Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46471
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aline Magalhães Pintopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9910639848117178pt_BR
dc.contributor.referee1Myriam Corrêa da Araújo Ávilapt_BR
dc.contributor.referee2Flávia Trocoli Xavier da Silvapt_BR
dc.creatorAna Elisa de Oliveira Medrado Drawinpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1041110048114882pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-20T22:38:31Z-
dc.date.available2022-10-20T22:38:31Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46471-
dc.description.abstractThis research seeks to discuss the work Hospício é Deus – Diário I, by Maura Lopes Cançado (1929 – 1993), an author from Minas Gerais, in order to point out the deep connection that the book presents with the notion of body. Her works consist of two books, the diary to be studied and a book of short stories called O Sofredor do Ver. The study, which involves a research on the concepts dear to the author's work, namely: body, writing, time, madness and memory, will focus on four fronts or fields: the different manifestations of the body in Hospício É Deus – Diário I; the warp of the text from memory in the work to be investigated; the way in which these pillars are related and the meaning effects that this relationship provokes. From this perspective, we will take as a hypothesis the idea that the link between body and memory writing, in production, is formed through a mirroring relationship between these two fields.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa procura discutir a obra Hospício é Deus – Diário I, de Maura Lopes Cançado, autora mineira, de modo a apontar a profunda conexão que o livro apresenta com a noção de corpo. Prática pouco estudada e por vezes figurando na invisibilidade, seus trabalhos consistem em dois livros, o diário a ser estudado e um livro de contos chamado O Sofredor do Ver. A partir do cenário proposto, as dissonâncias em relação às definições do gênero Autorretrato literário são aqui vistas como norteadoras de uma investigação que cuida por dissecar a noção de corpo em Hospício É Deus – Diário I, de Maura Lopes Cançado (1929 – 1993). O estudo, que implica uma pesquisa acerca dos conceitos caros à obra da autora, a saber: corpo, escrita, tempo, loucura e memória, será voltado para quatro frentes ou campos: as diferentes manifestações do corpo em Hospício É Deus – Diário I; a urdidura do texto de memória na obra a ser investigada; a maneira como esses pilares se relacionam e os efeitos de sentido que esta relação provoca. Nessa perspectiva, tomamos como hipótese a ideia de que o vínculo entre corpo e escrita da memória, na produção, é formado por meio de uma relação de espelhamento entre esses dois campos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectMaura Lopes Cançadopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEscriturapt_BR
dc.subjectDiáriopt_BR
dc.subject.otherCançado, Maura Lopes, 1930-1993. – Hospício é Deus – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherDiários brasileiros – História e críticapt_BR
dc.subject.otherCorpo na literaturapt_BR
dc.subject.otherEspaço e tempo na literaturapt_BR
dc.subject.otherLoucura na literaturapt_BR
dc.titleContra a carne o corpo se transformará em palavras a escrita de Maura Lopes Cançadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2023-11-30-
dc.identifier.orcid0000-0003-2751-8785pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Contra a carne o corpo se transformará em palavras a escrita de Maura Lopes Cançado.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.