos demais estudantes da escola. Esse material permanece na escola como contribuição à comunidade e representa um olhar sensível dos estudantes sobre o bairro resgatando a História Local e lançando o olhar para o que chamaram de “Taquaril do bem”. O projeto despertou nos estudantes comprometimento e uma visão dinâmica do bairro, com suas mudanças ao longo do tempo. O projeto buscou incentivar o protagonismo dos estudantes, a visão crítica da realidade local e a luta coletiva pelo direito à cidade.
Abstract: The present monography is the result of continuing education experience in the Lato Sensu Graduate Course "Teacher Residency for the Training of Basic Education Educators" and consists of a memorial and an action plan implemented at the Fernando Dias Costa Municipal School, east of Belo Horizonte, during the second half of 2019. In the Memorial, a reflection of the author's personal and professional life experience is made, including the formative experience in Teacher’s Residency Course - material that was written throughout the course between 2018 and 2019. The Action Plan was developed during the first semester of 2019 and implemented during the second semester of the same year with 9th year elementary school students. The didactic experience carried out by the discipline of History aimed to bring school and the community in which it is inserted through the elaboration of a historical-cultural path through its surroundings, identifying places of memory and cultural references of the neighborhood Taquaril B. The pedagogical proposal was based on the perspective of the "Educating City" and the conception that students can learn about History and its concepts, especially the relationship past and present through the study of the urban environment, in our case, the neighborhood. The study focused on the rescue of local memory and its history through the investigation of students in activities inside and outside the school space. The activities aimed at learning in non-formal spaces and teaching beyond the classroom. At the end of the implementation of the pedagogical proposal, a folder was produced with a map of the school's surroundings, characterizing the places of memory and cultural references and tracing a route or trail to be taken by the other students of the school. This material remains in the school as a contribution to the community and represents a sensitive look of the students about the neighborhood rescuing local history and casting a look at what they called "Taquaril of good". The project awakened in the student’s commitment and a dynamic vision of the neighborhood, with its changes over time. The project sought to encourage student participation, a critical view of the local reality and the collective struggle for the right to the city.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46437
Issue Date: 19-Sep-2020
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons