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Tipo: Dissertação
Título: Práticas de contação de histórias em comunidade e escola do Vale do Jequitinhonha
Autor(es): Veridiana Franca Vieira
primer Tutor: Maria Zélia Versiani Machado
primer miembro del tribunal : Josiley Francisco de Souza
Segundo miembro del tribunal: Vania Aparecida Costa
Resumen: Esta dissertação tem como foco as práticas de contação de histórias como forma de linguagem artística, política e pedagógica, afirmadora de saberes, conhecimentos, e fortalecedora da relação entre Escola e Comunidade. O seu principal objetivo foi identificar e analisar práticas de contação de histórias por professoras que atuam em uma escola do campo, aluno e alunas de duas turmas multisseriadas do Ensino Fundamental dessa mesma escola e por contadores de histórias da comunidade onde vivem esses alunos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas com professoras e estudantes de uma Escola Municipal de uma Comunidade Rural, Município de Araçuaí – MG, no Vale do Jequitinhonha. Foram realizadas entrevistas com duas professoras e três alunos da escola e com três contadores de histórias da comunidade, no período da pandemia do coronavírus, o que exigiu adequações para o desenvolvimento da pesquisa de forma remota. Para compreender melhor os temas abordados, apoiei-me no seguinte aporte teórico: para entrevistas on-line, utilizei alguns elementos da etnografia virtual/netnografia (Santhiago; Magalhães, 2020); para discutir a oralidade no contexto dos letramentos, Soares (2003; 2010), Kleiman (1995; 2010); para questões referentes ao letramento literário, contei com os estudos de Paulino (1999; 2006; 2012), Cosson (2014); Bakhtin (2003; 2006) deu suporte à concepção da linguagem como um processo de interação social; para o ato de contar/narrar, os estudos de Patrine (2005), Benjamin (2008), Machado (2004), Matos (2005), Tahan (1961) e Busatto (2006 e 2012), entre outros. O trabalho está estruturado em 4 capítulos. Na Introdução, são apresentados o contexto e a metodologia da pesquisa; o Capítulo 1 traz informações sobre o Vale do Jequitinhonha e suas manifestações culturais, com destaque para a prática da contação de histórias; o Capítulo 2 apresenta uma reflexão sobre o que disseram as professoras a respeito das práticas de contação de histórias; o Capítulo 3 aborda a contação de histórias em escola e comunidade, através da visão dos alunos entrevistados; o Capítulo 4 traz a voz dos contadores de histórias, com o objetivo de analisar modos como essa prática acontece na comunidade; e, por fim, as Considerações Finais traçam uma síntese dessas diferentes vozes que confluem para a permanência da tradição de se contar histórias nessa comunidade do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.
Abstract: This dissertation focuses on the storytelling practices as a form of artistic, political, and pedagogical language, affirming knowledge, and strengthening the relationship between school and community. Its main goal was to identify and analyze the storytelling practices of teachers who work in a rural school, students from two multigrade elementary school classes in the same school, and storytellers from the community where the students live. The research was developed from interviews with teachers and students from a Municipal School in a Rural Community, Municipality of Araçuaí – MG, in the Jequitinhonha Valley. Interviews were held with two teachers and three students from the school and with three storytellers from the community during the period of the coronavirus pandemic, requiring adjustments for the development of research remotely. To better understand the topics addressed, we rely on the following theoretical framework: for online interviews we used some elements of virtual ethnography/netnography (Santhiago; Magalhães, 2020); to discuss orality in the context of literacies, Soares (2003; 2010), Kleiman (1995; 2010); for questions regarding literary literacy, we rely on studies by Paulino (1999; 2006; 2012), Cosson (2014); Bakhtin (2003; 2006) supported the conception of language as a process of social interaction; for the act of telling/narrating, the studies of Patrine (2005), Benjamin (2008), Machado (2004), Matos (2005), Tahan (1961) and Busatto (2006 and 2012) among others. The paper is structured in 4 chapters. In the Introduction, the context and methodology of the research are presented; Chapter 1 brings information about the Jequitinhonha Valley and its cultural manifestations with emphasis on the practice of storytelling; Chapter 2 presents a reflection about what the teachers said about the storytelling practices; Chapter 3 discusses storytelling in school and community, through the vision of the interviewed students; Chapter 4 brings the voice of the storytellers, aiming at analyzing the ways this practice happens in the community; and, finally, the Final Considerations outline a synthesis of these different voices that converge for the permanence of the tradition of storytelling in this community of the Jequitinhonha Valley, Minas Gerais.
Asunto: Educação
Arte de contar histórias
Literatura - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Letramento
Comunidade e escola
Educação do campo
Escolas rurais
Jequitinhonha, Rio (MG e BA)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46538
Fecha del documento: 24-feb-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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