Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46497
Type: Tese
Title: O papel do contexto semântico no reconhecimento de marcadores prosódicos da escrita do português brasileiro por leitores de diferentes níveis de escolaridade
Authors: Alcione de Jesus Santos
First Advisor: Rui Rothe-Neves
First Co-advisor: Vera Pacheco
First Referee: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
Second Referee: Camila Tavares Leite
Third Referee: Luciana Mendonça Alves
Abstract: O presente trabalho objetivou investigar a relação entre o nível de fluência leitora e o nível de escolaridade com o reconhecimento de marcadores prosódicos lexicais (MPLs) e marcadores prosódicos gráficos (MPGs) da escrita do português brasileiro. Além disso, pretendeu avaliar o papel do contexto no reconhecimento de MPGs e MPLs, no intuito de ativar ou desativar o módulo contextual da arquitetura de reconhecimento de marcadores prosódicos, proposta por Pacheco e Oliveira (2014). Para tanto, analisamos a leitura em voz alta de sujeitos de diferentes níveis de escolaridades e sua relação com a compreensão do material lido. Selecionamos 45 participantes, sendo 15 estudantes do 6º ano do ensino fundamental, 15 estudantes do 3º ano do ensino médio e 15 estudantes do 7º semestre da primeira graduação. Cada participante realizou primeiramente a leitura silenciosa de um texto e, em seguida, respondeu a um questionário de compreensão no laptop. Em seguida, cada participante realizou a leitura do texto em voz alta. Da leitura em voz alta, observamos: tempo de elocução e taxa de elocução. Do questionário de compreensão, verificamos: tempo de resposta, porcentagem de erro e porcentagem de acerto. Para avaliar o processamento dos MPLs e MPGs, frases alvo sob o escopo dos MPLs (“berrou”, “sussurrou”, “gritou”, “disse baixinho”, “disse rápido” e “disse devagar” e MPGs (ponto de exclamação, ponto final e ponto de interrogação) foram preparadas para ocorrerem isoladamente. Para investigar o papel do contexto no processamento de MPLs e MPGs, foram escolhidos quatro contextos semânticos: raivoso, afetuoso, alegre e triste (os quais foram denominados contextos emocionais), considerando que os MPLs estão associados a atitudes e emoções de falantes, e frases alvo sob o escopo dos MPLs e MPGs foram inseridas em textos cujos contextos abarcavam as emoções supracitadas. Os textos foram gravados em cabine tratada acusticamente para análise acústica por meio da qual foram verificadas as variáveis frequência fundamental (F0), intensidade e duração. Como resultado, observamos uma relação diretamente proporcional entre nível de escolaridade e taxa de elocução do texto e porcentagem de acerto, e inversamente proporcional entre nível de escolaridade tempo de elocução e porcentagem de erro. Para o tempo total gasto para responder corretamente as questões, houve diferença estatisticamente significativa separando o grupo do ensino superior, com menor tempo gasto para responder corretamente as questões, do grupo do ensino fundamental e do grupo do ensino médio. Os MPGs foram reconhecidos pelos três grupos investigados, com diferenças estatisticamente significativas entre os três MPGs. No entanto, quando estes MPGs ocorreram nos contextos, apenas os grupos com maior nível de fluência e de escolaridade apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre os contextos de ocorrência de cada MPG. Para os MPLs, para o grupo do ensino médio e o grupo do ensino superior encontramos diferenças estatisticamente significativas em todas as variáveis, as quais separaram os diferentes MPLs. Esses grupos também ajustaram parâmetros prosódicos para diferenciar os contextos de ocorrência de cada MPL. O grupo do ensino fundamental apresentou diferença estatisticamente significativa apenas para a variável intensidade e não apresentou diferenças estatisticamente significativas entre os contextos de ocorrência dos MPLs. Os resultados mostraram que: leitores mais escolarizados apresentaram melhor desempenho na leitura oral (menor tempo de elocução e maior taxa de elocução) e no teste de compreensão, com menor tempo gasto para responder corretamente as questões e menor porcentagem de erro; leitores mais escolarizados foram mais eficientes na diferenciação do ponto de vista fonético dos MPLs; o processamento de MPLs da escrita do português brasileiro pode caracterizar leitores quanto à fluência; o contexto exerce influência no processamento de MPLs e MPGs.
Abstract: The present study is aimed to investigate the relationship between the level of reading fluency and the level of education with the recognition of lexical prosodic markers (MPLs) and graphical prosodic markers (MPGs) in the written Brazilian Portuguese language. In addition, it intends to assess the role of context in the recognition of MPGs and MPLs, in order to enable or disable the contextual module of the prosodic marker recognition architecture proposed by Pacheco and Oliveira (2014). Therefore, we observed and analysed subjects reading aloud in different levels of education and their relationship with the understanding of the material read. Fifteen elementary school students from the 6th year participated in the research, 15 high school students from the 3rd year and 15 under graduated students from the 7th semester. Each participant read a text silently at first and then answered a comprehension questionnaire on the laptop. Then, each participant read the text aloud. From reading aloud, we observed the following: speaking time and rate of articulation. From the comprehension questionnaire, we verified the following: response time, percentage of error and percentage of correct answers. To assess the processing of MPLs and MPGs, target phrases under the scope of the MPLs ("screamed", "whispered", "shouted", "said softly", "said quickly" and "said slowly" and MPGs (exclamation point, full stop and question mark) were prepared to occur separately. To investigate the role of context in the processing of MPLs and MPGs, four semantic contexts were chosen: angry, affectionate, joyful and sad which were called emotional contexts, considering that MPLs are associated with attitudes and emotions of speakers, and target phrases under the scope of MPLs and MPGs were placed in texts that covered these four contexts. The texts were recorded in an acoustically treated booth for accurate acoustic analysis through which the following variables: fundamental frequency (F0), intensity and duration were checked. As a result, we observed a directly proportional relationship between the level of education and the rate of articulation of the text and the percentage of correct answers, and an inversely proportional relationship between the level of education, the time from speech and the percentage of error. Regarding the total time spent to answer the questions correctly, there was a statistically significant difference separating the higher education group, with less time spent to answer the questions correctly, from both the elementary school group and the high school group. The MPGs were recognized by the three investigated groups, with statistically significant differences between the three MPGs. However, when these MPGs occurred in the contexts, only the groups with the highest level of fluency and education showed statistically significant differences between the contexts of occurrence of each MPG. As for the MPLs, for the high school and higher education group, we found statistically significant differences in all variables, which separated the different MPLs. These groups also adjusted prosodic parameters to differentiate the contexts of occurrence of each MPL. The elementary school group showed a statistically significant difference only for the intensity variable and did not show statistically significant differences between the contexts of occurrence of the MPLs. The results showed that the more educated readers showed better performance in oral reading (shorter speaking time and higher articulation rate) and in the comprehension test, with less time spent to answer questions correctly and lower percentage of error. The more educated readers were more efficient in differentiating from the MPLs' phonetic point of view. The processing of Brazilian Portuguese writing MPLs can portray readers regarding fluency. The context influenced the way MPLs and MPGs were processed, and should therefore be considered in the MPGs and MPLs processing architecture.
Subject: Análise prosódica (Linguística)
Língua portuguesa – Versificação
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Compreensão na leitura
Língua portuguesa – Escrita
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/46497
Issue Date: 14-Jul-2022
metadata.dc.description.embargo: 14-Jul-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.