Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/46490
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Renata Pereira Lima Aspispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261355165283379pt_BR
dc.contributor.referee1Anna Paula Vencatopt_BR
dc.contributor.referee2Shirley Aparecida de Mirandapt_BR
dc.contributor.referee3Jaqueline Gomes de Jesuspt_BR
dc.contributor.referee4Roney Polato de Castropt_BR
dc.creatorNeilton dos Reis Goularthpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1483112079757481pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-21T14:58:52Z-
dc.date.available2022-10-21T14:58:52Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46490-
dc.description.abstractSomeone once told me that you had to be careful with people, that this was a very important thing. I believe that on that day this text began to be written and later took the form of an academic work. In this study, I aim to feel and think and articulate three main points: i) the idea of making communities, ii) the existence of lgbtqia+ communities and iii) the defense of this doing as an educational process. All this is discussed from a decolonial epistemological perspective, especially with the authors: Silvia Cusicanqui, Glória Anzaldúa, Linda Tuhiwai Smith, Arturo Escobar, Raúl Zibechi and bell hooks. I dialogue with the concepts of these authors — in particular that of making communities of affinities — to arrive at my own elaboration on communities, arranged in six aspects. They are: identity catalysis, autonomy, acts of re-existence, ethics of the common, imagination of other possible worlds, education. Methodologically, I present an autobiographical text inspired by the work of Jota Mombaça and Pedra Homem — in addition to Glória Anzaldúa. Thus, this thesis reinvents my life-writing-research, giving it other dimensions and helping to decolonize academic research by re-thinking who, for whom, how, for what, what, why and with whom I write about practices community. I link all this to philosophical-bioengineering — a concept that I invent to say about what we create and which serves to imagine with and from nature, which serves to get to know the world. I write with these philosophical-bioengineering to make communities and, remembering what I was once told, to take care of life.pt_BR
dc.description.resumoCerta vez alguém me disse que era preciso ter cuidado com as pessoas, que isso era uma coisa muito importante. Acredito que, naquele dia, essa tese começou a ser escrita e depois ganhou a forma de um trabalho acadêmico. Nesse estudo, tenho como objetivo sentipensar e articular três pontos principais: i) a ideia de fazer comunidades, ii) a existência de comunidades lgbtqia+ e iii) a defesa desse fazer enquanto um processo educativo. Tudo isso é discutido a partir de uma perspectiva epistemológica descolonial, em especial com as autoras: Silvia Cusicanqui, Glória Anzaldúa, Linda Tuhiwai Smith, Arturo Escobar, Raúl Zibechi e bell hooks. Dialogo com os conceitos dessas autoras — em especial o de fazer comunidades de afinidades — para chegar à minha própria elaboração sobre comunidades, disposta em seis aspectos. A saber: catálise identitária, autonomia, atos de reexistência, ética do comum, imaginação de outros mundos possíveis, educação. Metodologicamente, apresento um texto autobiográfico inspirado no fazer de Jota Mombaça e Pedra Homem — além de Glória Anzaldúa. De forma que essa tese re-inventa minha vida-escrita-pesquisa dando-lhe outras dimensões e ajudando a descolonizar a investigação acadêmica re-pensando quem, para quem, como, pra que, o que, por que e com quem eu escrevo sobre práticas comunitárias. Articulo tudo isso às bioengenharias-filosóficas — conceito que invento para dizer daquilo que criamos e que serve para imaginar com e a partir da natureza, que serve para conhecermos o mundo. Escrevo com essas bioengenharias-filosóficas para fazer comunidades e, lembrando o que me disseram certa vez, para cuidar da vida.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectComunidadespt_BR
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectMinorias sexuaispt_BR
dc.subjectProfessores homossexuaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMinorias sexuaispt_BR
dc.subject.otherComunidadespt_BR
dc.subject.otherDescolonização - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherAutobiografiapt_BR
dc.subject.otherProfessores homossexuais - Narrativas pessoaispt_BR
dc.titleMáquina de fazer comunidades (LGBTQIA+) e outras bioengenharias-filosóficaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.embargo2024-02-22-
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TESE_VERSAOFINAL_NEILTONDOSREIS.pdfVersão final da tese2.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons