Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46543
Type: Monografia (especialização)
Title: O papel da escrita como meio de desenvolvimento pessoal no Anime Violet Evergarden
Authors: Débora Delgado Nogueira
First Advisor: Marcelo Chiaretto
First Referee: Kleber Mazione Lima Ferreira
Second Referee: Cristina Santos da Conceição Ramos
Abstract: Muitas pessoas tem dificuldades de socialização e a escrita pode ser um meio de promover o desenvolvimento e a ampliação de repertório do sujeito. Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a importância da escrita, vista como prática social, no desenvolvimento pessoal da protagonista do anime Violet Evergarden. Para isso, será feita uma análise na evolução pessoal da personagem através do seu trabalho como escritora de cartas, que proporcionou uma interação social e a descoberta das emoções transmitidas por meio da produção textual. Podemos usar mídias diferentes na escola, que se aproximem mais da realidade do aluno, como os animes, de forma a gerar identificação e tornar o aprendizado mais prazeroso. A sugestão de uma prática de escrita em sala de aula, considerando os moldes do anime, pode contribuir para a reflexão e autoconhecimento do aluno, que deve aprender não só o conteúdo das disciplinas, mas também a se conhecer e compreender o mundo a sua volta. Sendo assim, a escrita a partir da interação social pode proporcionar experiências e aprendizados para a vida.
Abstract: Many people have socialization difficulties and writing can be a means of promoting the development and expansion of the subject's repertoire. This work aims to reflect on the importance of writing, seen as a social practice, in the personal development of the protagonist of the anime Violet Evergarden. For this, an analysis will be made of the character's personal evolution through her work as a letter writer, which provided social interaction and the discovery of emotions transmitted through textual production. We can use different media at school, which are closer to the student's reality, such as anime, in order to generate identification and make learning more pleasurable. The suggestion of a writing practice in the classroom, considering the anime molds, can contribute to the reflection and self-knowledge of the student, who must learn not only the content of the disciplines, but also to know and understand the world around him. Thus, writing from social interaction can provide experiences and learning for life.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46543
Issue Date: 25-Jul-2022
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Débora Delgado.pdf999.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.