Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46474
Type: Dissertação
Title: A temática mineração em sala de aula: apropriação dos três momentos pedagógicos para uma abordagem CTS no ensino de ciências
Authors: Bruna Costa de Souza
First Advisor: Juarez Melgaço Valadares
First Referee: Fábio Augusto Rodrigues e Silva
Second Referee: Luiz Gustavo Franco Silveira
Abstract: A mineração ganhou destaque e grande repercussão na mídia principalmente após os crimes ambientais e humanos da Samarco e da Vale, que ocorreram, respectivamente, em 2015 na cidade de Mariana-MG, e em 2019, na cidade de Brumadinho – MG, sendo alvo de vários debates, reflexões e críticas. A mineração, apesar de ser considerada um processo importante para a sociedade moderna, representa um desafio do ponto de vista sustentável, por ser uma atividade que altera intensamente a área minerada, provocando impactos diretos para o meio ambiente. Acreditando que situações como estas, relacionadas às atividades das mineradoras e o meio ambiente, devem ser trabalhadas em sala de aula, esta investigação teve como principal objetivo avaliar quais foram as mudanças de concepção apresentadas pelos estudantes sobre esta temática, após a aplicação de uma sequência didática com enfoque CTS associado com a dinâmica dos três momentos pedagógicos (3MP). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino na região metropolitana de Belo Horizonte/MG, em uma turma do 3° ano do Ensino Médio, durante o 2° semestre de 2018. A pesquisa possui um caráter predominantemente qualitativo, utilizando de recursos como filmagens das aulas, anotação em caderno de registro e gravação de vídeos e áudios. A sequência didática foi composta por 6 aulas, contendo atividades como: análise de imagens, reportagens e documentários, jogo de tabuleiro, visita monitorada, debates e estudo de caso. A análise da sequência foi realizada a partir da construção de categorias vindas tanto da teoria quanto da prática dos três momentos pedagógicos. Os resultados revelam que a dialogicidade presente nas atividades em todos os três MPs potencializou o processo de ensino/aprendizagem, pois, os alunos conseguiram incorporar, aplicar, posicionar e tomar decisões em assuntos relacionados à temática trabalhada, incluindo os aspectos políticos, sociais, ambientais, econômicos e científicos. Além disso, demonstraram reconhecer a importância de exercerem a sua cidadania para transformar a sociedade em que vivem. Acreditamos que a sequência didática proposta neste trabalho é um recurso educacional diferenciado que contribuirá para a ampliação do estudo da temática mineração no contexto escolar, por meio de reflexões e discussões que permitem ao estudante ser ativo no processo de sua própria aprendizagem e consequentemente ser crítico com relação aos assuntos relacionados diretamente ao seu cotidiano.
Abstract: Mining became a prominent topic and had a major impact on the media, especially after the environmental and human crimes of Samarco and Vale, that occurred, respectively, in the city of Mariana-MG in 2015, and in 2019 in the city of Brumadinho, Minas Gerais, and were the subject of several debates, reflections, and criticisms. Mining, despite being considered an important process for modern society, represents a challenge from a sustainable point of view, since it is an activity that intensely alters the mining area, causing direct impacts on the environment. Believing that situations such as these, related to mining activities and the environment, should be addressed in the classroom. This research had as its main objective to evaluate what were the conception changes presented by the students about this theme, after the application of a didactic sequence with CTS approach associated with dynamics of the three pedagogical moments (3MP). The research was developed in a state school in the metropolitan area of Belo Horizonte / MG, in a class of the 3rd year of High School, during the second half of 2018. The research has a predominantly qualitative character, using resources such as filming lessons, recording in a logbook, and audio recording. The didactic sequence was composed of 6 classes, containing activities such as: image analysis, reports and documentaries, board games, monitored visit, debates and case studies. The sequence analysis was performed from the construction of categories coming from both theory and practice of the three pedagogical moments. The results show that the dialogicity present in the activities in all three MPs enhanced the teaching / learning process, as the students were able to incorporate, apply, position and make decisions on issues related to the theme, including the political, social, environmental aspects, economical and scientific. In addition, Students have worked on the importance of exercising their citizenship to transform the society in which they live. We believe that the didactic sequence proposed in this study is a differentiated educational resource that will contribute to the expansion of studies on mining in the school context, through reflections and discussions that allow the student to be active in the process of their own learning and consequently to be critical about topics related to their daily lives.
Subject: Educação
Samarco Mineração S.A. - Acidentes
Ciências (Ensino médio) - Estudo e ensino
Educação ambiental
Companhia Vale do Rio Doce - Acidentes
Minas e mineração - Acidentes
Mariana (MG) - Acidentes
Mariana (MG) - Minas e mineração
Brumadinho (MG) - Acidentes
Brumadinho (MG) - Minas e mineração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/46474
Issue Date: 6-Dec-2019
metadata.dc.description.embargo: 6-Dec-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO _ A TEMÁTICA MINERAÇÃO EM SALA DE AULA _ ABERTO.pdfABERTO1.77 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO EDUCACIONAL PROFESSOR _ RESTRITO.pdfRESTRITO824.85 kBAdobe PDFView/Open
PRODUTO EDUCACIONAL ALUNO _ RESTRITO.pdfRESTRITO667.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.