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http://hdl.handle.net/1843/46466
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A argumentação: uma proposta metodológica para o trabalho das estratégias argumentativas com alunos do Ensino Médio |
Autor(es): | Ana Tereza Silva Costa |
Primeiro Orientador: | Wander Emediato de Souza |
Primeiro membro da banca : | Izamara Barbosa Arcanjo Ferreira Silva |
Segundo membro da banca: | Stener Carvalho Fernandes Barbosa |
Resumo: | O ensino da argumentação tem se tornado cada vez mais comum em sala de aula, especialmente nas turmas do Ensino Médio, uma vez que diversas universidades públicas brasileiras adotaram a produção de textos argumentativos como uma das formas de ingresso ao ensino superior. Nesse viés, nota-se uma necessidade de estudos e de pesquisas que possam contribuir para a práxis docente no que diz respeito ao ensino de estratégias argumentativas. Sendo assim, o seguinte trabalho tem como objetivo apresentar a produção de textos argumentativos como uma proposta metodológica para o Ensino Médio, com vistas a oferecer ferramentas que possam contribuir para a prática docente ao longo das aulas. Para que se possa desenvolver a argumentação necessária, o presente trabalho será desenvolvido com base em estudos teóricos que possam amparar as discussões realizadas ao longo do texto. Além disso, algumas práticas em sala de aula serão analisadas com o propósito de compreender como o ensino da argumentação tem sido realizado, de um modo geral, nos dias de hoje. Por fim, com o objetivo de ilustrar o processo de construção argumentativa, utilizar-se-á um texto pertencente ao gênero textual artigo de opinião, publicado na página de notícias on-line da Carta Capital, já que, desse modo, as construções argumentativas poderão ser discutidas e pensadas como importantes estratégias no processo de persuasão e de convencimento do outro. |
Abstract: | The teaching of argumentation has become increasingly common in the classroom, especially in high school classes, since several Brazilian public universities have adopted the production of argumentative texts as one of the ways to enter higher education. In this bias, there is a need for studies and research that can contribute to the teaching practice with regard to the teaching of argumentative strategies. Therefore, the following work aims to present the production of argumentative texts as a methodological proposal for High School, with a view to offering tools that can contribute to teaching practice throughout the classes. In order to develop the necessary arguments, the present work will be developed based on theoretical studies that can support the discussions carried out throughout the text. In addition, some classroom practices will be analyzed in order to understand how the teaching of argumentation has been carried out, in general, nowadays. Finally, with the objective of illustrating the process of argumentative construction, a text belonging to the textual genre opinion article, published on the online news page of Carta Capital will be used, since, in this way, the argumentative constructions can be discussed and thought of as important strategies in the process of persuasion and convincing the other. |
Assunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/46466 |
Data do documento: | 19-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino |
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