Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46538
Type: Dissertação
Title: Práticas de contação de histórias em comunidade e escola do Vale do Jequitinhonha
Authors: Veridiana Franca Vieira
First Advisor: Maria Zélia Versiani Machado
First Referee: Josiley Francisco de Souza
Second Referee: Vania Aparecida Costa
Abstract: Esta dissertação tem como foco as práticas de contação de histórias como forma de linguagem artística, política e pedagógica, afirmadora de saberes, conhecimentos, e fortalecedora da relação entre Escola e Comunidade. O seu principal objetivo foi identificar e analisar práticas de contação de histórias por professoras que atuam em uma escola do campo, aluno e alunas de duas turmas multisseriadas do Ensino Fundamental dessa mesma escola e por contadores de histórias da comunidade onde vivem esses alunos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas com professoras e estudantes de uma Escola Municipal de uma Comunidade Rural, Município de Araçuaí – MG, no Vale do Jequitinhonha. Foram realizadas entrevistas com duas professoras e três alunos da escola e com três contadores de histórias da comunidade, no período da pandemia do coronavírus, o que exigiu adequações para o desenvolvimento da pesquisa de forma remota. Para compreender melhor os temas abordados, apoiei-me no seguinte aporte teórico: para entrevistas on-line, utilizei alguns elementos da etnografia virtual/netnografia (Santhiago; Magalhães, 2020); para discutir a oralidade no contexto dos letramentos, Soares (2003; 2010), Kleiman (1995; 2010); para questões referentes ao letramento literário, contei com os estudos de Paulino (1999; 2006; 2012), Cosson (2014); Bakhtin (2003; 2006) deu suporte à concepção da linguagem como um processo de interação social; para o ato de contar/narrar, os estudos de Patrine (2005), Benjamin (2008), Machado (2004), Matos (2005), Tahan (1961) e Busatto (2006 e 2012), entre outros. O trabalho está estruturado em 4 capítulos. Na Introdução, são apresentados o contexto e a metodologia da pesquisa; o Capítulo 1 traz informações sobre o Vale do Jequitinhonha e suas manifestações culturais, com destaque para a prática da contação de histórias; o Capítulo 2 apresenta uma reflexão sobre o que disseram as professoras a respeito das práticas de contação de histórias; o Capítulo 3 aborda a contação de histórias em escola e comunidade, através da visão dos alunos entrevistados; o Capítulo 4 traz a voz dos contadores de histórias, com o objetivo de analisar modos como essa prática acontece na comunidade; e, por fim, as Considerações Finais traçam uma síntese dessas diferentes vozes que confluem para a permanência da tradição de se contar histórias nessa comunidade do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.
Abstract: This dissertation focuses on the storytelling practices as a form of artistic, political, and pedagogical language, affirming knowledge, and strengthening the relationship between school and community. Its main goal was to identify and analyze the storytelling practices of teachers who work in a rural school, students from two multigrade elementary school classes in the same school, and storytellers from the community where the students live. The research was developed from interviews with teachers and students from a Municipal School in a Rural Community, Municipality of Araçuaí – MG, in the Jequitinhonha Valley. Interviews were held with two teachers and three students from the school and with three storytellers from the community during the period of the coronavirus pandemic, requiring adjustments for the development of research remotely. To better understand the topics addressed, we rely on the following theoretical framework: for online interviews we used some elements of virtual ethnography/netnography (Santhiago; Magalhães, 2020); to discuss orality in the context of literacies, Soares (2003; 2010), Kleiman (1995; 2010); for questions regarding literary literacy, we rely on studies by Paulino (1999; 2006; 2012), Cosson (2014); Bakhtin (2003; 2006) supported the conception of language as a process of social interaction; for the act of telling/narrating, the studies of Patrine (2005), Benjamin (2008), Machado (2004), Matos (2005), Tahan (1961) and Busatto (2006 and 2012) among others. The paper is structured in 4 chapters. In the Introduction, the context and methodology of the research are presented; Chapter 1 brings information about the Jequitinhonha Valley and its cultural manifestations with emphasis on the practice of storytelling; Chapter 2 presents a reflection about what the teachers said about the storytelling practices; Chapter 3 discusses storytelling in school and community, through the vision of the interviewed students; Chapter 4 brings the voice of the storytellers, aiming at analyzing the ways this practice happens in the community; and, finally, the Final Considerations outline a synthesis of these different voices that converge for the permanence of the tradition of storytelling in this community of the Jequitinhonha Valley, Minas Gerais.
Subject: Educação
Arte de contar histórias
Literatura - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Letramento
Comunidade e escola
Educação do campo
Escolas rurais
Jequitinhonha, Rio (MG e BA)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46538
Issue Date: 24-Feb-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO VERIDIANA FRANCA VIEIRA-Versão Final .pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons