Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46520
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cláudia Cardoso Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9555963022676364pt_BR
dc.contributor.referee1Cláudia Cardoso Martinspt_BR
dc.contributor.referee2Marcela Mansur Alvespt_BR
dc.contributor.referee3Maria Luísa Magalhães Nogueirapt_BR
dc.creatorRavena Almeida de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409018395370369pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-24T13:19:24Z-
dc.date.available2022-10-24T13:19:24Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46520-
dc.description.abstractExecutive functions have aroused great interest in research in developmental psychology in recent years. Executive functions have three main cognitive skills, among them, working memory, inhibitory control and cognitive flexibility. In addition, many studies in the literature have shown the relationship between different components of language and executive development. Thus, the present study aims to investigate the association between language development and executive functions in children aged 24 months. For this, thirty-nine Brazilian children (16 girls) with typical development participated in the present study. On average, three assessment sessions were carried out with the child, lasting approximately 60 minutes each. The children were submitted to the Bayley Baby and Toddler Development Scales - Third Edition (Bayley, 2018), in addition to two executive function tasks - Stroop form (Poulin-Dubois, Blaye, Coutya & Bialystok, 2011) and A-not-B with invisible displacement (Diamond, Prevor, Callender & Druin, 1997). In addition, the child's parents or guardians answered a brief socioeconomic questionnaire (ABEP, 2018) and the MacArthur Communicative Development Inventory - Words and Sentences (CDI) (Teixeira, 2000). The results indicated that the participants in the present study had, on average, average performance on the cognitive scale according to Bayley standards. The same occurred on Bayley's receptive and expressive language scales. In addition, no child had a score below -1 SD below the average on the cognitive scale. However, the same did not happen for the receptive and expressive language scales. Correlation analyzes suggested that the child's expressive language assessed by Bayley's expressive language scale correlated significantly with the A-not-B task with invisible displacement (r = 0.37). On the other hand, the child's expressive vocabulary assessed by the MacArthur Communicative Development Inventory - Words and Sentences (CDI) and the child's receptive language assessed by the Bayley receptive language scale correlated significantly with the Stroop-form task (r = 0.46 and 0.55, respectively). Together, our results were consistent with the results of other studies found in the literature and show some consistency with the hypothesis of Vygotsky and Luria (1994) that language contributes for the child to create mental tools that help in adaptation of behavior, thoughts and emotions, in situations that require cognitive skills, such as planning or decision making.pt_BR
dc.description.resumoAs funções executivas têm despertado grande interesse em pesquisas da psicologia do desenvolvimento nos últimos anos. As funções executivas possuem três habilidades cognitivas principais, dentre elas, a memória de trabalho, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva. Além disso, muitos estudos na literatura têm evidenciado a relação entre diferentes componentes da linguagem e o desenvolvimento executivo. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo investigar a associação entre o desenvolvimento da linguagem e as funções executivas em crianças de 24 meses de idade. Para isso, trinta e nove crianças brasileiras (16 meninas) com desenvolvimento típico participaram do presente estudo. Foram realizadas em média três sessões de avaliação com a criança, com duração de aproximadamente 60 minutos cada. As crianças foram submetidas às Escalas Bayley de Desenvolvimento do Bebê e da Criança Pequena - Terceira Edição (Bayley, 2018), além de duas tarefas de funções executivas- Stroop-forma (Poulin-Dubois, Blaye, Coutya & Bialystok, 2011) e A-não-B com deslocamento invisível (Diamond, Prevor, Callender & Druin, 1997). Adicionalmente, os pais ou responsáveis da criança responderam a um breve questionário socioeconômico (ABEP, 2018) e ao Inventário de Desenvolvimento Comunicativo MacArthur - Palavras e Sentenças(CDI) (Teixeira, 2000). Os resultados indicaram que os participantes do presente estudo apresentaram, em média, desempenho médio na escala cognitiva de acordo com as normas da Bayley. O mesmo ocorreu nas escalas de linguagem receptiva e linguagem expressiva da Bayley. Além disso, nenhuma criança apresentou escore inferior a -1 DP abaixo da média na escala cognitiva. No entanto, o mesmo não ocorreu para as escalas de linguagem receptiva e expressiva. As análises de correlação sugeriram que a linguagem expressiva da criança avaliada pela escala de linguagem expressiva da Bayley correlacionou-se significativamente com a tarefa A-não-B com deslocamento invisível (r = 0,37). Por outro lado, o vocabulário expressivo da criança avaliado pelo Inventário de Desenvolvimento Comunicativo MacArthur- Palavras e Sentenças (CDI) e a linguagem receptiva da criança avaliada pela escala de linguagem receptiva da Bayley correlacionaram-se significativamente com a tarefa Stroop-forma (r = 0,46 e 0,55, respectivamente). Em conjunto, nossos resultados foram consistentes com os resultados de outros estudos encontrados na literatura e evidenciam alguma consistência com a hipótese de Vygotsky e Luria (1994) de que a linguagem contribui para que a criança crie ferramentas mentais que auxiliem na adaptação do comportamento, pensamentos e emoções, diante de situações que exigem habilidades cognitivas, como, por exemplo, planejamento ou tomada de decisão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFunções executivaspt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subject.otherPsicologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherLinguagem - Tesespt_BR
dc.subject.otherCrianças - Desenvolvimento - Tesespt_BR
dc.subject.otherCognição - Tesespt_BR
dc.titleA relação entre o funcionamento executivo e o desenvolvimento da linguagem aos 24 meses de idade.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.