Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/46475
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Afetividade e autonomia na educação infantil |
Authors: | Juliana Alves Faria da Silva |
First Advisor: | Isabela Costa Dominici |
Abstract: | Esta pesquisa tem como tema o estudo sobre a afetividade e a autonomia na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, que tem como objetivo analisar qual a percepção da professora pesquisadora sobre a noção de afetividade e construção da autonomia no processo de transição da criança do 1º para o 2º ciclo da Educação Infantil, tendo como objetivos específicos: identificar as concepções de afetividade e autonomia presentes nas práticas pedagógicas realizadas pela professora; compreender como as crianças vivenciam o processo de mudança dos ciclos; e promover a participação da família nas atividades diárias. A pesquisa-ação foi a metodologia utilizada neste trabalho, tendo a entrevista semiestruturada com as famílias, a assembleia com as crianças e a observação participante como instrumentos de pesquisa. Para referenciar teoricamente o trabalho, foram adotadas as concepções de Henri Wallon, Jean Piaget, Vygotsky. Para esses autores, o sujeito se constrói, essencialmente, nas interações sociais. Essas interações também acontecem no ambiente escolar. Eles veem a criança como um ser completo, que age e sofre a ação do meio social no qual está inserido, ou seja, concebem a criança como sujeito competente, histórico, capaz de interagir de várias maneiras em seu ambiente físico, social e cultural. Portanto, o presente trabalho permitiu concluir que trabalhar a autonomia e a afetividade na escola, a partir da Educação Infantil, permite que alunos e professores possam pensar e refletir sobre o seu próprio processo de construção do conhecimento. Neste cenário, é muito evidente uma relação de afetividade e respeito, onde as crianças demonstram segurança e autonomia, aspectos essenciais para um desenvolvimento harmonioso e saudável. |
Subject: | Educação infantil Autonomia nas crianças Afetividade Aprendizagem |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Restrito |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/46475 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
metadata.dc.description.embargo: | 7-Dec-2020 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AFETIVIDADE E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License